Postagens

Victoria/Singleton: I think very few people are happy. They wait all their lives for something to happen to them - something great and wonderful. They don't know what it is but they wait for it. Sometimes it never happens. What they want is the kind of spirit I found in those letters. A spirit that makes life beautiful. (diálogos do filme Love Letters , William Dieterle, 1945)

Leon Russel Manhattan Island Serenade

Benjamin BRITTEN Suite for cello solo op. 87 (1971) Mark DROBINSKY violo...

Black Mass (Electric Storm In Hell) - White Noise, 1969

To Dan...

Filme do Dia: As Noites de Cabíria (1957), Federico Fellini

Imagem
As Noites de Cabíria ( Le Notti di Cabiria , Itália/França, 1957). Direção:  Federico Fellini . Rot. Original: Federico Fellini, Ennio Flaiano,  Tullio Pinelli & Pier Paolo Pasolini. Fotografia: Aldo Tonti. Música: Nino Rota. Montagem: Leo Cattozzo. Dir. de arte: Piero Gherardi & Brunello Rondi. Figurinos: Piero Gherardi. Com:  Giulietta Masina,  François Périer, Franca Marzi, Dorian Gray, Aldo Silvani,  Amedeo Nazzari, Riccardo Fellini,  Polidor.            Quase afogada pelo homem que acolheu em sua casa e ama, Cabíria (Masina), uma prostituta de coração fraco, é salva por algumas crianças que brincavam na área. Desconta toda sua raiva na amiga Wanda (Marzi), também prostituta, e joga na fogueira todos os retratos e roupas do amante. Tendo que recomeçar sua vida, novamente sem dinheiro - já que Giorgio, seu amante, levou tudo - Cabíria ainda tem que aguentar as provocações de outras prostitutas. Vai a uma romaria pedir graças à Virgem, juntamente com Wanda, um cafetã

Song of the Sea - Tango

Woman Is the Nigger of the World / John Lennon

Imagem
(...) George Henry Lewis specifically dismissed the idea of romantic genius as something utterly special and apart: it was not that genius differed from common humanity in suffering more, it differed only in being able to give that suffering greater expression (...). Art was not to be separated off from the full range of common, contemporary life. Philip Davis, The Victorians , p. 213.

Cannes festival ready for shut-eye after Winter Sleep wins Palme d'Or

Imagem
  The Cannes film festival has awarded its top honour to the film many tipped as winner before it even started. The rest of the jury's picks, however, were less predictable My kingdom may be small but at least I'm the king," boasts the despised landlord at the heart of Nuri Bilge Ceylan's Turkish drama Winter Sleep . In crowning the film with the all-important Palme d'Or award, the Cannes film festival laid on a coronation which suggested that the kingdom may be growing. "This is a great surprise for me," said the 55-year-old Ceylan, who has been a favourite of the Cannes selectors since his acclaimed drama Uzak took the 2002 jury prize. "This year is the 100th year of Turkish cinema and that is a good coincidence, I think." Winter Sleep is the first Turkish film to win the Palme since Yilmaz Guney's political saga Yol, back in 1982. On accepting the award, Ceylan dedicated his prize to the "young people" caught up

Filme do Dia: O Caminho das Nuvens (2003), Vicente Amorim

Imagem
O Caminho das Nuvens (Brasil , 2003). Direção: Vicente Amorim. Rot. Original: David França Mendes. Fotografia: Gustavo Hadba. Música: André Abujamra. Montagem: Pedro Amorim. Dir. de arte: Jean-Louis Leblanc.     Romão (Moura) é um homem paraíbano que viaja da Paraíba para o Juazeiro de bicicleta com a família e de lá para o Rio de Janeiro, onde espera conseguir um emprego de mil reais. No caminho enfrenta  diversas adversidades como a rebeldia do filho adolescente Antônio (Lacerda) e conta com a improvisação da esposa Rosa (Abreu) e de um filho menor, cantando canções célebres de Roberto Carlos, para conseguir alguns trocados.            Com um padrão visual e de interpretação dos atores próximo das incursões de Walter Salles sobre o imaginário nordestino em filmes como Central do Brasil e Abril Despedaçado , faltando, no entanto, o toque reflexivo a partir das próprias imagens peculiar à estética dos filmes de Salles. Aqui, conta-se uma história e não muito mais que iss
Imagem

Gorillaz - 19-2000

A cinematográfica crise da Cinemateca Brasileira

Imagem
Um relatório da Controladora-Geral da União revela os bastidores da crise que ameaça paralisar as atividades do mais importante órgão de preservação audiovisual do país Kindle in Share 5 Ilustração: Farrell Diretor executivo da Cinemateca Brasileira desde setembro de 2002, Carlos Magalhães estava na sede da instituição, na Vila Mariana, quando recebeu um telefonema do recém-empossado secretário do Audiovisual, Leopoldo Nunes. O novo secretário queria cancelar sua primeira reunião com Magalhães, agendada para o mesmo dia em Brasília, e comunicar que a ministra da Cultura, Marta Suplicy, havia perdido a confiança nele. A exoneração, em janeiro deste ano, daria início a uma crise político-administrativa para a qual ainda não há uma solução satisfatória. Fundada em 1956 e responsável por preservar e difundir o acervo audiovisual do país, a Cinemateca é a guard
Nothing typifies  the Victorian Age more than the committed but anxious position of the world of literature in relation to the wider world. Philip Davis, The Victorians , p. 201.

Sunny Cannes Gets Lightning

Imagem
CANNES, France — On Wednesday afternoon, the 83-year-old rock star Jean-Luc Godard shook up the Cannes Film Festival with his latest, a 70-minute 3-D extravaganza, “Goodbye to Language.” Finally, the competition lineup had something it has desperately needed all week: a thrilling cinematic experience that nearly levitated the packed 2,300-seat Lumière theater here, turning just another screening into a real happening. You could feel the electric charge — the collective effervescence — that can come when individuals transform into a group. “Godard forever!” a voice boomed out to laughter and applause, as the congregated viewers waited for their brains to light up with the screen. “Goodbye to Language” is, like much of the director’s work, deeply, excitingly challenging. The thickly layered movie offers up generous, easy pleasures with jolts of visual beauty, bursts of humor, swells of song and many shots of a dog, Roxy , but it will provide other satisfa

Filme do Dia: Stromboli (1949), Roberto Rossellini

Imagem
Stromboli (Itália/EUA, 1949). Direção: Roberto Rossellini. Rot. Original: Sergio Amidei, Art Cohn, Roberto Rossellini, Gian Paolo Callegari & Renzo Cesana, baseado em argumento de Rossellini. Fotografia: Otello Martelli. Música: Renzo Rossellini. Montagem: Jolanda Benvenuti & Roland Gross. Com: Ingrid Bergman, Mario Vitale, Renzo Cesana, Mario Sponzo, Gaetano Famularo.          Karin (Bergman) é uma balcã que, fugindo de um campo de prisioneiros, resolve casar-se por conveniência com o rude pescador Antonio (Vitale), que a leva para a distante e sofrida ilha de Stromboli. Irritada com o ambiente e com os costumes tradicionais, que relegam a mulher um papel de total submissão ao homem, Karen sente-se desgostosa e busca apoio espiritual no padre (Cesana) local. Tenta modernizar a casa onde vivem, cuidando de sua decoração. Sua proximidade do faroleiro (Sponzo) desperta comentários dos aldeães e também a ira do marido que, quando volta da pesca, a surra e volta a deco