Filme do Dia: Jogo Duro (1985), Ugo Giorgetti


Jogo Duro

Jogo Duro (Brasil, 1985). Direção e Rot.Original: Ugo Giorgetti. Fotografia: Pedro Paulo Lazzarini. Música: Mauro Giorgetti. Montagem: Paulo Mattos. Dir. de arte e Cenografia: Maria Isabel Giorgetti. Com: Cacá Carvalho, Jesse James Costa, Cininha de Paula, Valéria de Andrade, Carlos Costa, Antônio Fagundes, Paulo Betti, Umberto Magnani, Cleyde Yáconis.
No tradicional e elegante bairro do Pacaembu, um segurança improvisado (Costa) contratado por um agente imobiliário (Fagundes) descobre que a mansão que irá proteger abriga uma jovem mulher (Paula) com sua filha (Andrade). Uma tensão é criada entre o segurança e o atual namorado da mulher, também segurança (Carvalho). Saindo da casa com a filha por pressão do namorado retorna à casa e se torna amante do segurança improvisado. Louco de ciúmes, o segurança assassina  seu pretenso rival.
Essa reivindicada sátira social é o primeiro filme de Giorgetti e igualmente o primeiro de uma trilogia do confinamento prosseguida com Festa (1989) e Sábado (1995), torna-se inviável tal o nível de precariedade do trabalho dos atores e da própria estrutura narrativa. O nonsense e o grotesco buscados, nesse sentido, tornam-se menos expressão dramatúrgica que conseqüências da própria produção. No mais um pretensamente irônico conflito entre despossuídos no território que definitivamente não lhes pertence não mais que trivial e que, infelizmente, não corresponde às expectativas geradas por um interessante prólogo – no qual o cineasta, de origem publicitária, efetiva uma relativamente engenhosa brincadeira que apresenta as virtudes da casa numa estrutura padrão de comercial, provocando um distanciamento evocativo de alguns dos melhores momentos dos filmes de Sérgio Bianchi. Fathom Filmes/Luar Prod. Cinematográficas. 110 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar