Postagens

Direita, volver

BRASÍLIA -  A posse de Michel Temer deve marcar a mais brusca guinada ideológica na Presidência da República desde que o general Castello Branco vestiu a faixa, em abril de 1964. Após 13 anos de governos reformistas do PT, o país passa ao comando de uma aliança com discurso liberal na economia e conservador em todo o resto. O eleitor não foi consultado sobre as mudanças. O cavalo de pau fica claro na  escalação do ministério , que sugere desprezo à representação política das minorias. Ao substituir a primeira presidente mulher, Temer montou uma equipe só de homens, o que não acontecia desde a era Geisel. Os negros também foram barrados na Esplanada. O Ministério da Educação foi entregue ao DEM, partido que entrou no Supremo contra as ações afirmativas. A pasta do Desenvolvimento Social, responsável pelo Bolsa Família, acabou nas mãos de um deputado do PMDB que já se referiu ao benefício como uma "coleira política". Para a Justiça, Temer escolheu o secretário de Seguran

Filme do Dia: A Novela das 8 (2011), Odilon Rocha

Imagem
A Novela das 8 (Brasil, 2011). Direção e Rot. Original: Odilon Rocha. Fotografia: Ulrich Burtin. Música: Tejo Damasceno & Tito Lima. Montagem: André Finotti. Dir. de arte: Valdy Lopes. Figurinos: Cássio Brasil. Com: Cláudia Ohana, Vanessa Giácomo, Mateus Solano, Alexandre Nero, Otto Jr., Paulo Lontra, Thaís Miller, Aline Fanju, André Ramiro, Camila Amado. São Paulo, 1978. A empregada da prostituta Amanda (Giácomo), Dora (Ohana), reencontra como cliente de Amanda, um dos homens que a estuprara e torturara. O homem morre em meio ao que prometia ser uma sessão apimentada de sexo.  Histérica, Amanda é orientada por Dora a dividir o dinheiro que ele possuía e se desfazer do cadáver. Amanda implora a Dora para ir com ela ao Rio de Janeiro. Viciada na novela das 8, Dancin’ Days , Amanda tem como sonho conhecer a discoteca que serve de cenário à novela. Dora, por sua vez, reencontra a mãe e observa de longe o filho adolescente, Caio (Lontra), hostilizado pelos garotos da escola por

O fantasma de 1964

Imagem
É desalentador e negativo para a imagem do Brasil ver como uma onda de indignação nas ruas deu legitimidade a uma iniciativa puramente política Otros O  Brasil  tem diante de si um grande desafio. Terá de explicar muito bem ao mundo, a seus parceiros políticos e comerciais da  América Latina  e fora dela por que o Congresso está depondo  Dilma Rousseff , reeleita democraticamente, pelas urnas, há 19 meses, com 54 milhões de votos. O que poderia justificar esse julgamento apressado e o afastamento? Ao pensar nas grandes deposições e renúncias da história, vem-nos à mente em especial o caso de Richard Nixon  em 1974, deixando a Casa Branca em desgraça depois que se descobriu toda uma trama de espionagem nos escritórios do partido democrata no hotel Watergate. É disso que se alimentaram, tradicionalmente, as chamas das verdadeiras quedas presidenciais nas grandes potencias internacionais. Como também no Brasil. Basta lembrar que quando  Fernando Collor renunc

Filme do Dia: Capture of Trenches at Candaba (1899)

Imagem
Capture of Trenches at Candaba (EUA, 1899). Mais um filme que se apóia no conflito com as Filipinas. Aqui, filipinos defendem trincheiras (que, segundo o catálogo da companhia, foram reconquistadas por eles, ainda que não exista nenhuma menção a isso no plano da imagem) até a cavalaria americana se aproximar. A maior parte foge. Não existe exatamente algo mais conclusivo sobre a captura dos filipinos que permanecem nas trincheiras, como sugere o título, ainda que se encontrem evidentemente em situação de inferioridade – de fato o que se observa, já ao final do filme e provavelmente sem ter sido planejado, é a queda de um soldado americano de seu cavalo. Edison Manufacturing Co. 53 segundos.

A Tragédia Ética da Política, Christian Dunker

Imagem
A história do pensamento sobre a ética pode ser dividida em duas grandes tradições. De um lado estão aqueles que defendem que a essência da ética reside no que move o ato. Ainda que sua ação seja contrária à moral instituída e estranha aos costumes ou ao  habitus , ela pode ser ética porque ambiciona praticar uma lei que ainda não foi toda escrita. Por exemplo, quando Antígona desafia Creonte, o tirano de Tebas, porque quer dar a seu irmão Polinice um enterro digno, ela vai contra as leis e as regras da cidade, mas no fundo ela está com a razão ética porque seus motivos são mais universais do que os de Creonte, focado que está no respeito a tratos particulares. Antígona defende o princípio de que todos merecemos um enterro digno, ainda que tenhamos traído um pacto estabelecido, neste caso a alternância de poder entre os filhos de Édipo. É neste sentido que a psicanálise afirma que o desejo humano é trágico por excelência, pois ele nos leva a cometer atos que podem levar ao pior do

Filme do Dia: Eu Sou Ingrid Bergman (2015), Stig Björkman

Imagem
Eu Sou Ingrid Bergman ( Jag ar Ingrid , Suécia, 2015). Direção: Stig Björkman. Rot. Original: Stig Björkman, Dominika Daubenbüchel & Stina Gardell. Fotografia: Eva Dahlgren & Malin Korkeasalo. Música: Eva Dahlgren & Michael Nyman. Montagem: Dominika Daubenbüchel. Documentário que privilegia o lado pessoal de Ingrid em relação aos filmes dos quais participou e seu convívio com a comunidade hollywoodiana. Guiado pelos diários da atriz, recorte bastante recorrente em produção biográfica recente, conta com o apoio sobretudo de seus filhos de suas duas primeiras uniões que traçam como que uma justificativa para sua trajetória tendo como “motivação” a morte de todos os seus familiares próximos já em 1929, com a morte do pai – seus irmãos não haviam tampouco vingado, sua mãe morreu quando tinha três anos e dela não guarda lembrança. E, mais especificamente, de associar seu gosto de ser filmada ou fotografada como um ato de entrega para a figura que a primeiro a registrou, o p

Filme do Dia: A Culpa dos Pais (1944), Vittorio De Sica

Imagem
A Culpa dos Pais ( I Bambini ci Guardano , Itália, 1944). Direção: Vittorio De Sica. Rot. Adaptado: Cesare Giulio Viola, Margherita Maglione, Cesare Zavattini, Adolfo Franci & Vittorio De Sica, baseado no romance Pricó , de Viola. Fotografia: Guiseppe Caracciolo & Romolo Garroni. Música: Renzo Rossellini. Montagem: Mario Bonotti. Dir. de arte: Amleto Bonetti & Vittorio Valentini. Cenografia: Guido Fiorini & Gastone Medin. Com: Emilio Cigoli, Luciano de Ambrosis, Isa Pola, Adriano Rimoldi, Giovanna Cigoli, Jone Frigerio, Maria Gardena, Dina Perbellini. Pricó (Ambrosis) é um garoto de quatro anos negligenciado tanto por sua mãe Nina (Pola), quanto por seu pai, Andrea (Cigoli). Quando Nina parte com o amante, Roberto (Rimoldi), Andrea leva o garoto para casa de parentes, tentando evitar os boatos. Nina retorna após algum tempo e, depois de uma rejeição inicial, conta com a simpatia de Andrea.  Porém, surpreende Nina sendo maltratada por Roberto e, ele próprio, sof

Filme do Dia: Manizales City (1925), Félix R.Restrepo

Imagem
Manizales City (Colômbia, 1925). Direção: Félix R. Restrepo. Parecendo similar a uma compilação de pequenos filmes de atualidades, esse filme sobre a cidade de Manizales não difere muito do que esses traziam então em termos de suposto interesse a ser filmado: rituais cívicos, festivos e marcados pela presença dos nomes no poder. Compartilhando de muitas das estratégias visuais que eram comuns desde a época das primeiras vistas e “panoramas” como as panorâmicas que varrem o espaço que se pretende descrever pela esquerda ou direita, assim como os inevitáveis olhares curiosos que se posicionam diante da câmera, e que são de indivíduos das mais diversas idades, categorias profissionais, sexos, classes sociais, o filme apresenta cenas de curiosidades como o carnaval, “pitorescas” como a rica arquitetura dos prédios mais importantes ou ainda as touradas em chave completamente vinculada a matriz europeia (ou seja, espanhola), na qual toureiros vestidos à caráter são aplaudidos pelas d

Filme do Dia: Two-Lip Time (1926), Otto Mesmer

Imagem
Two- Lip Time (EUA, 1926). Direção: Otto Mesmer. Nesse episódio Felix, perseguindo um rato, acaba entrando em um navio e segue para a Holanda. Lá se apaixona a primeira vista por uma garota que vê da escotilha. Para além da graça do desenho e do carisma do personagem, um dos destaques é a própria paixão representada de forma sexualizada, com o gato beijando a garota na boca a certo momento e não apenas como objeto de devoção ou de estimação como seria de se supor na produção de animação posterior. Numa Holanda que só existe moinhos e personagens vestidos em trajes típicos, o galanteador Felix – que retira uma parte de sua própria cabeça para cumprimentar sua paixão -  curiosamente trata por vezes seu objeto de paixão como mera criança que é, passando o dedo em seu queixo no gesto de “bilu-bilu” típico ao que é feito aos bebês. A forma com que Felix cumprimenta a garota, assim como a sequencia de maresia do herói – aliás bastante extensa para os padrões da animação comercial poste

Filme do Dia: Agora ou Nunca (2002), Mike Leigh

Imagem
Agora ou Nunca ( All or Nothing , Reino Unido/França, 2002). Direção e Rot. Original: Mike Leigh. Fotografia: Dick Pope. Música: Andrew Dickson. Montagem: Lesley Walker. Dir. de arte: Eve Stewart & Tom Read. Figurinos: Jacqueline Durran. Com: Timothy Spall, Lesley Manville, Alison Garland, James Corden, Ruth Sheen, Marion Bailey, Paul Jesson, Sam Kelly, Helen Coker, Gary McDonald.        Uma família proletária e seu cotidiano repleto de desesperança. Phil (Spall) é motorista de táxi que não consegue acordar cedo e vive recebendo calotes dos passageiros. Sua mulher Penny (Manville), ressente-se da situação medíocre em que vive a família e vive às turras com o filho Rory (Corden), que não trabalha ou estuda. Rachel (Garland), a filha, desempenha com certo estoicismo a dura rotina de ser enfermeira de uma instituição para idosos inválidos. A situação tampouco é animadora no círculo de relações do casal. A vizinha Maureen (Sheen) é mãe solteira da jovem Donna (Coker), que se e

The Film Handbook#74: Jack Arnold

Imagem
Jack Arnold Nascimento: 14/10/1916, New Haven, Connecticut, EUA Morte: 17/03/1991, Woodland Hills, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1950-1984 Nos anos 50, os filmes baratos de ficção-científica diziam respeito, em grande parte, a alegorias sobre a Guerra Fria: alienígenas invasores que ameaçavam o padrão de vida americano eram brutal e inquestionavelmente destruídos. Nessa atmosfera de ardente paranóia, Jack Arnold frequentemente injetou uma incomum poesia. Veterano ator e realizador de documentários institucionais para o governo e indústrias, Arnold chamou a atenção pela primeira vez com Veio do Espaço / It Came from Outer Space > 1 . Filmado em 3-D a partir de um conto de Ray Bradbury, o filme diz respeito a um vilarejo remoto cuja população é continuamente substituída por similares alienígenas. Mesmo que prejudicado por suas interpretações grosseiras, o filme se beneficiou da utilização melancólica de suas locações no deserto. De forma semelhante, em  O Monstro da
Imagem
A burguesia foi obrigada a liquidar suas pretensões puramente intelectuais em um período em que os prazeres de pensar provavelmente envolviam riscos imediatos para os interesses econômicos. Bertolt Brecht

Filme do Dia: Gemma Bovery - A Vida Imita a Arte (2014), Anne Fontaine

Imagem
Gemma Bovery - A Vida Imita a Arte ( Gemma Bovery , França, 2014). Direção: Anne Fontaine. Rot. Adaptado: Pascal Bonitzer & Anne Fontaine, a partir do romance em quadrinhos de Posy Simmonds. Fotografia: Christophe Beaucarne. Música: Bruno Colais. Montagem: Annette Dutertre. Dir. de arte: Arnaud de Moleron. Figurinos: Pascaline Chavanne. Com:  Fabrice Luchini, Gemma Arterton, Jason Flemyng, Niels Schneider, Mel Raido, Elsa Zylberstein, Pip Torrens, Kacey Mottet Klein, Edith Scob. Aficcionado pelo romance de Flaubert, Madame Bovary, Martin Joubert (Luchini), homem casado de meia-idade vê chegar ao lado de sua casa um casal de ingleses, a bela e inquieta Gemma Bovery (Arterton) e seu marido, Charles (Flemyng).  Martin começa a fantasiar que ele poderia ser uma válvula de escape para o que ele identifica ser, tal como no romance, uma situação de tédio por parte de Gemma em relação a seu casamento. Porém Gemma passa a se relacionar torridamente é com o belo e jovem Hervé (Schneid