The Film Handbook#142: Michael Cimino

Resultado de imagem para michael cimino photos

Michael Cimino
Nascimento: 05/02/1939, Nova York, Nova York, EUA
Morte: 02/07/2016, Los Angeles, Califórnia, EUA
Carreira (como realizador): 1974-2007

Desde a muito discutida controvérsia de Portal do Paraíso/Heaven's Gate, tem sido difícil avaliar os filmes de Michael Cimino com alguma objetividade. Certamente, ele é um talento ambiciso e problemático que permanece nas margens do cinema hollywoodiano comercial.

Graduado em Yale, passou a estudar balé e interpretação, sua entrada na indústria do cinema sendo através de documentários institucionais e comerciais de TV. Em 1971 mudou-se para Hollywood, onde chamou atenção ao co-roteirizar o thriller de ficção Corrida Silenciosa/Silent Running e (com Milius) a sequencia ao Perseguidor Implacável/Dirty Harry, de Eastwood, Magnum 44/Magnum Force. Bastante impressionado, Eastwood convidou-o para escrever e dirigir O Último Golpe/Thunderbolt and Lightfoot>1. Esse filme barato mas emocionante de roubo na então moda dos filmes sobre camaradagem masculina é memorável por seu criativo tom de diversão - a persona de durão de seu astro, atenuada por sua aparição inicial como padre, Jeff Bridges seduzindo travestido um segurança - e uso criativo das locações.

Bem mais audacioso, O Franco Atirador/The Deer Hunter.2 foi um longo e episódico estudo do efeito traumático da Guerra do Vietnã em três amigos oriundos duma cidade exploradora de aço no Ohio. Seu impressionantemente detalhado retrato de uma comunidade russo-americana que se prepara para enviar seus filhos à guerra que mal compreendem foi infelizmente eclipsado pela ficção racista de apresentar vietcongs sádicos forçando prisioneiros de guerra americanos a praticar roleta russa. Apesar disso, a fotografia espetecular de Vilmos Zsigmond - uma festa de casamento, uma expedição de caça, a queda de Saigon - e as interpretações vibrantes transformaram a controversa celebração da capacidade americana para a sobrevivência em um filme grandemente merecedor de ser visto.

O sucesso de público e crítica do filme levou a United Artists a dar carta branca a Cimino em Portal do Paraíso/Heaven's Gate>3, um western épico sobre as guerras de 1892 no Condado de Johnson. A história elíptica, sobre a perseguição de fazendeiros pobres nascidos na Europa por barões do gado de Wyoming foi uma confusa mescla de conflito de classes, concursos suntuosos e personagens poucos desenvolvidos e estereotipados. No entanto, o fetiche de Cimino pela autenticidade e sua dimensão de escala certificaram que o filme - que durava quase quatro horas - fosse raramente tedioso. O status não merecido de uma cause célèbre, com os críticos divididos se se tratava de uma obra-prima ou um fiasco, derivou de seu orçamento inflacionado. Acusado pelos problemas financeiros do estúdio, Cimino se tornou bode expiatório da crescente decadência de Hollywood e o filme, montado em uma incompreensível versão mais curta, após seu lançamento inicial, foi um desastre comercial.

Por um momento, parecia que Cimino não voltaria a dirigir novamente; ele eventualmente retornaria à luta com O Ano do Dragão/Year of the Dragon, roteirizado por Oliver Stone, no qual um psicótico tira veterano do Vietnã se encontra determinado a fazer uma limpeza na Chinatown nova-iorquina.  Uma vez mais, uns poucos cenários engenhosamente elaborados foram incapazes de atenuar a ausência de distanciamento crítico do ódio xenófobo de seu protagonista. Ainda mais desanimador, O Siciliano/The Sicilian (uma ridiculamente hagiográfica releitura da história de Salvatore Giuliano que equaciona, através de sua narrativa e elegantes composições visuais, o notório bandido com o próprio Cristo) foi arruinado por dialógos grandiloquentes e interpretações inábeis.

É talvez estranho que Cimino, claramente fascinado pela experiência da imigração, tenha repetidamente se prestado a acusações de racismo. Menos surpreendente, seu gosto pelo espetáculo visual e temas grandiosos o tem direcionado a narrativas confusas e caracterizações fracas.

Cronologia
Em termos visuais, Cimino pode ter sido influenciado por artistas épicos como Ford, Visconti, Lean, Leone, Coppola e Spielberg.

Leituras Futuras
Final Cut (Londres, 1985), de Steven Bach, delineia a história de Portal do Paraíso.

Destaques
1. Magnum 44, EUA, 1974 c/Clint Eastwood, Jeff Bridges, George Kennedy

2. O Franco Atirador, EUA, 1978 c/Robert De Niro, Christopher Walken, John Savage

3. O Portal do Paraíso, EUA, 1980 c/Kris Kristofferson, Isabelle Huppert, John Hurt

Texto: Andrew, Geoff. The Film Handbook. Londres: Longman, 1989, pp. 53-4.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar