CONTRA O GOLPE CIVIL EM CURSO E A FAVOR DA DEMOCRACIA

sexta-feira, 10 de março de 2017

FIlme do Dia: O Que Fica (2014), Danielle Saba

Daniella Saba em set de "O que fica"

O Que Fica (Brasil/França, 2014). Direção e Rot. Original: Danielle Saba. Fotografia: Otavio Pupo. Música: Joana Brito. Montagem: Kevin Bily. Dir. de arte: Valerie-Elder Fontaine. Com: Ana Katz, Fayssal Benbahmed, Jean Igoux, Leonor Galindo Frot, Lucas Perruche.
Jimena (Katz), mulher amarga e solitária, recebe a visita de seu pai, Monsieur Guérin (Igoux), após décadas sumido e a recente morte da mãe. Ele deixa com ela um cachorro paralítico, Javier, que ela procura, de todas as formas se livrar. Quando consegue o endereço do pai, vem a descobrir que faleceu na semana anterior. O que fazer do cão agora?

Bem construído e com muito adequado senso de ritmo, esse curta dá conta de sua história, sem descambar para o sentimentalismo fácil por um lado nem tampouco para o outro extremo tão pouco interessante quanto, do cinismo misantropo. Ao contrário da leitura primeira que possa ser feita do título, não se trata do habitual recurso do clichê da morte e do animal “humanizando” a protagonista, mesmo que um aceno nesse sentido possa ser vislumbrado ao final, quando liberta do cachorro, observa-se Jimena embarcando para Buenos Aires. Preta Portê Films/La Voie Lactée. 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário