Filme do Dia: A Dama do Lago (1947), Robert Montgomery

A Dama do Lago Poster

A Dama do Lago (Lady in the Lake, EUA, 1947). Direção: Robert Montgomery. Rot. Adaptado: Steve Fisher, baseado no romance de Raymond Chandler. Fotografia: Paul Vogel. Música: David Snell. Montagem: Gene Ruggiero. E. Preston Ames & Cedric Gibbons. Cenografia: Edwin B. Willis. Figurinos: Irene. Com: Robert Montgomery, Audrey Totter, Lloyd Nolan, Tom Tully, Leon Ames, Jayne Meadows, Dick Simmons, Morris Ankrum.
O detetive Philip Marlowe (Montgomery) é contratado para investigar o desaparecimento da mulher do empresário Derace Kingsby (Ames). Seu contato é sua misteriosa secretária Adrianne Fromsett (Totter), que Marlowe não descarta esteja envolvida no episódio, já que ela pretende casar com o patrão. Porém, Marlowe descobre o envolvimento do tenente da polícia DeGarmot (Nolan) e de Mildred Haveland (Meadows) no caso.
Esse filme de Montgomery, mais conhecido por aparentemente ter sido completamente filmado a partir da perspective focal do protagonista, o que nao chega a ser verdade de todo, talvez mereça mais atenção menos por sua inusitada estratégia – num momento em que a cinematografia hollywoodiana buscava os limites da invenção dentro dos padrões da indústria com seus filmes psicanalíticos ou inovações formais tais como Festim Diabólico – que por uma narrativa que ocasionalmente surge com o próprio Montgomery/Marlowe se dirigindo diretamente ao público. No mais não se foge dos padrões de um noir mediano, com algumas licenças poéticas como a garota com cara de anjo (Meadows) ser a malvada em oposição a femme fatale, que esconde um coração de ouro (Totter), o que não chega exatamente a ser uma transgressão em um gênero conhecido por suas armadilhas narrativas. Destaque para a sua aberta misoginia, outra característica bastante enfática do gênero, a exemplo do momento em que um jornalista amigo de Marlowe indaga ao telefone se ele quer de favor o empréstimo de seu carro ou de sua namorada. MGM. 105 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar