Filme do Dia: O Prisioneiro da Grade de Ferro (2003), Paulo Sacramento



O Prisioneiro da Grade de Ferro (Brasil, 2003). Direção e Rot. Original: Paulo Sacramento. Fotografia: Aloysio Raulino. Montagem: Idê Lacreta & Paulo Sacramento.

Esse documentário apresenta o cotidiano do Carandiru, em grande parte filmado pelos próprios presos, no ano anterior a desativação do complexo penitenciário. O filme ganha força ao se afastar da adaptação ficcional de Babenco – enquanto no Carandiru, a implosão do presídio, ao final, ganha uma dimensão de catarse e resolução final da angústia e sofrimento, o filme de Sacramento se inicia com as imagens da implosão em reverso,  enfatizando não só a memória dos que lá se encontravam, como igualmente descrente que sua implosão signifique grande coisa na conjuntura problemática do sistema penitenciário brasileiro como um todo. Além do que, o filme acaba representando os prisioneiros de uma forma mais humana e honesta ao apresentar, para além de suas virtudes no campo das artes, do convívio amigável nos esportes, no mutirão da faxina para o dia das visitas, igualmente seus mecanismos de sobrevivência que incluem uma imensa quantidade de armas, drogas e até alambique de fabricação de bebidas. Em alguns momentos, seu tom se aproxima  da etnografia antropológica efetivada por Rouch, como quando alguns prisioneiros filmam o amanhecer e toda uma riqueza de descrições e comentários que passariam completamente despercebidos ao olho convencional. Porém, seu maior mérito reside menos em sequências isoladas, que na elaboração de um conjunto que apenas ressalta o quanto qualquer micro-cosmo é uma brutal e comovente síntese da humanidade, na sua capacidade tanto de construção quanto destrutiva. Talvez se torne até redundante o bloco final que apresenta, ironicamente, o discurso oficial sobre a situação carcerária no país, onde o governador do Estado faz uma apologia do número de vagas criadas durante os últimos dois governos em contraposição não só a tudo que já foi visto como as declarações quase unânimes de uma série de ex-diretores do presídio que enfatizam a pouca eficácia do modelo prisional como existente atualmente. Olhos de Cão. 123 minutos.

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