Filme do Dia: Uma Vida Difícil (1961), Dino Risi



Resultado de imagem

Uma Vida Difícil (Una Vita Difficile, Itália, 1961). Direção: Dino Risi. Rot. Original: Rodolfo Sonego.  Fotografia: Leonilda Barboni.  Música: Carlo Savina. Montagem: Tatiana Casini Morigi. Dir. de arte: Mario Chiari & Mario Scisci. Figurinos: Lucia Mirisola. Com: Alberto Sordi, Lea Massari, Franco Fabrizi, Lina Volonghi, Claudio Gora, Antonio Centa, Loredana Nusciak, Mino Doro, Daniele Vargas.
.

Silvio (Sordi) é membro da resistência italiana na Segunda Grande Guerra que é salvo do fuzilamento pela filha da dona de uma estalagem, Elena (Massari), que lhe esconde em um moinho por três meses e a quem promete casamento. Dois anos depois, iniciando sua carreira como jornalista, Silvio se depara com a ilha e volta com o intuito de se divertir juntamente com o amigo Franco (Fabrizi), mas leva consigo Elena, que rompe seu noivado para ir com ele a Roma. Já com filho pequeno, Silvio desperdiça a chance de enriquecer, ao recusar o suborno de um milionário a quem denuncia negócios escusos e termina preso. Ao sair da prisão não mais consegue o emprego de volta, por pedido da própria esposa e de sua sogra, Amelia (Volonghi). O sonho da sogra é que Silvio se torne um acadêmico, mas ele não se sai bem nos exames e, embriagado é abandonado por Elena após uma discussão depois do fracasso. Anos depois, trabalhando em um balneário reencontra Elena, namorada do rico e elegante Carlo (Centa). Após seguir o casal e brigar em público com Carlo, esse rompe com Elena, que parte furiosa. No dia do enterro da mãe, Silvio chega dirigindo um carro conversível e diz que mudou de vida. Logo, Elena descobrirá se tratar de propriedade do Comendador Bracci (Gora), para quem Silvio serve como capacho, sendo humilhado diante dela, em uma festa para a alta sociedade. Silvio se vinga de Bracci e sai de cabeça erguida da festa  com a esposa.

Mesmo que menos agradável e de tão fácil empatia  com o público como outro filme seu do período (Aquele que Sabe Viver) e talvez por isso mesmo, aqui a impressão que se fica é que, ao contrário do filme que lançaria no ano seguinte, a segunda metade do filme se torna mais interessante que um início mais próximo dos clichês da comédia italiana de costumes de então. A partir de determinado momento, fica evidente que sua trama serve para propósitos de fazer uma revisão crítica da sociedade italiana que vai desde o momento imediatamente posterior a guerra – no sentido de que o prólogo ainda ambientado à época da guerra não possui nenhum peso em termos dessa crítica – até a sociedade deslumbrada com sua própria afluência econômica, carros, festas, corrupção e hipocrisia. Enquanto personagem que fica fiel a  seus valores, Silvio se torna crescentemente patético. Todos tocam suas vidas, mas ele é flagrado pela esposa e seus amigos janotas com um sapato furado ou – na cena talvez mais tocante de todo o filme – completamente deslocado, vulnerável e bêbado com um copo de uísque a olhar para a mesa onde se encontra a esposa. Pode-se até questionar o modo auto-condescendente e mesmo paternalista com que Silvio é retratado ou a saída fácil apresentada por seu final, não o tino crítico de Risi para com a sociedade italiana do pós-guerra, na qual a continuidade com a corrupção, os valores fascistas e o arrivismo social apresentam uma faceta pouco explorada pela cinematografia italiana do período. E o próprio cinema – o de maior apelo comercial, evidentemente, representado pela figura do realizador mais louvado na época da Itália fascista, Alessandro Blasetti, com quem o próprio Sordi iniciaria sua carreira - se torna também passível de crítica, quando Blasetti recusa o roteiro de Silvio, com o mesmo título do filme de Risi, alegando que não se envolveria em projeto tão “polêmico".  Por outro lado, se critica o cinema mais abertamente comercial, tampouco deixa de soltar suas farpas contra uma arte (leia-se cinema) excessivamente formalista, como é o discurso apaixonado de Silvio sobre seu próprio livro e o quanto de conteúdo possui, logo  diminuído por um dos editores por ser formalmente “medíocre”, o que certamente o filme de Risi está longe de ser.  Talvez outro ponto que o favoreça em relação ao seu filme seguinte seja a clareza de sua perspectiva política, dimensão que se torna ambígua e mesmo contrária a aqui apresentada em Aquele que Sabe Viver. Destaque para a bela fotografia em preto&branco e para as pontas de Vittorio Gassman, que seria protagonista de seu filme seguinte, e Silvana Mangano vivendo a si próprios. Assim como para o tom deletério com que seu protagonista, do mesmo modo que Gassman no filme posterior se refere aos negros. Dino de Laurentiis Cinematografica. 118 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar