Postagens

Filme do Dia: O Jogo da Guerra (1965), Peter Watkins

Imagem
O Jogo da Guerra ( The War Game , Reino Unido, 1965). Direção e Rot. Original: Peter Watkins. Fotografia: Peter Bartlett & Peter Suschitzky. Montagem: Michael Bradsell. Figurinos: Vanessa Clarke. Talvez esse média-metragem se torne única e exclusivamente interessante aos olhos de quase meio-século após sua produção menos por seu impacto original das cenas que apresenta um hipotético ataque nuclear contra o Reino Unido e nem muito menos do modo que tal hipotético ataque é reconstituído, hoje pífias recordações que se tornam um tanto toscas e que geraria outros produtos na mesma linha pelo realizador, tal como Punishment Park . De fato, ele se torna interessante apenas pela questão conceitual de como enquadrá-lo. Ficção? Documentário? Mesmo tendo ganho o Oscar de documentário da categoria, o que suscitaria uma revisão nas regras do prêmio tal a polêmica que gerou, o filme é encenado do início ao final. Porém, mesmo encenado ele não apresenta nenhuma linha dramática a ser seg

The James Gang- Woman

Imagem

Filme do Dia: Fogo e Desejo (1996), Deepa Mehta

Imagem
Fogo e Desejo ( Fire , Canadá/Índia, 1996). Direção: Deepa Mehta. Rot. Original: Deepa Mehta. Fotografia: Giles Nuttgens. Música: A.R. Rahman. Montagem: Barry Farrell. Dir. de arte: Aradhana Seth Com: Nandita Das, Shabana Azmi,  Jaaved Jaaffery,  Kulbhushan Kharbanda,  Kushal Rekhi, Ranjit Chowdhry,  Alice Poon.         Em Nova Delhi, Sita (Das), jovem recém-casada, sente-se desconfortável com a indiferença do marido, Jatin (Jaaffery). Dono de uma videolocadora, ele apenas dá atenção a sua amante, a chinesa Julie (Poon), que sonha em ser estrela de cinema em Hong Kong. Após se casarem, ambos ocidentalizados,  passam a viver juntamente com o irmão de Jatin, Ashok (Kharbanda), extremamente religioso, e que fez a escolha por viver fraternalmente com a esposa, Radha (Azmi), formando um casal mais tradicional. Também vivem na casa a matriarca Biji (Rekhi), velha senhora semi-inválida após um derrame, que vela para que os valores tradicionais sejam cumpridos e Mundu (Chowdhry), criado

Filme do Dia: Lola (1981), Rainer Werner Fassbinder

Imagem
Lola (Alemanha, 1981). Direção: Rainer Werner Fassbinder. Rot. Original: Rainer Werner Fassbinder , Pea Frölich & Peter Märthesheimer. Fotografia: Xaver Schwarzenbergr. Música: Freddy Quinn & Peer Raben. Montagem: Juliane Lorenz & Rainer W.Fassbinder. Dir. de arte: Rolf Zehetbauer & Helmut Gassner. Figurinos: Barbara Baum & Egon Strasser. Com: Barbara Sukowa, Armin Müeller-Stahl, Mario Adorf, Karin Baal, Peer Raben, Matthias Fuchs, Udo Kier, Harry Baer, Helga Feddersen, Y Sa Lo, Günther Kaufmann, Rosel Zech. Von Bohm (Müeller-Stahl) provoca um sobressalto na pequena cidade alemã onde vai trabalhar, avaliando os projetos na prefeitura. O empreiteiro Schukert (Adorf) e o prefeito (Raben) são alguns dos corruptos que temem modificações em seus planos de construção de um prédio. Porém, em pouco tempo eles percebem que apesar de seu aspecto moderno, Von Bohm não interferirá no processo. Sua atração por Lola (Sukowa), prostituta que se faz passar por boa moça, ameniz
Imagem

Filme do Dia: Trem Noturno (1959), Jerzy Kawalerowicz

Imagem
Trem Noturno ( Pociag , Polônia, 1959). Direção: Jerzy Kawalerowicz. Rot. Original: Jerzy Kawalerowicz & Jerzy Lutowksi. Fotografia: Jan Laskowski. Música: Andrezej Trzaskowski. Montagem: Wieslawa Otocka & Aurelia Rut. Dir. de arte: Ryszard Potocki. Figurinos: Michelle Zahorska. Com: Zbigniev Cybulski, Lucyna Winnicka, Leon Niemczyk, Teresa Szmigielówna, Ignacy Machowski, Zygmunt Zintel.           Homem (Cybulski) embarca em um trem e passa a dividir sua cabine forçosamente com uma jovem que se recusa a sair. A jovem,  Marta (Wilamowski) passa por problemas afetivos. As tramas de uma viagem cotidiana para o litoral tornam-se diferenciadas quando Stachek, que divide a cabine com Marta, é acusado de ter matado a própria esposa, notícia que causara furor em alguns dos passageiros do trem. Marta, no entanto, que sente-se  emocionalmente envolvida por Stachek, consegue desviar a atenção dos guardas para um personagem fictício, que já teria abandonado o trem. O verdadeiro ass
Imagem
They were a new race, these men and women of the movies, said a writer in the 1920s. They were a people dedicated more completely to the body, to beauty and health, than any the world had seen before. (...) They lived unspritual lives, said a visiting European intellectual, lives devoted to the senses. Hollywood possessed no theater, no good bookshops, no museums, no art galleries, no institutions of traditional high culture. They played golf at their country clubs and tennis on their private courts. They swam in their pools or at the beachside colony in Santa Monica. They ate and drank, they listened to the radio, they danced, they flirted. They had a wonderful time. Robert Sklar, "Movie-Made America", pp. 77.

Filme do Dia: Monty Phyton - O Sentido da Vida (1983), Terry Jones

Imagem
Monty Phyton - O Sentido da Vida ( The Meaning of Life , Reino Unido, 1983). Direção: Terry Jones & Terry Gilliam. Rot. Original: Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones & Michael Palin. Fotografia: Peter Hannan & Roger Pratt. Música: John Du Prez. Montagem: Julian Doyle. Dir. de arte: Harry Lange, John Beard & Richard Dawking. Cenografia: Sharon Cartwright & Simon Wakefield. Figurinos: James Achesop. Com: Michael Palin, John Cleese , Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, Graham Chapman, , Carol Cleveland, Simon Jones.          O fato deles próprios zoarem com sua dispersão – a determinado momento, peixes com caras humanas se indagam se irá ser discutido “o sentido da vida” ao qual o título se refere – não impede que essa característica, seminal para a obra do grupo, seja ao mesmo tempo seu ponto forte  e seu calcanhar de aquiles. O mesmo se aplicaria, diga-se de passagem, a misoginia com que as mulheres são interpretadas por elem

Filme do Dia: O Solar dos Dragonwyck (1946), Joseph L. Mankiewicz

Imagem
O Solar dos Dragonwyck ( Dragonwick , EUA, 1946). Direção: Joseph L.Mankiewicz . Rot. Adaptado: J.L. Mankiewicz, baseado no romance de Anya Seton. Fotografia: Arthur C. Miller. Música: Alfred Newman. Montagem: Dorothy Spencer. Dir. de arte: J. Russell Spencer & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Paul S. Fox & Thomas Little. Figurinos: René Hubert. Com: Gene Tierney, Vincent Price, Walter Huston, Glenn Langan, Anne Revere, Spring Byington, Connie Marshall, Harry Morgan, Vivienne Osborne. Na provinciana Connecticut de 1844, A jovem e ingênua Miranda Wells (Tierney) vê a chance de fugir da estreita visão de mundo de sua família de colonos pobres liderada pelo patriarca Ephraim (Huston) com o convite de um primo rico que mora “do outro lado do Hudson”, Nicholas Van Ryn (Price) para ser perceptora de sua filha, Katrine (Marshall). Van Ryn, que parece interessado em Miranda, vê a chance de vir a casar com ela quando sua mulher, Johanna (Osborne) falece misteriosamente. O casamento rap
Imagem

The B-52's - "Legal Tender" (Official Music Video)

Imagem

Filme do Dia: Agenda Secreta (1990), Ken Loach

Imagem
Agenda Secreta ( Hidden Agenda , Reino Unido, 1990). Direção: Ken Loach . Rot. Original: Jim Allen. Fotografia: Clive Tickner. Música: Stewart Copeland. Montagem: Jonathan Morris. Dir. de arte: Martin Johnson & Nigel Phelps. Figurinos: Dalphe Dare. Com: Francês McDormand, Brian Cox, Brad Dourif, Mai Zetterling, Bernard Archard, Maureen Bell, Bernard Bloch, Stephen Bridgen, Victoria D´Angelo.      Reconhecido internacionalmente como advogado ligado as preocupações com os direitos humanos, Paul Sullivan (Dourif), se prepara para abandonar a Irlanda, onde investiga ações pouco transparentes do exército britânico e retornar aos EUA com sua namorada Ingrid Jessner (McDormand), quando decide ir ao encontro de um membro do IRA e ambos são mortos pelo exército britânico, gerando grande repercussão. Disposta a elucidar o caso, Ingrid passa a confiar no investigador independente nomeado para o caso, o também americano Brian Cox (Kerrigan). Buscando se distanciar de qualquer envolviment

Filme do Dia: Noites Brancas (1957), Luchino Visconti

Imagem
Noites Brancas ( Le Notti Bianchi , Itália/França, 1957). Direção: Luchino Visconti. Rot. Adaptado: Suso Cecchi D`Amico, baseado no romance Belye Noci , de Fiódor Dostoievski. Fotografia: Guiseppe Rotunno. Música: Nino Rota. Montagem: Mario Serandrei. Dir. de arte: Mario Chiari. Cenografia: Enzo Eusepi. Figurinos: Piero Tosi. Com: Maria Schell, Marcello Mastroianni , Jean Marais, Marcela Rovena, Maria Zanoli, Elena Fancera, Lanfranco Cecarelli, Ângelo Galassi. Mario (Mastroianni), homem solitário, apaixona-se pela jovem Natalia (Schell) que lhe conta sobre sua vida. Possuindo apenas uma velha avó, que aluga quartos, tem como inquilino um misterioso homem (Marais), por quem Natalia se apaixona perdidamente e que afirma que retornará em um ano. Ele não pede que Natalie seja fiel durante o período, ainda que ela o seja. Somente quando acredita que ele não retornará e depois de lhe ter enviado uma carta que Mario jogou ao rio, ela parece demonstrar interesse em ter um envolvimento amo

George Harrison - Try Some Buy Some

Imagem

Filme do Dia: Apaixonados (1949), Douglas Sirk

Imagem
Apaixonados ( Shockproof , EUA, 1949). Direção: Douglas Sirk. Rot. Adaptado: Samuel Fuller & Helen Deutsch. Fotografia: Charles Lawton Jr. Música: George Duning. Montagem: Gene Havlick. Dir. de arte: Carl Anderson. Cenografia: Louis Diage. Figurinos: Jean-Louis. Com: Cornell Wilde, Patricia Knight, John Baragrey, Esther Minciotti, Howard St. John, Russell Collins, Charles Bates, Argentina Brunetti.        Marat (Wilde) é o agente responsável pela liberdade condicional de Jenny Marsh (Knight), que sofreu pena por assassinato, ao se encontrar apaixonada pelo rufião Harry Wesson (Baragrey). Embora se interesse fortemente por todos os seus casos, o envolvimento de Marat com Jenny é sem precedentes. Tentando mante-la longe da influência de Wesson, ele a leva a morar em sua própria casa, com sua velha mãe cega (Minciotti) e o irmão ainda criança Tommy (Bates).  Jenny se vê dividida entre as atenções recebidas por Marat e o sentimento de dívida para com Wesson. Quando sabe de

Alagados/De Frente Pro Crime (Video Clip)

Imagem

Filme do Dia: Demolishing and Building Up the Star Theatre (1901), Frederick S. Armitage

Imagem
Demolishing and Building Up the Star Theatre (EUA, 1901). Direção:  Frederick S. Armitage. Desde o seu surgimento o cinema já fazia uso dos efeitos de reverse motion (como em Demolition d´un Mur ). Aqui, no entanto, o cineasta impressionantemente se antecipa em seis décadas as experiências com um dos efeitos que causou espécie nos meios vanguardistas (para efeito de comparação, ver o filme Erectlon ) que é a aceleração do movimento. Assim se assiste a reconstrução do referido hotel depois dele já ter sido derrubado e se assiste posteriormente a sua desconstrução. Título também conhecido em sua ordem inversa de ação. American Mutoscope & Biograph. 2 minutos.

17th GRAMMYs: Paul Simon and John Lennon co-presenting the GRAMMY for Re...

Imagem

Filme do Dia: O Último dos Loucos (2006), Laurent Achard

Imagem
O Último dos Loucos ( Le Dernier des Fous , França, 2006). Direção: Laurent Achard. Rot. Adaptado: Laurent Achard & Nathalie Najen, baseado no romance The Last of the Crazy People , de Timothy Findley. Fotografia: Georges Diane & Philippe Van Leeuw. Montagem: Jean-Christophe Hym. Figurines: Manuela Copens & Ricardo Muñoz. Com: Julian Cochelin, Annie Cordy, Pascal Cervo, Dominique Raymond, Jean-Yves Chatelais, Thomas Laroppe, Fattouma Ousliha Bouamari. Martin (Cochelin) é um garoto de dez anos que vive na fazenda de sua problemática família. Sua mãe, Nadege (Reymond), com fortes problemas psiquiátricos, passa quase todo o tempo reclusa em seu quarto. O irmão mais velho, Didier (Cervo), poeta frustrado, mantém uma relação furtiva com um vizinho, que acaba decidindo se casar, deixando-o em estado de extrema perturbação mental. Jean (Chatelais), é um pai ausente e distanciando, não mantendo mais qualquer contato com a mãe. A avó (Cordy) procura tocar os negócios da fazenda
Seeing comes before words. The child looks and recognizes before it can speak. John Berger.  Ways of Seeing .