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The Film Handbook#106: John Farrow

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John Farrow Nascimento: 10/02/1904, Sidney, Austrália Morte: 28/01/1963, Beverly Hills, Califórnia, EUA Carreira (como diretor): 1937-1959 A pesar de ser um realizador menor geralmente restrito pelos orçamentos de filmes-B, John Villiers Farrow frequentemente realizou filmes estilizados e criativos. No final dos anos 40 e idos de 50, poucos diretores descreveram a maldade tão sutilmente. Após ser seduzido pelo mar, onde escreveu peças e contos, Farrow chegou a Hollywood no final dos anos 20: inicialmente como consultor de sequencias marítimas, rapidamente progredindo aos roteiros. No final dos anos 30 passou a dirigir: tanto Aviso Sinistro / The Invisible Manace (um crime de morte ambientado em claustrofóbicas e enevoadas tendas do exército) quanto Cinco Devem Viver / Five Came Back > 1 (um tenso drama de naufrágio, com um grupo de sobreviventes brigando na selva, sua ênfase no auto-sacrifício e redenção antecipando elementos religiosos de seus filmes posteriores) apr

Filme do Dia: Doces Poderes (1996), Lúcia Murat

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D oces Poderes (Brasil, 1996). Direção e Rot. Original: Lúcia Murat. Fotografia: Antônio Luiz Mendes. Música: Sacha Amback. Montagem: César Migliorin & Vera Freire. Dir. de arte e Cenografia: Sérgio Menezes. Figurinos: Inês Salgado. Com: Marisa Orth, Antônio Fagundes, Tuca Andrada, Sérgio Mamberti, Luiz Melo, Otávio Augusto, Luiz Antônio Pilar,   José de Abreu, Jonas Bloch, Stepan Nercessian, Chico Diaz, Cláudia Lira.          Assumindo a sucursal em Brasília da rede de televisão de maior impacto nacional,   Beatriz   (Orth), recebe de imediato além das boas vindas do amigo Bob (Mamberti), a afirmação de que não sairia de mãos limpas, referindo-se a intensidade do processo eleitoral na disputa para o cargo de governador. De um lado há o candidato conservador, que defende os grandes proprietários e os valores da moral familiar, Ronaldo Cavalcante (Abreu). De outro, o candidato Luizinho Vargas (Pilar) que possui uma plataforma progressista e é negro. Inicialmente vencendo a

Filme do Dia: Red Angel (1966), Yasuzô Masumura

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R ed Angel ( Akai Tenshi , Japão, 1966). Direção: Yasuzo Masumura. Rot. Adaptado: Ryozo Kasahara, baseado no romance de Yoriyoshi Arima. Fotografia: Setsuo Kobayashi. Música: Sei Ikeno. Montagem: Tatsuji Nakashizu. Dir. de arte: Shigeo Mano & Tomoo Shimogawara. Com: Ayako Wakao, Shinsuke Ashida, Yuzuke Kawazu, Ranko Akagi, Jotaro Senba, Daihachi Kita, Jun Osanai, Kenichi Tani A enfermeira Sakura Nishi (Wakao) serve nos hospitais que atendem aos feridos da Guerra Sino-Japonesa. Em seu primeiro emprego ela é estuprada por um dos homens. Porém, Nishi reencontra o mesmo homem moribundo em outro hospital que trabalha. Procurando não demonstrar ressentimento   ela faz de tudo para salvá-lo, sem sucesso. Passa então a ficar cada vez mais próxima do Dr. Okaba (Oshida), viciado em morfina, que não possui mais o menor apetite sexual. Ao mesmo tempo cede ao desespero de um jovem soldado, Orihara (Kawazu). O envolvimento com ela e a confusão mental dele, com autoestima sofrível e sem

Filme do Dia: Bollywood Dream - O Sonho Bollywoodiano (2010), Beatriz Seigner

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  B ollywood Dream – O Sonho Bollywoodiano (Brasil, 2010). Direção e Rot. Original: Beatriz Seigner. Fotografia: Renata Maria. Música: Lorena Lobato & R. Rhagavendra. Figurinos: Beatriz Pieratti. Com: Paula Braun, Nataly Cabanas, Lorena Lobato, Mohana Krishna, Nithin Nair, Parmeshwaran, Bhávana Rya, Geetha Satish. Três amigas brasileiras vão tentar a sorte na Índia como atrizes. Logo ao chegarem descobrem que o contato que haviam feito no Brasil se mudou para Mombay.   Elas se tornam amigas de um garoto que as orienta para sessões de dança no estilo do cinema indiano, mas seu treino com afinco não é suficiente para que uma delas destoe do grupo e perca a chance, provocando uma crise e discussão entre o grupo. Partem de trem sem saberem ao certo se estão se dirigindo ou não para Mombay. Quando lá chegam, apenas uma delas decide fazer o teste. Talvez o que mais resista de interessante nesse filme de estréia da também atriz Seigner ( Linha de Passe ) seja a sua mescla entre

Filme do Dia: O Amor em Cinco Tempos (2004), François Ozon

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O Amor em Cinco Tempos ( 5x2 , França, 2004). Direção: François Ozon. Rot. Original: François Ozon &   Emmanuèle Bernheim. Fotografia: Yorick La Saux. Música: Philippe Rombi. Montagem: Monica Coleman. Dir. de arte: Kátia Wyszkop. Figurinos: Pascaline Chavanne. Com: Valeria Bruni Tadeshi, Stéphane Freiss, Géraldine Pailhas, Françoise Fabian, Michel Londsale, Antoine Chappey, Marc Ruchmann, Jason Tavassoli. Marion (Tadeshi) se divorcia de Gilles (Freiss) e depois é praticamente violentada por ele na cama do hotel. Os últimos dias de um casamento que se deteriora. O encontro de Marion e Gilles e seu irmão e o namorado dele. O nascimento do filho do casal, quando Gilles se afasta do hospital e da esposa. A festa de casamento de Marion e Gilles, quando Gilles adormece e Marion busca os braços de um estranho. Em férias na praia com uma namorada, Valérie (Pailhas), Gilles encontra casualmente Marion (Tadeshi), que conhecia somente do emprego e, após o desconcerto inicial, o mome

Filme do Dia: Education for Death (1943), Clyde Geronimi

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E ducation for Death (EUA, 1943). Direção: Clyde Geronimi. Rot. Adaptado: Gregor Ziemer, baasedo no livro Education for Death . Foi preciso a polarização ideológica radical dos anos intensos da Segunda Guerra para fazerem os estúdios Disney trilharem em registro bastante diverso do habitual. Nessa peça de propaganda um garoto bonzinho e humanista é condicionado, como os outros coleguinhas de classe, a se transformar num insensível e robotizado soldado a desfilar nas impessoais fileiras nazistas. Em três pontos básicos, o filme difere do padrão moral da Disney , mesmo que reproduza sua estética: quando o um lobo devora de um lance só um coelho, o que provoca a revolta do garoto que precisa ser “adestrado”; numa referência mais explícita à sexualidade, satiriza a Bela Adormecida (que ganhará uma versão longa-metragem posterior assinada pelo mesmo diretor) travestida de gorda e voluptuosa valquíria a ser salva pelo cavalheiro (ninguém menos que Hitler); por fim, seu final não apres

Filme do Dia: Fim de Semana à Beira-Mar (2011), Pascal Rabaté

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F im de Semana à Beira-Mar ( Ni à Vendre ni à Louer , França, 2011). Direção: Pascal Rabaté. Rot. Original: Pascal Rabaté & Scop. Fotografia: Benoit Chammailard. Montagem: Jean-François Elie. Dir. de arte: Em final de semana à beira-mar, um grupo que inclui um casal de meia-idade, dois casais que trocam  de parceiros, uma família com filhas adolescentes que descobrem sua sexualidade com dois rapazes de meia-idade, dois praticantes de sado-masoquismo, um casal lésbico e dois jogadores de golfe, além de uma família em luto, interagem em maior ou menor grau. Trata-se de um tributo a Jacques Tati, no qual as situações são resolvidas através de gags virtualmente sem diálogos ou uma linha narrativa dramática convencional. Porém se algumas situações são, aliás não poucas, devidamente tributárias de Tati, como os carros em procissão, falta o rigor visual que compreendia o estilo do mestre,  assim como a moldura mais ampla, por mais conservadora que fosse, que compreendia sua vis

Filme do Dia: Cléo das 5 às 7 (1962), Agnès Varda

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C léo das 5 às 7 ( Cléo de 5 à 7 , França/Itália, 1962). Direção e Rot. Original: Agnès Varda. Fotografia: Paul Bonis,  Alain Levent & Jean Rabier. Música: Michel Legrand. Montagem: Pascal Laverièrre & Janine Verneau. Dir. de arte: Jean-François Adam. Dir. de arte: Bernard Evein. Figurinos:Alyette Samazueilh. Com: Corinne Marchand, Antoine Bourseiller, Dominique Davray, Dorothée Blank, Michel Legrand,  José Luis de Villalonga, Loye Payen, Serge Korber, Raymond Cauchetier. Enquanto aguarda pelo resultado de um exame médico que poderá dar uma guinada em sua vida, corroborando o pessimismo da cartomante Cléo (Marchand) passa essa hora e meia que a separa do resultado, saindo para compras com a criada Angèle (Davray), encontrando-se com a dupla que compõe para ela, Bob (Legrand) e Plumtif (Korber), encontrando a amiga Dorothée (Davray) que trabalha posando nua para artistas e seu namorado Raoul (Cauchetier) ou encontrando por acaso um homem que parece ter uma possibilidade

The Film Handbook#105: Walerian Borowczyk

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Walerian Borowczyk Nascimento: 21/10/1923, Kwilicz, Polônia Morte: 03/02/2006, Paris, França Carreira (como diretor): 1946-1988 J untamente com Tashlin e Kon Ichikawa, Walerian Borowczyk é um caso raro de bem sucedido realizador de ação ao vivo proveniente da animação. Dada a excelência de sua obra em ambos os meios nos anos 60 e primórdios dos 70, seu posterior direcionamento rumo à pornografia soft é particularmente desanimador. Após estudar arte, o jovem Borowczyk rapidamente estabeleceu-se como um animador grandemente original. Frequentemente realizados com Jan Lenica, curtas como Once Upon a Time / Szkola e Dom revelaram não somente um domínio seguro de uma diversidade de técnicas de animação (fotomontagem, colagem, desenho) mas também uma visão sombria e frequentemente violenta do caos e destruição similar a dos surrealistas. Mudando-se para França em 1959, tornou-se ainda mais ousado. Les Jeux des Anges é um retrato kafkaniano da tortura e da crueldade, enquanto

Filme do Dia: O Gabinete do Dr.Caligari (1919), Robert Wiene

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O Gabinete do Dr. Caligari ( Das Cabinet des Dr. Caligari , Alemanha, 1920). Direção: Robert Wiene. Rot. Original: Hans Janowitz & Carl Mayer. Fotografia: Willy Hameister. Dir. de arte: Walter Reimann, Walter Röhrig & Hermann Warm. Cenografia: Hermann Warm. Figurinos: Walter Reimann. Com: Werner Krauss, Conrad Veidt, Friedrich Feher, Lil Dagover, Hans Heinrich von Twardowski, Rudolf Lettinger, Rudolf Klein-Rogge, Ludwig Rex, Elsa Wagner. Francis (Feher) conta a uma pessoa a estranha história que lhe ocorreu. Juntamente com o amigo Alan (Twardowski), ele foi a uma feira, onde um apresentador, Dr. Caligari (Krauss), apresentou um sonâmbulo, Cesare (Veidt), que previu a morte de Alan até o final da noite. Alan, de fato, é morto. Para Francis, está mais do que evidente que Caligari se encontra por trás do assassinato, através das mãos de Cesare. Um homem (Klein-Rogge), no entanto, é preso como suspeito da morte. Jane (Dagover), objeto de amor tanto de Francis quanto de Al

Filme do Dia: Feras Que Foram Homens (1950), Jean Negulesco

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F eras Que Foram Homens ( Three Came Home , EUA, 1950). Direção: Jean Negulesco. Rot. Adaptado: Nunnaly Johnson, baseado no livro de Agnes Newton Keith. Fotografia: Milton R. Krasner & William H. Daniels. Música: Hugo Friedhofer. Montagem: Dorothy Spencer. Dir. de arte: Leland Fuller & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Thomas Little & Fred J. Rode. Com: Claudette Colbert, Patrick Knowles, Florence Desmond, Sessue Hayakawa, Sylvia Andrew, Mark Keuning, Phyllis Morris, Howard Chuman. 1941. Agnes Keith (Colbert) vive com o filho George (Keuning) e o marido Harry (Knowles) em Borneu, Indonésia, no momento da ocupação japonesa da ilha. Separada do marido, ela é levada com o filho para outro campo de prisioneiros. A situação estafante de trabalhos forçados se agrega a tortura física e psicológica depois que ela afirma que sofrera violência de um soldado japonês durante certa noite, porém não tem como identificar o mesmo. O comandante do campo de prisioneiros, Coronel Suga (Ha

Filme do Dia: As Mil e Uma Noites (1974), Pier Paolo Pasolini

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A s Mil e Uma Noites ( Il Fiore Delle Mille e una Notte , Itália/França, 1974). Direção: Pier Paolo Pasolini. Rot. Original: Pier Paolo Pasolini & Dacia Maraini. Fotografia: Guiseppe Ruzzolini. Música: Ennio Morricone. Montagem: Nino Baragli & Tonino Casini Morigi. Dir. de arte: Dante Feretti. Figurinos: Danilo Donati. Com: Ninetto Davoli, Franco Citti, Tessa Bouché, Margaret Clementi, Ines Pellegrini, Franco Merli, Christian Aligni, Francesco Paolo Governale, Salvatore Sapienza, Abadit Ghidei, Alberto Argentino. Fecho da “trilogia da vida” que segue Decameron (1970) e Os Contos de Canterbury (1972). Assim como os antecessores faz uso de narrativas clássicas e de domínio popular. Mais ainda que nos anteriores, faz-se presente a utilização de narrativas dentro de narrativas e contribui para um resultado interessante menos por alguns de seus momentos isolados que o todo, graças a reunião de elementos como humor, erotismo, interpretações semi-amadoras e soberbas locaçõe

Filme do Dia: Um Beatle no Paraíso (1969), Joseph McGrath

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U m Beatle no Paraíso ( The Magic Christian , Reino Unido, 1969). Direção: Joseph McGrath. Rot. Adaptado: Terry Southern & Joseph McGrath. Fotografia: Geoffrey Unsworth. Música: Ken Thorne. Montagem: Kevin Connor. Dir. de arte: Assheton Gorton & George Djurkovic. Figurinos: Evangeline Harrison. Com: Peter Sellers, Ringo Starr, Isabel Jeans, Caroline Blakinston, Wilfrid Hyde-White, Richard Attenbourough, Leonard Frey, Yul Brinner. Guy Grand (Sellers) é um milionário excêntrico e o homem mais rico do mundo. Ele resolve adotar um morador de rua, Youngman (Starr) como filho. Guy sai junto ao filho buscando provar que o dinheiro pode comprar tudo, das atenções exclusivas de um restaurante de luxo ao ato de dormir no gramado de um parque público, da destruição de obras de arte referenciais a uma tradicional prova esportiva de remo. Toda a sociedade londrina é convidada para a inauguração do fabuloso transatlântico de Guy, que é um um grande fiasco e leva a multidão não para

Filme do Dia: Entre o Céu e o Inferno (1956), Richard Fleischer

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E ntre o Céu e o Inferno ( Between Heaven and Hell , EUA, 1956). Direção: Richard Fleischer. Rot. Adaptado: Harry Brown, baseado no romance de Francis Gwaltney. Fotografia: Leo Tover. Música: Hugo Friedhofer. Montagem: James B. Clark. Dir. de arte: Addison Hehr & Lyle R. Wheeler. Figurinos: Walter M. Scott & Charles Vassar. Figurinos: Charles Le Maire & Mary Wills. Com: Robert Wagner, Terry Moore, Broderick Crawford, Bubby Ebsen, Robert Keith, Brad Dexter, Mark Damon, Ken Clark.            Na Segunda Guerra, Sam Gifford (Wagner) é um inescrupuloso comerciante de algodão, que explora seus colonos, provocando a ira de sua esposa Jenny (Moore), filha do renomado Coronel Cousins (Keith). Gifford, contra sua vontade, é convocado para a guerra e lá é convidado a receber a estrela de prata por um ato heróico, embora tenha ficado traumatizado com a morte do melhor amigo em uma ação desastrada de um tenente que Gifford quase mata. Como punição, ele é transferido para o bata

Filme do Dia: O Estranho com uma Mulher (1966), Mikio Naruse

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O  Estranho com uma Mulher ( Onna no Naka ni iru Tanin , Japão, 1966). Direção: Mikio Naruse. Rot. Adaptado: Toshiro Idê, baseado no romance de Edouard Atiyah. Fotografia: Yasumichi Fukuzawa. Música: Hikaru Hayashi. Montagem: Hideshi Ohi. Dir. de arte: Satoshi Chuko. Com: Keiju Kobayashi, Michiyo Aratama, Mitsuko Kusabue, Tatsuya Mihashi, Akiko, Wakabayashi, Daisuke Katô, Toshio Kurosawa, Hisao T oake. Isao Tashiro (Kobayashi) se encontra cada vez mais tenso após a descoberta que a esposa de seu melhor amigo, Sayuri (Wakabayashi) foi assassinada. A tragédia da família vizinha começa a fazer sombra também na família Tashiro. Isao confessa a mulher, Masako (Aratama), que era amante de Yumiko. Seu crescente isolamento e tensão nervosa o levam a passar uns dias em um spa, onde conta a esposa que ele matara Yumiko em meio as brincadeiras amorosas que ela mesma propôs. Mesmo se sentindo aliviado por agora compartilhar seu segredo com a esposa, Isao não se livra da culpa. Tendo pesade

Filme do Dia: The Water Nymph (1912), Mack Sennett

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T h e Water Nymph (EUA, 1912). Direção: Mack Sennett. Com: Mabel Normand, Mack Sennett, Ford Sterling, Gus Pixley, Edward Dillon, Mary Maxwell. George (Sennett) convida sua namorada (Normand), que ainda não apresentou aos pais à praia, pois o pai, subitamente energizado, quer se divertir e paquerar. Ao lá chegarem, o pai se sente atraído justamente pela namorada de George e lhe corteja, abandonando a mulher na mesa do restaurante. O encontro dos quatro à mesa ao final é o momento em que George a apresenta aos pais, ainda que o pai não disfarce sua frustração. Esse, que é considerado o primeiro curta que Sennett realizou com suas “bathing beauties” (ironizadas de forma marcante em Flim Flam Films , animação com o Gato Felix) praticamente deixa em segundo plano o amor cortês e apropriado entre os jovens para apresentar a lubricidade do velho pai. Como era costume na época, a figura feminina surge como completamente passiva aos cortejos de outro homem, mesmo se encontrando engaja

The Film Handbook#104: David Lean

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David Lean Nascimento: 29/03/1908, Croydon, Inglaterra Morte: 16/04/1991, Londres, Inglaterra Carreira (como diretor): 1942-1984 A legações de que David Lean seja o maior diretor romântico britânico são estranhamente vinculadas com sua atenção pedante ao detalhe e sua concepção de arte opressivamente de classe média. Um técnico maior, ele é também enfadonho e restrito a concepção de realizador visto como um pouco mais que um adaptador literário com um gosto duradouro, mesmo que equivocado, pelo modo épico. Após uma infância quaker que o proibia de assistir filmes, Lean traçou firmemente seu caminho dentro da indústria cinematográfica de rapaz do chá a montador, em cuja categoria trabalharia para Paul Czinner, Anthony Asquith, Gabriel Pascal e Michael   Powell . Sua estreia como diretor se deu em colaboração com Noel Coward com uma versão do dramaturgo de  Nosso Barco, Nossa Alma / In Which We Serve , propaganda patriótica sobre marinheiros sobreviventes do ataque de torpedo d

Filme do Dia: Stalker (1979), Andrei Tarkovski

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S talker (URSS/Alemanha, 1979). Direção: Andrei Tarkovski. Rot. Original: Arkadi & Boris Strugatski. Fotografia: Aleksandr Knyazinsky. Música: Eduard Artemiev. Dir. de arte: Andrei Tarkovski. Figurinos: Yelena Fomina. Com: Aleksandr Kajdanovski, Anatoli Solonitsin, Alisa Frejndlikh, Nikolai Grinko, Natasha Abramova. Num país onde é impossível abandonar suas fronteiras, um “stalker” (Kajdanovski) – denominação para foragido – leva um grupo muito seleto de pessoas a uma realidade completamente diversa: a Zona. Trata-se de uma experiência inesquecível para quem a vivencia, pois boa parte das noções de tempo e espaço do mundo convencional, encontram-se suspensas. Stalker abandona mais uma vez a esposa (Frejndlikh) e a filha Marta (Abramova) para guiar dois outros homens, um escritor (Solonitsin) e um cientista (Grinko). Os dois descobrem um mundo deserto, onde irão passar as mais diversas provações, com o intuito de reconquistarem a fé. Porém, ao fim da extenuante jornada, amb