Postagens

Filme do Dia: Três Homens Maus (1926), John Ford

Imagem
Três Homens Maus ( 3 Bad Men ,  EUA, 1926). Direção: John Ford. Rot. Adaptado: John Stone, a partir do romance de Herman Whitaker. Fotografia: George Schneiderman. Figurinos: Sam Benson. Com: George O’Brien, Olive Borden, Lou Tellegen, Tom Santschi, J. Farrell MacDonald, Frank Campeau, Priscilla Bonner, Otis Harlan, Jay Hunt, Alec B. Francis. Em 1876, o velho Nat Lucas (Hunt), acredita ter encontrado ouro em território Sioux, provocando uma grande corrida em busca de ouro e terras.  No meio da corrida, Lee Carlton (Borden) e seu pai ficam para trás, porque sua carroça quebrou a roda. Dan O’Malley (O’Brien) os auxilia e flerta com Lee. Depois de se despedirem de Dan, a dupla enfrenta um grupo de ladrões de cavalos, com a cumplicidade do corrupto xerife Layne Hunter (Tellegen). O pai de Lee é morto, e ela e os cavalos somente são salvos porque um trio de ladrões de cavalos, liderados por “Bull” Stanley (Santschi) intervém. Juntamente com os parceiros bêbados “Spade” Allen (Campeau)

somebody to love-jefferson airplane

Imagem
Imagem

Serenata, Cecília Meireles

Permita que eu feche os meus olhos, pois é muito longe e tão tarde! Pensei que era apenas demora, e cantando pus-me a esperar-te. Permita que agora emudeça: que me conforme em ser sozinha. Há uma doce luz no silencio, e a dor é de origem divina. Permita que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo, e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo

Filme do Dia: Nostalgia (1983), Andrei Tarkovski

Imagem
Nostalgia ( Nostalghia , Itália/França/União Soviética, 1983). Direção: Andrei Tarkovski. Rot. Original: Andrei Tarkovski & Tonino Guerra. Fotografia: Guiseppe Lanci. Montagem: Ermínia Marani & Amadeo Salfa. Dir. de arte: Andrea Crisanti. Cenografia: Mauro Passi. Figurinos: Lina Nerli Taviani. Com: Oleg Yankovski, Erland Josephson, Domiziana Giordano, Patrizia Terreno, Laura De Marchi, Delia Boccardo, Milena Vukotic, Raffaele Di Mario. Andrei Gorèakov (Yankovski) é um escritor que viaja pela Itália ao lado da tradutora Eugenia (Giordano), com o intuito de escrever a biografia de um célebre compositor russo. Descrente e desesperado, Andrei encontrará esperança nas Termas de Vignoni, onde encontra Domenico (Josephson), tido como louco. Penúltimo filme de Tarkovski e seu primeiro filme realizado no exílio. Ainda que com um magistral senso de construir a dimensão temporal e a invasão do tempo presente pela memória como poucos o fizeram no cinema (efetuada a partir de longos

Meu Caro Diário, 06/05/2006

 domingo. Overdose de leituras. Praticamente não fiz outra coisa no dia. Havia até combinado um domingo no parque com Violet e sua filha, mas não achei mal o fato dela não ter dado notícia somente à noite. Recusei também ao convite de ir a um reggae ontem. Vancarder me convidou. Mas achei que não tinha nada há ver comigo. Ficar em pé a noite toda, para não falar que Violet me contou que no meio da chuva. Fui somente ao Dragão e assisti Batismo de Sangue . Quando subia no circular em meio ao toró alguém pôs as mãos na minha cintura. Era uma aluna minha lá da Fanor. As leituras que acompanharam o dia todo foram sobre o regime militar. Está virando já uma obsessão. Espero que produtiva e não dispersiva. Para além de Layo, outra surpresa nas respostas dos meus agradecimentos foi a de Henrique (Rodrigues, havia inclusive esquecido seu sobrenome).  (...)

Filme do Dia: Aleksandra (2007), Aleksandr Sokurov

Imagem
Aleksandra (Rússia/França, 2007). Direção e Rot.Original: Aleksandr Sokurov. Fotografia: Aleksandr Burov. Música: Andrei Sigle. Montagem:  Serguei Ivanov. Dir. de arte: Dmitri Malich-Konkov. Figurinos: Lidiya Kryukova. Com:  Galina Vishneyskaya, Vasily Shevtsoy, Raisa Gichaeva, Alexander Kladko, Aleksei Nejmishev, Rustam Shaahgireev. O frágil fio narrativo – a visita de uma avó (Vishneyskaya) a seu neto Denis (Shevtsoy) -  torna-se motivo para que Sokurov, através de sua habitual sofisticação narrativa e estilística, construa uma aparente metáfora sobre a própria nação russa, repleta tanto de um penetrante e pungente senso atmosférico quanto de uma incontornável obscuridade. Sokurov parece aqui radicalizar um senso de estranhamento kafkaniano que já havia utilizado de modo mais dosado e com melhores resultados em filmes como Pai e Filho . Fundamentais para a elaboração dessa atmosfera praticamente ímpar são a sua habitualmente afinada direção de atores – com destaque para Vishneys

A. de Larrocha plays Albeniz Iberia (complete)

Imagem

Filme do Dia: Abismu (1977), Rogério Sganzerla

Abismu (Brasil, 1977). Direção e Rot. Original: Rogério Sganzerla. Fotografia: Renato Laclete. Montagem: Rogério Sganzerla. Figurinos: Rogério Sganzerla. Com: Norma Bengell, José Mojica Marins , Wilson Grey, Jorge Loredo, Edson Machado, Mario Thomar, Mariozinho de Oliveira, Rogério Sganzerla.         O flagrante de um crime na Pedra Bonita, Rio de Janeiro,  por um estudante de egiptologia que procura perseguir o assassino, mas é interrompido por Madame Zero (Benguell). O assassino convence o Dr. Pierson (Marins) de que o estudante não pode permanecer vivo. Pierson contrata Madame Zero para acabar com o egiptólogo, porém acaba convencendo-o de suicidar-se.        Infelizmente, apenas se utiliza de fórmulas já desgastadas de seus filmes do início da carreira em uma viagem cansativa e auto-indulgente pelo universo particular do próprio Sganzerla. Assim, não faltam mulheres poderosas demonstrando sua “potência” através de grandes charutos, referências aos ícones culturais do cineasta

Sra. Richard Yates, 1793/94

Imagem
Quando Stuart retornou à América em 1793, o artista encontrou uma terra natal que era estrangeira a ele. Politicamente, havia agora os Estados Unidos ao invés das treze colônias separadas. Artisticamente, o estilo elegante que havia adotado a partir das poses de britânicos e irlandeses era considerado grandemente inapropriado para as sensibilidades mais rudes dos comerciantes ianques. Queixando-se da literalidade que lhe era exigida na América, Stuart brincou: "Na Inglaterra, meus esforços eram comparados aos de Van Dick, Titian e outros grandes pintores - aqui eles são comparados às obras do Todo Poderoso!" O Todo Poderoso deu a Catherine Yates uma face ossuda e uma personalidade calculada, que vem a ser justamente o que Stuart retrata. Não desejando perder seu tempo posando para um artista, essa esposa de um importador nova-iorquino diligentemente se dedica à sua costura, Além do que a brilhante manipulação na pintura gera uma verve que poucos outros artistas de qualq
Imagem
Paul & Linda McCartney e David Gilmour assistindo show de Led Zeppelin.

Filme do Dia: Príncipe Valente (1954), Henry Hathaway

Imagem
Príncipe Valente ( Prince Valiant , EUA, 1954). Direção: Henry Hathaway. Rot.Original: Dudley Nichols, a partir dos quadrinhos de Hal Foster. Fotografia: Lucien Ballard. Música: Franz Waxman. Montagem: Robert L. Simpson. Dir. de arte: Mark Lee-Kirk & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Stuart A. Reiss & Walter M. Scott. Figurinos: Charles Le Maire. Com: Robert Wagner, Janet Leigh, James Mason, Debra Paget, Sterling Hayden, Victor McLaglen , Donald Crisp, Brian Aheme, Tom Conway. Um jovem príncipe viking, Valiant (Wagner) é enviado pelo pai à corte do Rei Arthur (Aherne), com a intenção de se sagrar cavaleiro. Lá chegando, no entanto, fica sabendo que um mero título de nobreza não lhe garante a sagração, mas antes ter demonstrado bravura e dedicação à corte. Uma das filhas de Arthur, Aleta (Leigh), apaixona-se por ele, embora ela seja o objeto do desejo do influente Sir Brack (Mason), assim como do honorável, porém desajeitado, Sir Gawain (Hayden). Valiant é preso por ter combatid

Filme do Dia: Rumo à Alemanha (1950), Ingmar Bergman

Imagem
Rumo à Alemanha ( Till glädje , Suécia, 1950) Direção: Ingmar Bergman. Rot.Original: Ingmar Bergman. Fotografia: Gunnar Fischer. Montagem: Oscar Rosender. Com: Maj-Britt Nilsson,  Stig Olin,  Birger Malmsten,  John Ekman,  Victor Sjöström, Ernst Brunman,  Margit Carlqvist,  Berit Holmström, Erland Josephson,  Björn Montin,  Sif Ruud.         O jovem violinista Stig (Olin) inicia sua carreira em uma orquestra ao mesmo tempo que a jovem Marta (Nillson), também proveniente do mesmo vilarejo que ele. Marta convida-o para sua festa de aniversário. Enquanto Stig se prepara para a festa, cortando seu cabelo e comprando um urso de pelúcia para Marta, é abordado por Marcel (Mamsten), que o avisa de que ela não passa de uma garota fácil. Na festa, Stig bebe além da conta e confessa suas ansiedades e fraquezas, que acredita serem as mesmas de todo o grupo. Stig casa-se com Marta, tendo como padrinho o maestro Sönderby (Sjöström). Incentivado pelo maestro Sönderby, que apesar de sua ranzini

Orson Welles’s Last Film May Finally Be Released

Imagem
PARIS — For more than four decades, Hollywood insiders, financiers and dreamers have been obsessed by the quest to recover “The Other Side of the Wind,” the unfinished last film of Orson Welles. Cinema buffs consider it the most famous movie never released, an epic work by one of the great filmmakers. Endless legal battles among the rights holders, including Welles’s daughter, kept the 1,083 reels of negatives inside a warehouse in a gritty suburb of Paris despite numerous efforts to complete the film — a movie within a movie about the comeback attempt of an aging, maverick director played by John Huston. The quest may be over. A Los Angeles production company, Royal Road Entertainment, said on Tuesday that it had reached an agreement with the sometimes-warring parties to buy the rights. The producers say they aim to have it ready for a screening in time for May 6, the 100th anniversary of Welles ’s birth, and to promote its distribution at the American Film Market in Santa Monica

The Film Handbook #2: Howard Hawks

Imagem
Nascimento: 30/05/1896/Goshen, Indiana, EUA Morte: 26/12/1977/Palm Springs,Califórnia, EUA Carreira como diretor: 1926-1967 Howard Winchester Hawks, considerado por si mesmo um contador de histórias somente interessado em "divertir e entreter" foi um dos melhores diretores que o cinema já conheceu. Assumido realizador de entretenimento em quase todos os gêneros tradicionais hollywoodianos, trouxe um estilo pessoal e uma visão intuitiva capaz de suprir uma quantidade surpreendente de materiais bem distintos. De fato, pode-se defender que seus filmes de guerra, westerns, comédias malucas, suas contribuições ao filmes de detetives e filme de ação de gangsters, assim como a ficção-científica raramente foram ultrapassados. O primeiro encontro de Hawks com o cinema foi como auxiliar de cenografia mas, após a Primeira Guerra Mundial, durante a qual serviu na força aérea americana, trabalhou como montador e assistente para diretores como Dwan  e Marshall Neilan. Por volt

Filme do Dia: Il Duello di Fricot (1913), Ernesto Vaser

Il Duello di Fricot (Itália, 1913). Direção: Ernesto Vaser. Com: Nilde Baracchi, Marcel Perez, Ernesto Vaser, Dois homens (Perez e o próprio Vaser) disputam com galanteios os mimos de uma dama (Baracchi) que encontraram acidentada em uma excursão de alpinismo. A dama afirma que ficará com quem vencer um duelo. É organizado um duelo no qual os dois competidores portam obuses nas costas, sendo o objetivo explodir o adversário. Um deles, após muitas tentativas vãs, consegue. Porém quando retorna ao hotel para pedir a mão da dama, essa já se cansara da espera e parte com um terceiro homem. O adversário explodido tem as partes do seu corpo caídas no mesmo saguão do hotel onde se encontrava o vencedor, que apenas junta as partes e faz revivê-lo. Ao contrario dos épicos italianos que contemporaneamente chamavam a atenção internacional para o cinema italiano, o estilo despretensioso de Vaser é o mesmo de um Primeiro Cinema então já em franco declínio, sobretudo nos Estados Unidos. Toda a

L. M. Kit Carson, Actor and Writer in Independent Film, Dies at 73

Imagem
Coincidência...no dia em que nos emocionávamos vendo (ou revendo) "Paris, Texas", na sala do São Luiz, morria um de seus co-roteiristas, pai "na vida real" do garoto do filme. A bem da verdade, sua morte foi último dia 20, mas publicizada no dia que vimos o filme. *** L. M. Kit Carson, an actor and writer who earned a following among devotees of independent film with his magazine journalism about movies and his own quirky films, died on Oct. 20 in Dallas, while visiting. He was 73. The precise cause was uncertain, but Mr. Carson had been ill with pneumonia, said his wife, Cynthia Hargrave. Within the independent film world, Mr. Carson was well known. As a writer for Esquire, Rolling Stone and other magazines in the 1960s and ’70s, he was an early advocate of young American directors like Martin Scorsese and Brian De Palma. In 1971 he was a founder, with G. William Smith, a film professor at Southern Methodist University, of the  USA Film Festival,  base

Indiana University Slates Orson Welles Centennial Celebration, Symposium for 2015

Imagem
Indiana University slates Orson Welles centennial celebration, symposium for 2015 Orson Welles: A Centennial Celebration and Symposium at Indiana University, April 29-May 2, 2015 - Call for Papers Indiana University plans an academic symposium welcoming scholars, archivists, filmmakers, and others interested in celebrating the centennial of Orson Welles’s birth. The event will be held April 29-May 2, 2015 on the beautiful Bloomington, Indiana campus and hosted by Indiana University’s newly established Media School; the Indiana University Libraries (including the Lilly Library, home of the Orson Welles Papers, and the IU Libraries Moving Image Archive); and Indiana University Cinema, which has earned an international reputation for the high quality of its facilities and programming. Accompanying the symposium will be a series of Welles films and an exhibition featuring rare and unique items from the Welles collection. Renowned Wellesian scholars such as James Naremore, Joseph McBri

Filme do Dia: The Iron Horse (1924), John Ford

Imagem
The Iron Horse (EUA, 1924). Direção: John Ford. Rot. Original:  Charles Darnton,  Charles Kenyon &  John Russell. Fotografia: George Schneiderman. Música: Erno Rapee. Com: George O'Brien, Madge Bellamy, Cyril Chadwick, Fred Kohler, Gladys Hulette, James A. Marcus, Jim Welch, Charles Edward Bull, James Gordon, Winston Miller, Peggy Cartwright, Will Walling, Colin Chase.           Davy Brandon (Miller) e Miriam Marsh (Cartwright) tem seu primeiro amor subitamente rompido, com a decisão do pai de Davy, um visionário agrimensor (Gordon), de partir para o oeste, na esperança de um dia vir a trabalhar numa ferrovia. Seus sonhos são logo interrompidos, com a aparição de um grupo de índios, em que um deles, um branco convertido, acaba assassinando- o. Anos depois, o sonho do pai de Davy começa a se concretizar, com a decisão do presidente Abrahan Lincoln (Bull), de ignorar os gastos excessivos que o país já possui com a guerra da secessão. Lincoln aliás, acaba reconhecendo em  M