Postagens

Filme do Dia: Cortázar (1994), Tristán Bauer

Imagem
Cortázar ( Cortázar , Argentina, 1994). Direção: Tristán Bauer. Rot. Original: Tristán Bauer & Carolina Scaglione. Fotografia: Marcelo Camorino. Música: Rodolfo Mederos. Montagem: Tristán Bauer. Com: Alfredo Alcón (voz de Julio Cortázar), Hugo Carrizo, Aguston Goldschmidt.            Documentário retrata um pouco do universo do escritor argentino Julio Cortazar (1914-84): sua paixão pelo boxe na juventude; sua militância política (manifesta em seu interesse por Cuba e Nicarágua); seu amor pelos passeios pelas cidades de Bueños Aires e Paris; onde lhe interessavam sobretudo os cartazes que se sobrepõem aleatoriamente nos muros (importante signos) e as pessoas; a importância do primeiro esboço de uma literatura latino-americana (ele se refere a si próprio, Vargas Llosa e Garcia Márquez); seu sentimentalismo (muitas vezes saía do cinema com o rosto encoberto para esconder as lágrimas); sua relação afetiva com   sua companheira, carinhosamente apelidada de Ursinha (1946-82); o sen

Frank Zappa - Cheap Thrills

Imagem

Filme do Dia: Happy People: A Year in the Taiga (2010), Werner Herzog

Imagem
Happy People: A Year in the Taiga (Alemanha, 2010). Direção: Dimitri Vasyukov & Werner Herzog. Rot. Original: Rudolph Herzog & Werner Herzog. Fotografia: Alexei Matveev, Gleb Stepanov, Arthur Sibirski & Michael Tarkovsky. Música: Christopher Carmichael. Montagem: Joe Bini. No vilarejo siberiano de Bakhtia, o filme acompanha a trajetória solitária de algumas pessoas nos limites do esforço humano para sobreviver em temperaturas que chegam a 50 graus negativos no inverno e sem comunicação, água corrente ou eletricidade e tendo como principal suporte os cães na ajuda à caça. Como boa parte dos personagens da trajetória de Herzog , parece-se aqui se fazer mais uma apologia daqueles que conseguem viver à margem da modernidade, ou pelo menos da maior parte de seus usufrutos – o personagem principal acompanhado pelo filme possui um esqui motorizado. Porém, o resultado final se aproxima menos das obras do realizador, do que de uma tradição que remonta ao Nanook (19

The Film Handbook#41: Alfred Hitchcock

Imagem
No set de Psicose Hitchcock prepara Janet Leigh para o que seria a mais famosa cena de chuveiro de todos os tempos; com duração de 45 segundos foi reunida a partir de 70 planos separados Alfred Hitchcock Nascimento : 13/08/1899, Leytonstone, Londres, Inglaterra Morte : 29/04/1980, Los Angeles, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1926-76 O auto-intitulado "mestre do suspense" Alfred Joseph Hitchcock tem sido descrito como teólogo católico, como um formalista importante por seu uso manipulativo da narrativa e como um  austero moralista. Porém tais denominações parecem em desacordo com a experiência de fato de se assistir sua obra: preocupado principalmente com a psicologia do medo, ele estava sempre buscando novas formas de assustar tanto seus personagens quanto o público. A consistência temática, à parte os diversos motivos em comum a maior parte dos filmes de suspense (culpa, inocentes perseguidos, femmes fatales  e morte) é conspícua por inexistir em sua obr
O mundo atual é, um mundo demasiadamente cruel,  e em vão. A crueldade é violar a personalidade de alguém, é colocar alguém em condição de chegar a uma confissão total e gratuita. Se fosse uma confissão em vista de uma meta determinada, eu a aceitaria, mas trata-se do exercício de um voyeur, é vicioso e, devemos dizê-lo, é cruel. Acredito firmemente que a crueldade é sempre uma demonstração de infantilismo. Toda a arte de hoje se torna cada dia mais infantil. Cada um de nós tem o desejo louco de ser o mais infantil possível...Hoje a arte é ou lamentação ou crueldade. Não há outra medida: ou nos lamentamos, ou fazemos um exercício absolutamente gratuito de crueldade. Tome, por exemplo, a especulação (é preciso chamá-la pelo nome) que se faz sobre a incomunicabilidade, sobre a alienação; não vejo nisso nenhuma ternura, mas uma enorme complacência...E isso, como lhe falei, me levou a determinação de não fazer mais cinema. Roberto Rossellini apud Jean-Louis Comolli, Ver e Poder , p. 61

Filme do Dia: A Onda (2008), Dennis Gansel

Imagem
A Onda ( Die Welle , Alemanha, 2008). Direção: Dennis Gansel. Rot. Adaptado: Dennis Gansel & Peter Thorwhart, baseado no romance de Todd Strasser. Fotografia: Torsten Breuer. Música: Heiko Maile. Montagem: Ueli Christen. Dir. de arte:   Knut Loewe & Petra Ringleb. Cenografia: Tilman Lasch. Figurinos: Ivana Milos. Com: Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt, Jennifer Ulrich, Christiane Paul, Jacob Matschenz, Cristina do Rego, Elias M’Barek. Professor de escola secundária (Vogel) cria um experimento que o torna lider de um grupo de colegiais que se vestem de branco, acham-se superiores e criam intensos laços de fraternidade que exclui todos os que nao fazem parte do grupo. Rainer, o professor, percebe que perdeu o controle da situação quando vê estampado em um jornal a foto de uma pichação gigante efetuada no alto de uma construção com o símbolo do movimento e vê sua esposa Anke (Lau) o abandonar quando essa ouve dele que ela, também professora na mesma escola, enc

Filme do Dia: Very Nice, Very Nice (1961), Arthur Lipsett

Imagem
Very Nice, Very Nice (Canadá, 1961). Direção: Arthur Lipsett. Colagem experimental que pretende refletir sobre o fato da vida ter se transformado bastante nas últimas 3 décadas e, em decorrência disso, até que ponto se viveria em um mundo melhor ou pior. Talvez mais do que o seu mote principal o que mais salte aos olhos de hoje, mais de meio século após, seja a virtuosidade impressionante com o qual agrega imagens em frações de segundos, assim como consegue costurar soluções criativas, mesmo num período – sobretudo alguns anos após – bastante marcado por montagens visuais. Também faz um uso bem interessante de sua banda sonora, sendo nesse sentido uma experimentação completa em termos de audiovisual. Aliás a gênese do filme está associada ao som, pois foi através de colagens sonoras realizadas como hobby pelo realizador que surgiu a ideia do filme. Curiosamente esse curte de estreia do realizador foi indicado ao Oscar da categoria. Kingsley Int./NFB. 7 minutos e 1 segundo.

Filme do Dia: Amores Clandestinos (1959), Delmer Daves

Imagem
Amores Clandestinos ( A Summer Place , EUA, 1959). Direção: Delmer Daves.  Rot. Adaptado: Delmer Daves, baseado no romance de Sloan Wilson. Fotografia: Harry Stradling Sr. Música: Max Steiner. Montagem: Owen Marks. Dir. de arte: Leo K. Kuter. Cenografia: William L. Kuehl. Figurinos: Howard Shoup. Com: Richard Egan, Dorothy McGuire, Sandra Dee, Arthur Kennedy, Troy Donahue, Constance Ford, Beulah Bondi, Jack Richardson. Sylvia Hunter (McGuire) vive um casamento de aparências, com o decadente marido alcoólatra Bart (Kennedy), tomando conta de uma pousada da família do marido, em Pine Island, juntamente com o filho adolescente, Johnny (Donahue). A situação familiar se transforma com a chegada do ex-jardineiro da família, Ken Jorgenson (Egan), hoje milionário, sua esposa Helen (Ford) e sua filha adolescente Molly (Dee). Ken também vive um casamento de aparência com uma esposa que possui fobia de sexo e procura reprimir a filha a todo custo.  Sylvia reata sua paixão anterior ao casamen

Filme do Dia: Ela Quer Tudo (1986), Spike Lee

Imagem
Ela Quer Tudo ( She's Gotta Have It , EUA, 1986). Direção e Rot. Original: Spike Lee. Fotografia: Ernest R. Dickerson. Música: Bill Lee. Montagem: Spike Lee. Dir. de arte: Wynn Thomas & Ron Paley. Figurinos: John Michael Reefer. Com: Tracy Camilla Johns, Tommy Redmond Hicks, John Canada Terrell, Spike Lee, Raye Dowell, Joie Lee, Bill Lee, Cheryl Burr.         Nola Darling (Johns) mantém relacionamento, ao mesmo tempo, com Greer Childs (Terrell), que deseja um relacionamento estável e institucionalizado, com o playboy Jamie (Hicks) e com o jovem e brincalhão Mars (Lee). Apesar de constantemente pressionada por todos os três, em especial por Greer, nunca decide ficar com apenas um deles. Depois de um afastamento temporário de todos os três, acreditando que é sexualmente compulsiva  e de ter sofrido violência por parte de Greer, Nola pretende casar-se com ele. Porém em pouco tempo muda de idéia e volta a viver sua vida com suas próprias regras.         A estréia de Le
In an ethical community it is love, or rather caring, that should reign supreme; in a merely moral community, mere rationality will do. Avishai Margalit, The Ethics of Memory , p. 146

Filme do Dia: Nosferatu, O Vampiro da Noite (1979), Werner Herzog

Imagem
Nosferatu, o Vampiro da Noite ( Nosferatu: Phantom der Nacht , Alemanha/França, 1979). Direção: Werner Herzog. Rot. Adaptado: Werner Herzog, a partir do livro de Bram Stoker. Fotografia: Jörg Schmidt-Reitwein. Música: Popul Vuh. Montagem: Beate Mainka-Jellinghaus. Dir. de arte: Henning von Gierke. Figurinos: Gisela Storch. Com: Klaus Kinski, Isabelle Adjani, Bruno Ganz, Roland Topor, Walter Ladengast, Margiet van Hartingsveld, Jan Groth, Carsten Bodinus, Clemens Scheitz. Jonathan Harker (Kinski) é enviado para a Transilvânia com a missão de firmar um contrato com o misterioso Conde Drácula (Kinski). Sua esposa Lucy (Adjani), ultimamente vítima de febres e alucinações, o aconselha a não ir pois tem maus pressentimentos. Harker é desencorajado por todos os ciganos que moram em um vilarejo próximo ao castelo. Ainda assim vai tornando-se vítima do vampiro. Drácula parte para Wismar com um carregamento de ratos e terra em um barco. Jonathan pretende chegar antes dele e salvar Lucy. P
I am being slow in parting from poetry because I believe that good poetry is perhaps the best example of emotions recollected, in the sense of emotions relived. Avishai Margalit, The Ethics of Memory , p. 124

Filme do Dia: Ashik Kerib (1988), Sergei Paradjanov

Imagem
Ashik Kerib ( Ashug-Karibi , URSS, 1988). Direção: Sergei Paradjanov & Dodô Abashidze. Rot. Adaptado: Gia Badridze, baseado no conto “Ashik Kerib, o Adorável Menestrel”, de Mikahil Lermontov. Fotografia: Albert Yavuryan. Música: Dzavanshir Kuliyev. Dir. de arte: Gogi Aleqsi-Meskhisvilli, Shota Gogolavshvili, Sergei Paradjanov & Niko Zandukeli. Figurinos: E. Magalashvili. Com: Yuri Mgoyan, Sofiko Chiaureli, Ramaz Chkhikvadze, Konstantin Stepankov, Veronique Matonidze, Baia Dvalishvili, David Dovlatian, Levan Natroshvili. O jovem menestrel Ashik Kerib (Mgoyan) se apaixona pela filha de um rico mercador, que o rejeita por sua ausência de posses. Kerib ganha o mundo, após a promessa da jovem não casar dentro do período de mil dias. Após muitas aventuras, ele retorna no último dia e as bodas ocorrem. O que mais chama a atenção na produção de Paradjanov , e que aqui se encontra longe de ser contradito, é o seu desprezo por um viés narrativo naturalista. Nesse sentido, encontr

Filme do Dia: O Pranto de um Ídolo (1963), Lindsay Anderson

Imagem
O Pranto de um Ídolo ( This Sporting LIfe , Reino Unido, 1963). Direção: Lindsay Anderson. Rot. Adaptado: David Storey, baseado em seu próprio romance. Fotografia: Denys N. Coop. Música: Robert Gerhard. Montagem: Peter Taylor. Dir. de arte: Alan Whity. Cenografia: Peter Lamont. Figurinos: Sophie Devine. Com: Richard Harris, Rachel Roberts, Alan Badel, William Hartnel, Colin Blakely, Vanda Godsell, Anne Cunningham, Jack Watson, Arthur Lowe. Ex-mineiro e jogador de rugby amador, Frank Machin (Harris) vive na casa da viúva Margaret Hammond (Roberts), por quem é apaixonado, e sonha em ser contratado pelo City, clube de prestígio. Em uma apresentação virtuosa chama a atenção de um empresário do clube, Gerald Weaver (Badel). Ele é contratado pelo salário de mil libras, porém sua relação com Margaret continua complicada, pois ela nunca assume de fato a relação com ele e não consegue esquecer de todo o marido suicida. A fama e o sucesso repentinos de Machin, por sua vez, o fazem perce

Frank Zappa - Directly from my Heart to You

Imagem

Frank Zappa & The Mothers - Who Needs the Peace Corps ?

Imagem

The Film Handbook#40: Brian De Palma

Imagem
Brian De Palma Nascimento : 11/09/1940, Newark, New Jersey, EUA Carreira : 1960- Apesar de Brian De Palma apresentar um domínio da tecnologia do cinema, de todos os "fedelhos do cinema" que ascenderam ao poder nos anos 70, parece o menos emocionalmente satisfatório; a impressão permanente que se tem ao se assistir a seus filmes é de um triste desperdício de talento mal aplicado. Ainda enquanto estudante, De Palma dirigiu uma série de curtas vagamente underground que antecipavam a sátira anti-estabelishment de seus primeiros longas. Em Festa de Casamento / The Wedding Party  a ação improvisada e a montagem frenética exibiam a influência de Godard : Murder à la Mod  imitava o melodrama, os thrillers de Hitchcock e a comédia muda; Dionysus in '69 experimentava com a tela dividida; Quem Anda Cantando Nossas Mulheres / Greetings  e Oi, Mâe!/Hi, Mom!  foram espasmodicamente divertidas comédias em estilo de revista sobre fuga ao alistamento militar e voyeurismo, notáveis