Postagens

Filme do Dia: Gêmeas (1999), Andrucha Waddington

Imagem
G êmeas (Brasil, 1999). Direção: Andrucha Waddington. Rot. Adaptado: Elena Soarez & Andrucha Waddington. Fotografia: Breno Silveira. Música: Michelle Dibucci. Montagem: Sérgio Mekler. Dir. de arte: Gualter Pupo Filho. Figurinos: Angèle Fróes. Com: Fernanda Torres, Evandro Mesquita, Francisco Cuoco, Fernanda Montenegro , Caio Junqueira, Matheus Nachtergaele. Marilene (Torres) vive sofrendo com o assédio de sua irmã gêmea Iara (Torres) sobre si, sobretudo no que diz respeito aos namorados. Essa obsessão é um dos motivos que leva a mãe delas (Montenegro) à morte. Quando conhece o proprietário de uma auto-escola Osmar (Mesquita), Marilene pela primeira vez decide romper com o compartilhamento de namorados e decide tê-lo somente para si. Porém Iara não se dá por satisfeita, e até o próprio pai (Cuoco) decide que as duas devem ser uma só. Essa que é uma das mais precárias adaptações efetivadas sobre a obra de Nélson Rodrigues, não apresenta sequer o humor involuntário que marc

Filme do Dia: A Árvore da Vida (2011), Terrence Malick

Imagem
A Árvore da Vida ( The Three of Life , EUA, 2011). Direção e Rot. Original: Terrence Malick. Fotografia: Emmanuel Lubezki. Música: Alexandre Desplat. Montagem: Hank Corwin, Jay Rabinowitz, Daniel Rezende, Billy Weber & Mark Yoshikawa. Dir. De arte: Jack Fisk & David Crank. Cenografia: Jeanette Scott. Figurinos: Jacqueline West. Com: Brad Pitt, Sean Penn, Jessica Chastain, Hunter McCraken, Laramie Eppler, Tye Sheridan, Fiona Shaw, Nicolas Gonda.         Jack (McCracken) tem que lidar com o extremo autoristarismo do pai, O’Brien (Pitt), por um lado e com a compensação demasiado afetiva da mãe (Chastain) por outro,  além da trágica morte do irmão do meio, R.L. (Eppler). Tudo isso é filtrado pela mente de um Jack já adulto de meia-idade (Penn).      Como em outros filmes de Malick não se segue exatamente um enredo com arco dramático convencional e se explora abertamente a dimensão subjetiva, quase sinéstesica mesmo dos sentimentos. Malick, ao se deter no fluxo da me

Filme do Dia: Os Vermelhos e os Brancos (1967), Miklós Jancsó

Imagem
Os Vermelhos e os Brancos ( Csillagosok, Katonák , Hungria/URSS, 1967). Direção: Miklós Jancsó. Rot. Original: Gyula Hernádi, Miklós Jancsó, Luca Karall, Valeri Karen & Giorgi Mdvani. Fotografia: Tamás Somló. Montagem: Zoltán Farkas. Dir. de arte: Anatoli Burdo, Boris Chebotaryov & Ferenc Kopp. Figurinos: Maya Abar-Baranovskaya & Gyula Várdai. Com: József Madaras, Tibor Molnár, András Kozák, Jácint Juhász, Anatoli Yabbarov, Sergei Nikonenko, Mikhail Kozakov, Krystyna Mikolajewska. 1919. Húngaros se unem as forças vermelhas no combate aos brancos na guerra civil que aflige a União Soviética e acaba provocando uma série de massacres em um monastério e em um hospital próximos ao Volga. Através de um verdadeiro balé de planos-seqüência com virtuosos movimentos de câmera, Jancsó abdica de muitas das convenções do cinema ortodoxo em sua visão épica, sanguinária e anárquica do conflito como trilha sonora, diálogos, no sentido dramático convencional do termo ou definição a

Filme do Dia: Kanakas diving for money, no. 2

Imagem
Kanakas Diving for Money n2 (EUA, 1898). Fotografia: W.Bleckyrden & James H.White. Mesmo sendo uma imagem longe de tão agressiva quanto a de senhoras européias condescendentemente distribuindo comida para famintos garotos na África, jogando alimentos no chão como quem alimenta galinhas em um filme dos Lumière contemporâneo, não há como não destacar o perverso esporte de se divertir (tanto câmera como quem – o próprio cinegrafista? - joga, que aliás não surge diante da câmera) com um grupo de crianças em Honolulu cujo passatempo é o de colher moedas que lhe são jogadas. Não há como negar, no entanto, a bela composição, com a presença de um navio ancorado em um cais ao fundo e, próximo do grupo de crianças, um observador em uma canoa.  Edison Manufacturing Co. 30 segundos.

Filme do Dia: O Mensageiro do Diabo (1955), Charles Laughton

Imagem
O Mensageiro do Diabo ( The Night of the Hunter , EUA, 1955). Direção: Charles Laughton. Rot. Original: James Agee & Charles Laughton, baseado no romance de  Davis Grubb. Fotografia: Stanley Cortez. Música: Walter Schumann. Montagem: Robert Golden. Dir. de arte: Hilyard M. Brown. Cenografia: Alfred E. Spencer. Figurinos: Jerry Bos & Evelyn Carruth. Com: Robert Mitchum, Shelley Winters, Lillian Gish, James Gleason, Evelyn Varden, Peter Graves, Don Beddoe, Billy Chapin, Sally Jane Bruce, Gloria Castillo.         Ben Harper (Graves) é preso após ter roubado dez mil dólares. Ele conta que o dinheiro será para os filhos, John (Chapin) e Pearl (Bruce) e não deve ser revelado nem para a mãe deles, Willa (Winters). No presídio, fala durante o sono e revela o segredo para o “Reverendo” Harry Powell (Mitchum), perigoso psicopata, antes de ser enforcado. Powell, quando sai da prisão, vai para a vila onde mora a família Harper e logo conquista a simpatia das mulheres. Desde o iníc

Filme do Dia: O Piquenique (1930), Burt Gillett

Imagem
O Piquenique ( The Picnic ,   EUA, 1930). Direção: Burt Gillett. Esse curta, ainda que em p&b, no qual  Mickey e Minnie vão para um piquenique e levam também Pluto –aqui o cachorro de Minnie – enfrentando a chuva  e os animais que carregam toda a comida após um breve momento de diversão e dança demonstra a tendência que a animação pós-cinema sonoro enveredou, sendo Disney o modelo mais bem sucedido a apresentar a trilha a ser seguida por outros produtores, não tanto em termos dos traços dessa animação ainda um tanto toscos (o modelo de qualidade eram as Silly Simphonies ) ou na presença de uma certa dose de manifestações "eróticas" que se tornariam crescentemente dessexualizadas após o Código Hays, mas na soma de música, antropomorfização de animais longe de fazer menção ao universo social mais concreto (caso da série de Félix da década anterior) e um enredo mínimo, acrescentando posteriormente as cores. Aqui o número musical cantado pela dupla de ratos é seguido pe

Mario Reis - Rasguei a minha fantasia

Imagem

The Film Handbook#31: Jacques Becker

Imagem
Jacques Becker Nascimento : 15/09/1906, Paris, França Morte : 20/02/1960, Paris, França Comparado a muitos de seus contemporâneos, Jacques Becker é amplamente subestimado. E é muito provável que onde ele é vigoroso - um estilo visual elegante mas que não se impõe, um interesse pelos personagens mais que pelo enredo - é que o tenha levado a ser negligenciado pela crítica. Becker circulou por uma variedade de empregos antes de seu interesse pelo cinema ter crescido por um encontro com King Vidor  e por sua amizade com Renoir , de quem foi assistente ao longo dos anos 30. Após diversos falsos inícios, a carreira de Becker como diretor se inicia com Dernier Atout , uma empolgante comédia de suspense detetivesco. Porém foi com Mãos Vermelhas / Goupi Mains Rouge , um engenhoso e sombrio melodrama sobre furtos e assassinato que introduziu seu interesse em grupos de personagens interagindo com um meio geográfico e social cuidadosamente definido. Muito da obra posterior do diretor pode

Filme do Dia: The Adventure of Iron Pussy (2003), Apichatpong Weerasethakul

Imagem
The Adventure of Iron Pussy ( Hua Jai Tor ra Nong , Tailândia, 2003). Direção e Rot. Original: Apichatpong Weerasethakul & Michael Shawaonasai. Fotografia: Surachet Tongmee. Figurinos: Prae Prakmis. Com: Michael Shawaonasai, Siriyakom Pukkavesh, Krissada Terrence, Theerawat Thongjitti. Quando se traveste literalmente de Iron Pussy (Shawaonasai), travesti consegue derrotar vários homens juntos. Junte-se a isso a atração que exerce nos homens e Iron é designada como agente para enfrentar a corrupção que envolve a família da multimilionária Pompadoy e seu filho Tang (Terrence), que se apaixona por uma das criadas que ninguém é menos do que a própria Iron Pussy e, para sua decepção, sua irmã gêmea. É curioso, senão mesmo instigante, saber que apenas um ano antes de sua descoberta internacional com o premiado Mal dos Trópicos , que o colocaria no mapa do cinema de arte contemporâneo, Weerasethakul tenha dirigido essa comédia, em tudo distinta praticamente do sucesso do filme se

Filme do Dia: O Delito (1947), Alberto Lattuada

Imagem
O Delito ( Il Delitto di Giovanni Episcopo , Itália, 1947). Direção: Alberto Lattuada. Rot. Adaptado: Suso Cecchi D’Amico, Aldo Fabrizi, Federico Fellini , Alberto Lattuada & Piero Tellini, a partir do romance Giovanni Episcopo , de Gabriele D’Anunzio. Fotografia: Aldo Tonti. Música: Felice Lattuada. Montagem: Giulianna Attenni. Dir. de arte: Dario Cecchi. Cenografia: Luigi Gervasi. Figurinos: Gino Sensani. Com: Aldo Fabrizi, Yvonne Sanson, Roldano Lupi, Ave Ninchi, Nando Bruno, Alberto Sordi, Francesco De Marco, Amedeo Fabrizi, Gino Cavalieri, Folco Lulli. Roma, passagem do século XIX para o XX. Giovanni Episcopo (Aldo Fabrizi) é um solitário funcionário público que leva sua vida sem maiores supreseas, morando a quase duas décadas numa humilde pensão. Certa noite enverga uma casaca feita especialmente para ocasião e decide sair. Diante de um cabaré é influenciado pelo malevólo Giulio Wanzer (Lupi), que passa então a rapidamente dominar sua vida. Primeiro, fazendo com que troq

Filme do Dia: Belinda (1948), Jean Negulesco

Imagem
Belinda ( Johnny Belinda , EUA, 1948). Direção: Jean Negulesco. Rot. Adaptado:  Irma Von Cube & Allen Vincent, baseado na peça de Elmer Harris. Fotografia: Ted D. McCord. Música: Max Steiner. Montagem: David Weisbart. Dir. de arte: Robert M. Haas. Cenografia: William Wallace. Figurinos: Milo Anderson. Com: Jane Wyman, Lew Ayres, Charles Bickford, Agnes Moorehead , Stephen McNally, Jan Sterling, Rosalind Ivan, Dan Seymour. Na costa da Nova Escócia, Belinda (Wyman) é uma surda-muda que é tratada como deficiente mental pelo próprio pai, Black (Bickford), e ridicularizada por todos da pequena vila de pescadores até a chegada do médico Robert Richardson (Ayres), que descobre uma capacidade enorme não desenvolvida, pela vida precária em que leva. Ainda que inicialmente céticos quanto aos progressos de Belinda, Black e sua irmã Aggie (Moorehead), observam o desenvolvimento de Belinda com a ajuda de Robert. Certo dia, no entanto, quando todos se encontram afastados, Belinda sofre viol

Filme do Dia: De L'Autre Côté (2002), Chantal Akerman

Imagem
De L´Autre Côté (França/Bélgica/Austrália/Finlândia, 2002). Direção e Rot. Original: Chantal Akerman. Fotografia: Chantal Akerman, Robert Fenz & Raymond Fromont. Montagem: Claire Atherton. Já a partir do primeiro plano fica configurado que esse documentário a respeito de imigrantes mexicanos e seus parentes que vivenciaram a experiência dolorosa de terem atravessado a fronteira, perdido parentes ou se separado de suas famílias busca um tom bastante próprio. Akerman filma seus entrevistados a partir de uma camera fixa e planos bastante longos, talvez evocativos das estratégias de um Errol Morris. Entremeia os mesmos com longos travellings de automóvel de paisagens tão áridas quanto muitos dos relatos de seus “personagens”. Na maior parte dos depoimentos, ouve-se a voz de Akerman direcionar para seus intuitos a fala dos mesmos. E, coroando seu estranhamento, reserva para momentos muito específicos intervenções bastante autorais, como uma peça de Schubert ou, já ao final,  a pr

Paul McCartney - Call Me Back Again

Imagem

Filme do Dia: A Mulher de Todos (1969), Rogério Sganzerla

Imagem
A Mulher de Todos (Brasil, 1969). Direção: Rogério Sganzerla. Rot. Original: Rogério Sganzerla, sobre o argumento de Egidio Eccio. Fotografia: Oswaldo Cruz Kemeny & Peter Overbeck. Montagem: Franklin Pereira & Rogério Sganzerla. Dir. de arte: Andrea Tonacci. Com: Helena Ignez, Jô Soares, Stênio Garcia, Paulo Villaça, Antônio Pitanga, Renato Corrêa de Castro, Telma Reston, Abrahão Farc.          Mulher de um ex-líder nazista e milionário, Doktor Plirtz (Soares), Ângela Carne-e-Osso (Ignez), é uma ninfomaníaca que se auto-define como o “máximo” e que viaja para a Ilha dos Prazeres, exercendo um fascínio dominador sobre todos os homens com quem convive. O que menos conta é o enredo nesse terceiro longa de Sganzerla, que mesmo longe de repetir a mesma inovação desconcertante de sua obra-prima, O Bandido da Luz Vermelha , demonstra que o seu talento estético para composições visuais sofisticadas, partindo praticamente do nada, permanece afiado. Com uma exuberante fotografia em

Gal Costa - Trem das onze (1973)

Imagem

Filme do Dia: A Fuga de Tarzan (1936), Richard Thorpe

Imagem
A Fuga de Tarzan ( Tarzan Escapes , EUA, 1936). Direção: Richard Thorpe. Rot. Original: Cyril Hume, Jack Cummings & Edwin H. Knopf, a partir dos personagens de Edgar Rice Borroughs. Fotografia: Leonard Smith. Música: William Axt. Montagem: W. Donn Hayes & Frank Lawrence. Dir. de arte: Elmer Sheeley. Cenografia: Edwin B. Willis. Com: Johnny Weissmuller, Maurren O´Sullivan, John Buckler, Benita Hume, William Henry, Herbert Mundin, E.E. Clive, Darby Jones, Cheeta. Rita (Hume) e Eric (Henry) chegam à africa atrás da prima Jane Parker (O`Sullivan), pois esta recebeu uma fortuna de um tio milionário. Eles partem em uma expedição comandada pelo Capitão Fry (Buckler) e seus ajudantes negros, liderados por Bomba (Jones). Após muitas peripécias e a morte de vários nativos, eles travam contato com Tarzan (Weissmuler) e Jane. Jane concorda em retornar com eles para ajeitar a documentação que beneficiará os primos, porém Fry cria uma armadilha para apriosionar e vender todos os branco

Hannah and Her Sisters - Original Soundtrack (OST)

Imagem

Filme do Dia: Armadilha do Diabo (1962), Frantisek Vlácil

Imagem
Armadilha do Diabo ( Dablova Pást , Tchecoslováquia, 1962). Direção: Frantisek Vlácil. Rot. Adaptado: Frantisek A. Dvorák, Milos Václav Kratochvíl & Alfred Technik. Fotografia: Rudolf Milik. Música: Zdenek Lisk. Montagem: Miroslav Hájek. Figurinos: Theodor PIstek. Com: Vít Olmer, Víteszlav Vejrazka, Karla Chadimová, Miroslav Macháchek, Cestmír Randa, Vlastimil Hasek, Josef Hlinomaz,  Bedrich Karen, Ladislav Kazda, Dagmar Kofronová, Frantisek Kovárik. Século XVI. Um moleiro (Vejrazka) e seu filho Jan (Olmer), passam a ser observados com suspeição por conta de terem, a partir dos rudimentos do primeiro, encontrado um filão de água que se torna cobiçado pela comunidade. Rumores de bruxaria são disseminados pelo regente (Randa) local e um padre (Macháchek). Marcado por um preciosismo estilístico que se faz presente em sua cuidadosamente atmosférica trilha sonora, por vezes algo excessiva, que se conjuga a um certo estranhamento com que tudo é narrado, como se não deixasse muita

The Film Handbook#30: Anthony Mann

Imagem
Arthur Kennedy e James Stewart em um momento de violência tipicamente encenada em E O   Sangue Semeou a Terra / Bend of the River , de Anthony Mann Anthony Mann Nascimento : 30/06/1906, San Diego, Califórnia Morte : 29/04/1967, Berlim, Alemanha Ocidental Carreira  (como diretor): 1942-67 Mesmo tendo trabalhado numa variedade de gêneros, a reputação do diretor nascido Emil Anton Bundsmann permanece firme na série de westerns clássicos realizados nos anos 1950, muitos dos quais estrelados por James Stewart. O uso das paisagens, emocional e intensidade psicológica, e complexidade estrutural assinalam sua contribuição ao gênero como crucial para seu desenvolvimento. Tendo trabalhado em várias funções nos teatros de Nova York, Mann entrou primeiramente no cinema como caçador de talentos para o produtor David O. Selznick e assistente de Sturges . Em 1942, com Dr. Broadway , passou a dirigir séries de modestos musicais e melodramas; foi somente no final dos anos 40 com filmes no

Filme do Dia: Ko-Ko's Big Sale (1929)

Imagem
Ko-Ko’s Big Sale (EUA, 1929). Direção: Dave Fleischer. Por mais que o próprio Fleischer tenha se poupado do nível de auto-exposição de surgir como um animador que negocia bebidas com um vendedor, a determinado momento, esse curta da série com o Palhaço Koko apresenta encanto o suficiente  na habitual interação entre desenhista e desenhados. No caso aqui, o vendedor, antes de ser brutalmente jogado pelo animador porta à fora – e deixar sua marca na parede enquanto animação – deita bebida justamente no tinteiro que irá servir como material para os desenhos do palhaço. Se aparentemente se pode imaginar que algum partido seria tirado dessa mescla entre álcool e tinta nos desenhos de colorações surrealistas como são os da série, serve antes como pretexto para que Koko e seu fiel cão Fritz afirmem que se sairiam melhores vendedores. O desenhista aceita o desafio e desenha uma valise de vendas e o suporte necessário para que ambos viajem. Há uma referência paródica, que talvez se perca c