Filme do Dia: Isto Acima de Tudo (1942), Anatole Litvak


Isto, Acima de Tudo Poster


Isto Acima de Tudo (This Above All, EUA, 1942). Direção: Anatole Litvak. Rot. Adaptado: R.C. Sheriff, baseado no romance de Eric Knight. Fotografia: Arthur C. Miller. Música: Alfred Newman. Montagem: Walter Thompson. Dir. de arte: Richard Day & Joseph C. Wright. Cenografia: Thomas Little. Figurinos: Gwen Wakeling. Com: Tyrone Power, Joan Fontaine, Thomas Mitchell, Henry Stephenson, Nigel Bruce, Gladys Cooper, Philip Merivale, Sara Algood, Qeenie Leonard.
        Prudence Cathway (Fontaine) ingressa na Força Feminina de Guerra, na Segunda Guerra Mundial, contrariando os interesses da família aristocrática, ao assumir uma posição comum a milhares de outras mulheres da classe média e baixa inglesas. Sua amiga, Iris (Cooper) não foge ao padrão. Apresenta-lhe um amigo do namorado, o misterioso Clive Brigss (Power). Logo nasce uma grande paixão entre ambos. Decidida a passar o final de semana em casa, após um longo período reclusa na Força, Prudence embarca com Clive e passa alguns dias juntos. Clive lhe apresenta um velho amigo, Monty (Mitchell). Monty pressiona Clive para que retorne ao Exército, já que ele é um desertor. Clive abandona a cidade e é tido como espião. Quando, ironicamente, decide se entregar, é capturado. Pede ao superior para retornar tarde da mesma noite, enquanto vai ao encontro de Prudence. Porém, é vítima dos destroços de um bombardeio alemão. Prudence, com ajuda do pai médico, Roger (Merivale), localiza e traz Clive para próximo da amada.

Esse drama de propaganda de guerra não disfarça com meios termos seu objetivo: reforçar uma frente única britânica anti-alemã. Nesse sentido, a personagem de Prudence (auxiliada por um pastor que irá ser determinante para a decisão final de Clive) é a voz da razão, que hostiliza tanto a fossilizada elite nacional, representada por sua própria família, que ainda pretende se comportar com o esnobismo de um mundo findo, quanto o radicalismo de Clive, que acredita que o nacionalismo do momento esconde as graves contradições sociais que o país vivencia. Nada mais didático do que o momento que Prudence afirma que tais contradições podem ser pensadas depois desse momento de necessária união de forças contra um inimigo comum. Ou ainda o longo e teatral discurso que faz referindo-se a dificuldade de evocar o que seja a Inglaterra. A empostação das interpretações soa hoje datada, sobretudo Fontaine, que não cessa de ilustrar o tradicional rosto de apelo feminino, que era comum no cinema de então. Os efeitos especiais, que incluem a queda de um avião, foram marcantes à época e não passaram despercebidos ao documentário auto-celebrador do estúdio, Fox – Os Primeiros 50 anos. 20th Century- Fox. 110 minutos.

Comentários


  1. https://www.facebook.com/Memoria-TV-Cinema-915112058525444/

    contato (PEÇA CATALOGO ILUSTRADO) magobardo@yahoo.com
    NOSSA LOJA VIRTUAL https://memoria-tv-cinema.loja2.com.br/

    filmes nacionais como O CARA DE FOGO, QUELÉ DO PAJEÚ, RITMO JOVEM (Marcio Greick) GREGORIO 38, ESQUERDINHA O BRAÇO FORTE DA LEI.. E MUITOS OUTROS rarissimos ;NOVELAS RARAS COMO DE CORPO E ALMA (DANIELA PEREZ), ZAZÁ, ANJO DE MIM, GRACHI e novelas mexixanas, PECADO CAPITAL,CORAÇÃO SELVAGEM, BETTY A FEIA ...E MUIIITO MAIS (Programas da TV,auditorio,humor,MPB etc..)SITIO DO PICA-PAU AMARELO, MALHAÇÃO, Ficção rara como "TURISTA ESPACIAL".. PERRY RHODAN legendado ;serie como CENTENNIAL LEGENDADA, ...;desenhos como BRUCUTU, PINÓQUIO, JEM E AS HOLOGRAMAS, JORNADA NAS ESTRELAS, PINOQUIO JAPONES, dublados...
    FILMES e series (desde 1940) ,fora-de-catalogo,todos os generos.. Dublagens antigas (AiC-SP, CineCastro,BKS, DublaSom..)
    FICÇÃO CIENTÍFICA, TERROR, FANTASIA, NOIR..

    Desenhos animados raríssimos (e séries) com a 1a. dublagem-Peça Catalogo:magobardo@yahoo.com
    exemplos:
    Homem-de Ferro -episódio O Verdadeiro Capitão América - dublagem original telecinado - Rio Som
    Fantomas - episódio A Mulher de Neve - dublagem original telecinado - Cinecastro
    Merrie Melodies (dub rara CineCastro. Nenhum tem a redublagem atual da Herbert Richers): 18 dvds
    A Formiga e o Tamanduá -episódio Fricção Científica - dublagem original com imagem remasterizada - Cinecastro
    Transmissão Original: de 5 de Março de 1969 a 16 de maio de 1971.Cores.Companhias Produtoras: DePatie-Freleng Enterprises.
    Homem-de Ferro -episódio O Verdadeiro Capitão América - dublagem original telecinado - Rio Som
    Fantomas - episódio A Mulher de Neve - dublagem original telecinado - Cinecastro
    Merrie Melodies (dub rara CineCastro. Nenhum tem a redublagem atual da Herbert Richers):18 dvds 157 epis
    Jhonny Cypher - episódio O Mundo Estranho - dublagem original telecinado (Rio Som)

    em breve:
    Pinóquio Japonês (desenho) - dublagem da BKS telecinagem 16mm (preto e branco):3 episódios
    Mulher Elétrica e Garota Dínamo - digitalizado de fita Betamax com comerciais da época preservados da TVS: 2 episódios
    Flash Gordon Filmation (Herbert Richers) bônus grande trecho do Balão Mágico de 1983. 1 episódio
    Speed Racer dublagem da Televox - telecinado imagem ruim, som bom - 1 episódio duplo completo e metade de um outro
    Milton o Monstro, Mosco Heroico e Polegar e Cara de China. (Dublasom Guanabara)
    Digitalizado da Record ano 82: 1 episódio de cada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar