Filme do Dia: Os Reis do Iê-Iê-Iê (1965), Richard Lester

Os Reis do Iê-Iê-Iê (A Hard Day´s Night, Reino Unido/EUA, 1965). Direção: Richard Lester. Rot. Original: Alun Owen. Fotografia: Gilbert Taylor. Montagem: John Jympson. Dir. de arte: Ray Symm. Figurinos: Julie Harris & Dougie Millings. Com: John Lennon, Paul MaCartney, George Harrison, Ringo Starr, Wilfrid Brambell, Norman Rossington, John Junkin, Victor Spinetti, Anna Quayle.
             Os Beatles partem de trem para a apresentação em um programa de televisão nos arredores de Londres. Paul leva consigo seu incorrigível avô obcecado por sexo (Brambell). Também compõem o grupo os elementos de apoio Shake (Junkin) e Norm (Rossington). Porém as apresentações acabam sendo conturbadas com o sumiço de Ringo, incentivado pelo avô de Paul.
Primeira experiência de Lester com os Beatles, a que se seguiria Help! (1965). Saudado por popularizar algumas das técnicas utilizadas pelos cineastas da Nouvelle Vague, o filme sofre com a fragilidade do roteiro e com seu humor tipicamente britânico – do qual Lester voltaria a utilizar em larga escala em Como Ganhei a Guerra (1966), com Lennon. Mesmo que seu nonsense em raros momentos ainda guarde certo charme, o resultado final é cansativo e canhestro, com interpretações amadoras dos membros do grupo. De qualquer forma pode ser considerado como precursor da atual linguagem do videoclipe. A canção-título foi composta após o final das filmagens. Além dela o filme também conta com And I Love Her, Ticket to Ride, If I Feel e Can´t Buy me Love, entre outras. Possui várias versões, sendo essa a comemorativa de seus 35 anos de lançamento, onde pode ser apreciada a bela fotografia em tons cinzas de Taylor. Patty Boyd (que viria a se casar com Harrison) e o então desconhecido Phil Collins fazem breves aparições. São fãs reais que perseguem o grupo na sequência inicial. Proscenium Films/United Artists. 87 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar