Filme do Dia: O Beijo (1965), Flávio Tambellini

O Beijo (Brasil, 1965). Direção: Flávio Tambellini. Rot. Adaptado: Glauco Couto, baseado na peça de Nélson Rodrigues. Fotografia: Alberto Attili & Amleto Daissé. Montagem: Luiz Elias & André Paluch. Dir. de arte: João Maria dos Santos. Com: Reginaldo Farias, Jorge Dória, Liana Duval, Jorge Cherques, Norma Blum, Xandó Batista, Fregolente, Raul da Mata, Betty Faria.
Armandir (Farias) é o respeitável e carinhoso esposo de Selminha (Duval), que leva uma vida tranqüila até resolver beijar um homem agonizante na rua, sendo observado por seu genro Aprígio (Cherques). O drama de familiar se torna público quando o inescrupuloso jornalista Amado (Dória), se alicia a um delegado de polícia (Fregolente), para afirmar que não apenas Armandir era amante da vítima, como não se tratara de um acidente, mas de homicídio. Acuado por tudo e todos, Armandir foge de casa e recebe a visita da irmã da esposa, Dália (Blum), que se encontra apaixonada por ele e lhe afirma que o pai era obcecado por ele. Logo após, Aprígio chega e assassina Armandir, recebendo a vítima o beijo de Dália.
Essa adaptação da peça de Rodrigues, que voltaria a ser levada às telas em 1980 por Bruno Barreto, possui diversas limitações, tanto narrativas quanto estilísticas. Ao se apoiar em um estilo que faz referências ao gótico (tendo sido Tambellini o roteirista do filme gótico por excelência de nossa cinematografia, Ravina, de Rubem Biáfora), não consegue ser convincente. Pior, em termos narrativos, a escolha por dar um papel de maior destaque ao jornalista, inclusive acentuando todo seu drama pessoal ligado a morte acidental do filho, ausentes da segunda versão, desloca um tanto quanto o foco do drama familiar e das relações incestuosas que são a maior força da obra em questão. Nesse sentido, talvez seja exemplar a inserção de uma longa seqüência em que Betty Faria faz sua estréia no cinema, completamente deslocada da trama em si, e não tendo outro motivo que apresentar o apelo da atriz em questão, já que o próprio personagem aparece e desaparece sem dizer a que veio. Por fim, talvez igualmente por pressão da moral da época, a atenuação da dimensão incestuosa sugerida na relação entre pai e filha e de Dália com relação ao cunhado, não sendo suficientemente enfatizada, o que tira o vigor tanto da construção dramática quanto do desenlace final, sendo que aqui o beijo entre o pai e Arandir é substituído pelo de Dália. A utilização de pinturas como as de Brueghel, interessantes ao serem utilizadas na abertura e a certo momento em que ocorre um diálogo entre os personagens, soa extremamente caricata ao retornar no encerramento do filme. Cia. Cinematográfica Serrador. 78 minutos. 



Comentários

  1. Nossa, nunca ouvi falar. Estou precisando estudar mais.

    Movies Eldridge
    http://movieseldridge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pois é! E por outro lado, quanto mais se estuda, mais se percebe que tem tanta coisa que a gente não conhece...são tantos filmes, de tantas nacionalidades, de tantos períodos distintos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar