Postagens

The Film Handbook#23: Jacques Tati

Imagem
Jacques Tati Nascimento : 09/10/1908, Le Pecq, França Morte : 4/11/1982, Paris, França Carreira  (como diretor): 1946-73 Ainda que fosse um grande mímico e um imaginativo inovador formal, Jacques Tatischeff era inclinado a sátira social simplista que, em última instância, reduzia a sua forma cômica enquanto filme. No entanto, é fascinante se observar que nas suas tentativas de revelar a forma que a moderna tecnologia despersonaliza a existência humana, tenha criado um estilo tão frio, puro e distante, em termos técnicos, quando a sociedade que criticava. Um bem sucedido mímico de music hall , especializado em impressões sobre homens de esporte nos anos 30, Tati interpretou diversos papéis menores  nos filmes de René Clement e Claude Autent-Lara. Em 1946 realizaria sua própria estreia na direção com o curta L'Ecole des Facteurs , que posteriormente expandiria para o longa Carrossel da Esperança / Jour de Fetê > 1 . Ambientado em um vila no campo visitada por uma feir

Filme do Dia: Mining Operations, Pennsylvania Coal Fields (1904)

Imagem
Mining Operations, Pennsylvania Coal Fields (EUA, 1904). Essa descrição do trabalho em uma mina de carvão, um dos temas caros aos filmes produzidos pela  companhia  de Edison, evidentemente destaca a dimensão tecnológica, mas parece antes de tudo querer chamar a atenção para motivos “sensacionais”, como o flagrante de uma verdadeira “erupção” provocada por uma explosão ou o surgimento de um trem. Até mesmo a presença de um recurso habitual contemporâneo – uma tela relativamente desprovida de motivos que somente muito tempo depois é “preenchida” – é utilizada aqui com resultados diversos. No caso em questão, o cavalo que puxa uma carroça se deparará logo adiante com uma enorme retroescavadeira, numa composição que efetivamente pretende apresentar de modo quase anedótico a convivência de modos de trabalho arcaicos e modernos talvez em não tão perfeita harmonia – a trajetória do cavalo  é temporariamente interrompida pela máquina. Inicia com uma panorâmica semelhante a de outro film

Milton Nascimento - Cais

Imagem

Filme do Dia: Um Amor de Vizinho (1964), David Swift

Imagem
Um Amor de Vizinho ( Good Neighbour Sam , EUA, 1964). Direção: David Swift. Rot. Adaptado: James Fritzell, Everett Greenbaum & David Swift, a partir do romance de Jack Finney. Fotografia: Burnett Guffrey. Música: Frank De Vol. Montagem: Charles Nelson. Dir. de arte: Dale Hennesy. Cenografia: Ray Moyer. Figurinos: Micheline & Jacqueline Moreau. Com: Jack Lemmon , Romy Schneider, Dorothy Provine, Michael Connors, Edward G. Robinson, Edward Andrews, Louis Nye, Robert Q. Lewis, Joyce James. Sam Bissel (Lemmon) leva uma vida tranquila com a esposa Minerva (Provine) e suas duas filhas pequenas até a chegada de uma amiga francesa de Dorothy, Janet Lagerlof (Schneider), que se torna vizinha do casal e logo recebe a notícia de que herdará 15 milhões de dólares de um tio falecido, caso comprove que se encontre casada. O casal Bissel pretende ajuda-la, fazendo Sam se passar por seu marido, mas tudo se torna ainda mais complicado com a chegada do ex-marido de Janet, Howard (Connors),

Filme do Dia: Solaris (1972), Andrei Tarkovski

Imagem
Solaris ( Solaris , URSS, 1972). Direção: Andrei Tarkovski. Rot. Adaptado: Fridrikh Gorenshtein & Andrei Tarkovski, baseado no romance de Stanislaw Lem. Fotografia: Vadim Yusov. Música: Eduard Artemiev. Montagem: Lyudmila Feiginova & Nina Marcus. Dir. de arte: Mikahil Romadin. Figurinos: Yelena Fomina. Com: Donatas Banionis, Natalya Bondarchuk, Yuri Yarvet, Vladislav Dvorzhetski, Nikolai Grinko, Anatoli Solonitsyn, Olga Barnet, Sos Sarkisyan.       Cris Kelvin (Banionis) é o psicólogo enviado para a estação orbital de Solaris, onde estranhos fatos são relatados pelos astronautas que lá se encontram, inclusive a morte de um dos cientistas, Gibaryan (Sarkisyan). Inicialmente cético quanto ao que lhe é relatado, após chegar a estação orbital, Cris torna-se vítima do que eles chamam de “visitas”, representações materiais de sua própria consciência, filtradas pelo oceano intergalático. Passa então a relacionar-se com Hari (Bondarchuk), sua ex-mulher falecida quando a abandona

Filme do Dia: Os Crimes do Museu (1933), Michael Curtiz

Imagem
Os Crimes do Museu ( The Mystery of Wax Museum , EUA, 1933). Direção: Michael Curtiz. Rot. Adaptado: Carl Erickson & Don Mullaly, basedo na peça de Charles Belden. Fotografia: Ray Rennahan. Música: Cliff Hess. Montagem: George Amy. Dir. de arte: Anton Grot. Figurinos: Orry-Kelly. Com: Lionel Atwill, Fay Wray, Glenda Farell, Frank McHugh, Allen Vincent, Gavin Gordon, Edwin Maxwell, Holmes Herbert. Londres, 1923. O escultor Ivan Igor acaba vendo seu museu destruído pelo fogo em meio a uma luta com seu sócio. Dez anos depois, em Nova York, Igor constrói um novo museu. Cadáveres começam a sumir do necrotério e Igor passa a sentir uma estranha atração pela noiva de seu sócio Allen Vincent (Burton), Charlotte Duncan (Wray), o que desperta suspeitas da astuciosa repórter Florence (Farell), sua companheira de quarto. Certamente um dos maiores chamarizes do filme é o de ser um dos primeiros a apresentar o novo processo de fotografia em cores que demonstra evidente progresso em relaçã

Filme do Dia: Memórias do Subdesenvolvimento (1968), Tomás Gutiérrez Aléa

Imagem
Memórias do Subdesenvolvimento ( Memorias del Subdesarollo , Cuba, 1968). Direção: Tomás Gutiérrez Aléa. Rot. Adaptado: Tomás Gutiérrez Aléa, baseado no romance Edmundo Desnoes. Fotografia: Ramón F. Suárez. Montagem: Nelson Rodríguez. Dir. de arte: Julio Matilla. Figurinos: Elba Pérez. Com: Sergio Corrieri, Daisy Granados, Eslinda Nuñez, Omar Valdés, Renée de la Cruz, Yolanda Farr, Ofelia González, Jose Gil Abad. Havana, 1962. Sergio Carmona (Corrieri) decide permanecer em Cuba, enquanto todos os seus familiares e sua esposa partem para os Estados Unidos. Aos 38 anos, escritor frustrado, vive dos aluguéis da família. Envolve-se com a jovem de classe média baixa de 16 anos, Elena (Granados) que, rejeitada por ele, acaba-o acusando de estupro. Enquanto isso, vive-se em cuba a tensão da crise dos mísseis e da invasão da Baía dos Porcos. Talvez o mais interessante desse filme seja a – ainda que involuntária – ambiguidade com que descreve toda a sua narrativa. Com um protagonista que

Luigi Tenco Più mi innamoro di te e meno tu mi ami

Imagem

Filme do Dia: L'Oeil de Vichy (1993), Claude Chabrol

Imagem
L’Oeil de Vichy (França, 1993). Direção: Claude Chabrol.  Rot. Original: Jean-Pierre Azéma & Robert O. Paxton. Montagem: Frédéric Lossignol & Stéphanie Louis. Nessa rara incursão pelo universo do documentário, poder-se-ia até imaginar que Chabrol optassse por uma postura mais autoral e intervencionista diante do material de arquivo que é o que compõe exclusivamente o filme. Tal não foi o caso, o que talvez tenha sido uma aposta interessante. O filme busca construir o universo da França de Vichy a partir dos próprios cinejornais e imagens de arquivos filmadas no período. As intervenções de um narrador são relativamente discretas e menos valorativas do que descritivas.  Umas poucas imagens de filmes de ficção, como uma seleção dos lançamentos franceses de uma temporada (incluindo Os Visitantes da Noite , de Carné) ou uma curiosa animação de propaganda interpetada por ninguém menos que Donald, Mickey, Popeye. A narrativa progride ano a ano, até a entrada triunfal de De Gaul

NINA SIMONE: FOR ALL WE KNOW

Imagem

Filme do Dia: A Conquista da Honra (2006), Clint Eastwood

Imagem
A Conquista da Honra ( Flags of Our Fathers , EUA, 2006). Direção: Clint Eastwood. Rot. Adaptado: William Broyles Jr. & Paul Haggis, a partir do livro de James Bradley & Ron Powers. Fotografia: Tom Stern. Música: Clint Eastwood. Montagem: Joel Cox. Dir. de arte: Jack G. Taylor Jr. Cenografia: Richard C. Goddard. Figurinos: Deborah Hopper. Com: Ryan Phillippe, Jesse Bradford, Adam Beach, John Benjamin Hickey, John Slattery, Barry Pepper, Jamie Bell, Paul Walker, Robert Patrick. 1943. Os americanos atacam a ilha de Iwo Jima. Seis soldados posam para um fotógrafo hasteando uma bandeira americana na ilha. A foto se torna célebre e provoca comoção nacional, sendo estampada nos principais jornais do país. Três dos soldados sobreviventes, Doc Bradley (Phillippe), Rene Gagnon (Bradford) e Ira Hayes (Beach) são recepcionados como heróis ao retornarem aos Estados Unidos. Eles se tornam parte da engrenagem de propaganda americana para vender bônus de guerra, ao mesmo tempo que se sen

The Film Handbook #22: Dennis Hopper

Imagem
Dennis Hopper Nascimento : 17/05/1936, Dodge City, Kansas, EUA Morte : 29/05/2010, Venice Beach, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1969-2008 Por volta de meados dos anos 70, parecia que a carreira de Dennis Hopper como diretor estava acabada; drogas e auto-complacência fizeram seu estrago e a única saída para seu talento único parecia ser o de ator em produções  alternativas baratas. Nos anos 80, no entanto, ele se tornou uma inventiva e influente figura tanto nos campos da interpretação como da direção. Hopper realizou sua estreia enquanto ator como adolescente indisciplinado em Juventude Transviada / Rebel Without a Cause , de Nicholas Ray , uma experiência que lançou uma longa sombra sobre sua obra futura. Durante o final dos anos 50 e os 60, ele alternou entre o mainstream hollywoodiano ( Assim Caminha a Humanidade / Giant ,  Sem Lei e Sem Alma , diversos filmes para Henry Hathaway) e produções alternativas, frequentemente desconsideradas, realizadas por Curtis Ha

Bob Dylan - Just Like Tom Thumb's Blues (Album Version-Music Video)

Imagem
Imagem
Da esq. para a dir., Hanna Schygulla, Irm Hermann e Margit Carstensen, três atrizes bastante recorrentes na filmografia de Fassbinder, em foto tirada em abril de 2015 por Jens Schommer

Filme do Dia: The Fatal Mallet (1914), Mack Sennett

Imagem
The Fatal Mallet (EUA, 1914). Direção: Mack Sennett. Rot. Original: Charles Chaplin & Mack Sennett.  Fotografia: Frank D. Williams. Com: Charles Chaplin , Mabel Normand, Mack Sennett, Mack Swain, Gordon Griffith. Enquanto dois homens (Chaplin e Swain) disputam os mimos de Mabel (Normand), um terceiro (Sennett) é seu verdadeiro amor – e também mais endinheirado. Os dois rivais fazem de tudo para se aproximarem de Mabel, inclusive se unirem contra o terceiro ou atacarem um ao outro, porém terminam juntos e molhados no lago, enquanto Mabel continua firme com seu verdadeiro amor. Uma das dezenas de filmes que Chaplin realizou para Sennett, em que a caracterização física e de vestuário do vagabundo já se faz presente, porém aqui impera os ditames da comédia pastelão e seu humor basicamente físico,  centrados sobretudo na troca de tijoladas trocadas entre os três personagens masculinos – dentre as primeiras tentativas  o vagabundo acerta equivocadamente justamente Mabel, numa das

VINCENT LOPEZ and His Orchestra, "Beyond the Blue Horizon" Paramount 1932

Imagem

Filme do Dia: Figaro & Cleo (1943), Jack Kinney

Imagem
Figaro and Cleo (EUA, 1943). Direção: Jack Kinney. Figaro foi um pequeno gato criado para o longa Pinoquio e nesse curta faz sua estreia solo. A partir de seu redirecionamento para o formato curta ele provavelmente, pretendia ser uma resposta para a dupla Tom & Jerry. Aliás toda a disposição visual e as situações são mais evocativas dos curtas dirigidos pela dupla Hanna & Barbera com seus dois personagens célebres do que propriamente da Disney. Aqui, não apenas os traços e a direção de arte são evocativos, mas até mesma as pernas da habitual empregada doméstica negra são entrevistos. Walt Disney Prod. para RKO Radio Pictures. 8 minutos e 22 segundos. 
Imagem
Fassbinder,Herzog e Wim Wenders durante as filmagens de "Quarto 666" do último

Filme do Dia: Pour Resister à La Tuberculose Soyon Forts (1918), Marius O'Galop

Imagem
Pour Resister à La Tuberculose Soyon Forts (França, 1918). Direção, Rot. Original, Fotografia e Montagem: Marius O´ Galop. Para resistir à tuberculose é necessário se manter forte como predica o título dessa animação de O´Galop cujas produções venceram o tempo menos por seu proselitismo didático do que pela beleza e simplicidade dos traços e soluções criativas – a melhor delas a contraposição do avanço da morte com a tuberculose representada por um esqueleto aspergindo veneno sob forma de vapor e que investe várias vezes contra um homem de maior força física que a derrota na terceira investida enquanto representação de como reagem sistemas imunológicos mais bem preparados. Curiosamente, o homem mais fraco já tem uma compleição física que o aproxima mais do esqueleto que o ataca do que das pessoas normais tais como o segundo, que aparece treinando boxe. O perfeil do primeiro, ao contrário, é o do intelectual que vive recluso em ambientes pouco salubres. 1 minuto e 44 segundos.

Listen, The Snow Is Falling - John Lennon & Yoko Ono

Imagem