Filme do Dia: O Cangaceiro (1953), Lima Barreto


O Cangaceiro (Brasil, 1953). Direção e Rot. Original: Lima Barreto. Fotografia: Chick Fowle. Música: Gabriel Migliori. Montagem: Oswald Hafenrichter. Dir. de arte e Figurinos: Caribé. Cenografia: Pierino Massenzi. Com: Alberto Ruschel, Marisa Prado, Milton Ribeiro, Vanja Orico, Ricardo Campos, Adoniran Barbosa, Neusa Veras, Zé do Norte, Galileu Garcia.
     Olívia (Prado), que trabalha como professora é raptada por um grupo de cangaceiros, liderados pelo temido Galdino (Ribeiro), porém desperta a paixão de Lugar-Tenente do bando que não é completamente mau caráter, Teodoro (Ruschel), que passou forçosamente a ser membro do grupo de Galdino após ter tido seus parentes massacrados pelo mesmo. Inicialmente relutante em travar contato com Teodoro, a professora aceita fugir com ele. Galdino, que tem sua esposa, Maria Clódia (Orico), apaixonada por Teodoro, agora tem mais um motivo para entrar em atrito com o mesmo. Os cangaceiros partem em perseguição ao casal, derrotando uma volante no meio da empreitada. Após um cruel tiroteio, em que o próprio Galdino é ferido, Teodoro é morto aos pés da amada.
     A reprodução do modelo hollywoodiano seja no seu estilo clássico de montagem e no preciosismo visual da imagem seja no próprio conteúdo, recheado de gags e leitmotifs de idêntica origem (sendo a mais ridícula delas a mania que Galdino tem de assoprar sobre um dos anéis que usa, tal e qual Scarface com seu assovio e moeda em Scarface – A Vergonha de uma Nação) é meramente tributária da maciça influência norte-americana sobre o ciname brasileiro. Da forma de beijar do casal de heróis ao enquadramento do bando de cangaceiros partindo em seus cavalos tudo soa demasiado americano nesse faroeste cabloco. A inclusão de algumas pitadas de regionalismo nos diálogos (escritos por Rachel de Queiroz), nas danças e na música soa quase tão inconvincente quanto a exotização da América do Sul por Hollywood na década anterior. Inicia, de qualquer maneira, um gênero nacional que terá que esperar dez anos, até Deus e o Diabo na Terra do Sol, para realmente tocar de modo aprofundado em elementos da cultura regional, ao mesmo tempo fazendo uma relação com a questão social e criando uma nova estética que bem pode ser comparada, em termos formais e a seu modo, a revolução que a Nouvelle Vague operará sobre o igualmente anêmico cinema acadêmico francês da década de 1950. Prêmio de Melhor Filme de Aventura no Festival de Cannes. Vera Cruz. 90 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar