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Filme do Dia: A História de Louisiana (1948), Robert Flaherty

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  A História de Louisiana ( Louisiana  Story , EUA, 1948). Direção: Robert Flaherty. Rot. Original: Robert & Frances Flaherty. Fotografia: Richard Leacock. Música: Virgil Thompson. Montagem: Helen van Dongen. Com: Joseph Boudreaux, Lionel Le Blanc, E. Bienvenu, Frank Hardy, C.P. Guedry. Ao contrário do que poderia sugerir o título não se trata de um documentário sobre a história do estado americano comprado da França. É antes uma visão poético-pastoral de um mundo idílico, onde numa região pantaneira a única família moradora dos arredores convive com projetos pioneiros para a exploração de petróleo. O protagonista é um garoto (Boudreaux) curioso e furtivo, que passa a se interessar tanto pela obra das mãos humanas quanto pela natureza que já convive há bem mais tempo. Tendo como companheiro um guaxinim, acompanha-se suas aventuras de investigar os ovos dos jacarés, a decepção com a aparente morte de seu guaxinim, Jojo ou o seu temor diante da ameaça de explosão da plat

The Film Handbook#123: King Vidor

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King Vidor Nascimento : 08/02/1894, Galveston, Texas, EUA Morte : 01/11/1982, Paso Robles, Califórnia, EUA Carreira (como diretor): 1913-1959 A pesar de frequentemente ingênuos, e mesmo crus, os filmes de King Wallis Vidor frequentemente se destacaram por sua energia pura e pelo estilo visual arrojado. Ainda que sua obra seja bastante diversificada, indo da comédia ligeira e westerns épicos aos melodramas sociais  moralizadores e metafísicos, seu permanente interesse nas batalhas do homem consigo próprio, com a sociedade e com a natureza proporcionaram uma clara consistência temática à sua carreira. Tendo crescido com o cinema, trabalhou como bilheteiro e projecionista em um nickelodeon local, antes de se tornar cinegrafista de cinejornais. Após dirigir um punhado de curtas, ele fez o seu caminho a Hollywood, onde eventualmente montou seu próprio estúdio. Os filmes que resultaram dele não foram bem sucedidos e em 1922 ele assinaria um contrato com a MGM; e mesmo lá, somente c

Filme do Dia: Arrest in Chinatown, San Francisco, Cal. (1897), James H.White

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A rrest in Chinatown, San Francisco, Cal. (EUA, 1897). Direção: James H. White. Fotografia: W. Bleckyrden. Nesse filme em dois planos, observa-se já o descortinar do acompanhamento de eventos através da seleção de alguns tópicos potencialmente mais relevantes. No primeiro plano, observa-se um homem sendo levado por policiais em meio a uma pequena multidão que observa a cena. No seguinte, todos, incluindo o homem, já encontram-se embarcados em uma carruagem. Um homem (delegado?) acena e faz mesura com o chapéu quando o veículo se afasta. Edison Manufacturing Co.   1 minuto e 17 segundos.

Filme do Dia: Love's Labor Lost (1920), Vernon Stallings

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L ove’s Labor Lost (EUA, 1920). Direção: Vernon Stallings. Num momento contemporâneo ao surgimento do Gato Félix, animações como essa de Krazy Kat, que mesmo guardando os traços do personagem original – posteriormente mimetizados quase a cópia de Félix – já apresentam um personagem bem mais astucioso que o original. Aqui, na verdade, Krazy Kat é apenas coadjuvante, pois o protagonismo fica no romance que o rato Ignaz, seu melhor amigo, nutre por uma balofa hipopótama. Ele terá que enfrentar um rival no triângulo amoroso, um elefante. Como se trata de um elefante, Ignaz já se dá por vencido, simplesmente surgindo diante do paquiderme e o fazendo desaparecer correndo (tal como Krazy Kat, Bugologist ), ao mesmo tendo que ganhando o amor e a admiração da hipopótama. Porém, o resultado aqui é diferente, pois o elefante retorna, após fazer uso de um fortificante. O final é de um humor hilariante-surreal com o Elefante simplesmente massacrando Ignaz que, morto, acaba ressuscitando com

Filme do Dia: Na Boca do Mundo (1978), Antônio Pitanga

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N a Boca do Mundo (Brasil, 1978). Direção: Antônio Pitanga. Rot. Original: Leopoldo Serran, a partir do argumento de Cacá Diegues & Antônio Pitanga. Fotografia: Fernando Duarte. Música: Jorge Ben. Montagem: Sérgio Sanz. Dir. de arte e Figurinos: Régis Monteiro. Com: Antônio Pitanga, Norma Bengell, Sibele Rubia, Angelito Mello, Milton Gonçalves, Telma Reston, Maurício Gonçalves. Antônio (Pitanga) é um frentista que se envolve com a grã-fina Clarisse (Bengell), em crise depressiva. O envolvimento dos dois desperta os ciúmes da noiva virgem de Antônio, Terezinha (Rubia), que decide, ao final de contas, que ele deve se aproveitar do dinheiro de Clarisse para que consigam concretizar o sonho de sair do lugarejo no qual vivem e partir para o Rio de Janeiro. Antônio se engaja no plano que prevê, inclusive, que ele a engravide. Tudo começa a se complicar quando Antônio, bêbado, descobre que se tornara motivo para que Clarisse voltasse a se interessar pela vida e revela toda a v

Filme do Dia: O Mágico de Oz (1910), Otis Turner

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O Mágico de Oz ( Th e Wonderful Wizard of Oz , EUA, 1910). Direção: Otis Turner. Rot. Adaptado: Otis Turner, baseado no romance homônimo de L. Frank Baum. Com: Bebe Daniels, Hobart Bosworth, Eugenie Besserer, Robert Z. Leonard, Winifred Greenwood, Lilian Leighton, Olive Cox, Alvin Wyckoff. Essa adaptação deve menos ao romance de Baum do que de sua adaptação para os palcos da Broadway oito anos antes. Já existiam duas adaptações anteriores, sendo que uma delas do próprio Turner e com Baum como ator principal – ao qual se seguiriam mais de 120 até pouco menos de um século após. Ela também deve muito visualmente a própria tradição do universo de fantasia que se estava instituindo, notadamente aos filmes de Georges Méliès – a disposição   de grupos de mulheres vestidos de modo idêntico e se movimentando em blocos é mais do que coincidente com o clássico do cineasta, Viagem à Lua (1902). Nesse sentido, apesar de sua extensão se aproximar dos filmes de Griffith, em termos de construç

Filme do Dia: No Silêncio de uma Cidade (1956), Fritz Lang

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N o Silêncio de uma Cidade ( While the City Sleeps , EUA, 1956). Direção: Fritz Lang. Rot. Adaptado: Casey Robinson, a partir do romance The Bloody Spur , de Charles Einstein. Fotografia: Ernest Lazslo. Música: Herschel Burke Gilbert. Montagem: Gene Fowler Jr. Dir. de arte: Carroll Clark. Cenografia: Jack Mills. Figurinos: Norma Koch. Com: Dana Andrews, Rhonda Fleming, George Sanders, Ida Lupino , Howard Duff, Thomas Mitchell, Vincent Price, Sally Forrest, John Barrymore Jr., James Craig,   Mae Marsh. Com um assassino serial (Barrymore Jr.) aterrorizando as noites de Nova York, tendo como vítimas belas mulheres, o recém-empossado magnata da imprensa, Walter Kyne (Price), promete um alto cargo ao primeiro que conseguir um furo significativo sobre o caso.   Se encontram no páreo o chefe do departamento de rádio Mark Loving (Sanders), o editor-chefe do jornal John Griffith (Duff) e o chefe do departamento de fotografia Harry Kritzer (Craig). Um dos que não se sente   particularme

Filme do Dia: Cidadão Klein (1976), Joseph Losey

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C idadão Klein ( Monsieur Klein , França/Itália, 1976). Direção:   Joseph Losey. Rot. Original: Franco Solinas. Fotografia: Gerry Fisher &   Pierre-William Glenn. Música: Garry Fischer & Egisto Macchi. Montagem: Henri Lanoë. Dir. de arte: Olivier Girard &   Alexandre Trauner. Figurinos: Annalisa Nasalli-Rocca. Com: Alain Delon, Jeanne Moreau, Suzanne Flon, Michel Aumont, Jean Champion, Juliet Berto, Massimo Girotti, Louis Seigner.               Na Paris da Segunda Guerra, Robert Klein (Delon) recebe uma carta de uma revista que circula no meio judaico. Vivendo até então, em boa parte, do lucro que lhe gera a venda de obras de arte que são desfeitas por judeus em desespero, ele também é ironicamente alertado sobre seu futuro por um de seus clientes. Desconfiado de que se trata de um engano, procura a polícia, onde nenhum policial demonstra aparentemente se interessar a fundo por seu caso. Cada vez mais se interessa em descobrir sobre esse outro Robert Klein que vive

Filme do Dia: O Medo do Goleiro Diante do Pênalti (1972), Wim Wenders

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O Medo do Goleiro Diante do Pênalti ( Die Angst der Tormanns beim Elfmeter , Al. Ocidental, 1972). Direção: Wim Wenders. Rot. Adaptado: Wim Wenders & Peter Hanke, a partir de um romance do último. Fotografia: Robby Müller. Música: Jürgen Knieper. Montagem: Peter Przygodda. Dir. de arte: Burghard Schilicht & Rudolf Schneider-Manns Au. Com: Arthur Brauss, Kai Fischer, Erika Pluhar, Libgart Schwartz, Marie Bardischewski, Sybille Danzer, Rüdiger Vogler,   Rosl Dorena, Mario Kranz. O goleiro Josef Bloch (Brauss) sai de um jogo no qual comete um equívoco. Ele vivencia uma noite com uma bilheteira de cinema (Pluhar) e pela manhã a estrangula. Viaja então para próximo da fronteira e lá reencontra Hertha Gabler (Fischer), dona de uma pousada e com uma filha pequena. Bloch passa então a conviver, nem sempre amigavelmente, com os moradores do povoado. Wenders , em seu segundo longa, tal como no anterior, assim com boa parte de seus curtas realizados ao final da década anterio

The Film Handbook#122: Robert Zemeckis

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Robert Zemeckis Nascimento : 14/05/1951, Chicago, Illinois, EUA Carreira (como diretor): 1978- U m dos diretores norte-americanos jovens mais bem sucedidos de anos recentes, Robert Zemeckis é também um dos mais talentosos. Com não menos que três de seus primeiros cinco filmes tidos como grandes sucessos, ele parece se tornar uma figura influente no gênero cômico. Após estudar cinema na University of Southern Califórnia e trabalhar como editor de comerciais da TV, Zemeckis chamou a atenção de John Millius e Steven Spielberg com seu roteiro - escrito juntamente com Bob Gale, colaborador de seus dois projetos seguintes - para Febre de Juventude / I Wanna Hold Your Hand , uma sátira amistosa, inventiva e intensamente atmosférica sobre a loucura coletiva da beatlemania, que Spielberg concordou em produzir. Ainda mais frenético foi o roteiro de Zemeckis-Gale para 1941 ; infelizmente o exagero visual de Spielberg e as caracterizações juvenis se contrapuseram à atrativa prem

Filme do Dia: Nome Próprio (2007), Murilo Salles

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N ome Próprio (Brasil, 2007). Direção: Murilo Salles. Rot. Adaptado: Murilo Salles, Melanie Dimantas & Elena Soarez, baseado no livro Máquina de Pinball , de Clarah Averbuck. Fotografia: Murilo Salles. Música: Sacha Amback. Montagem: Vânia Debs & Gabriel Mellin. Com: Leandra Leal, Juliano Cazarré, David Cejkinski, Ricardo Garcia, Rosane Mulholland, Gustavo Machado, Martha Nowill, Alex Disdier, Munir Kanaan, Frank Borges. Camila (Leal) é uma jovem que, findo o seu relacionamento com o namorado Felipe (Cazarré), vivencia um período de instabilidade emocional e vai morar com um amigo, Márcio (Kanaan). Passa então a freqüentar e se envolver com os tipos mais diversos: Rodrigo (Garcia), sujeito que ela própria acha desinteressante; Guilherme (Cejkinski), nerd e maníaco, que aluga um apartamento para ela com sua poupança; Leo (Borges), o namorado de sua amiga Paula (Mulholland); Henri (Disdier), um sofisticado francês e Daniel (Machado), por quem volta a se apaixonar perdidame

Filme do Dia: A Paixão de JL (2015), Carlos Nader

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A Paixão de JL (Brasil, 2015). Direção e Rot. Original: Carlos Nader. Fotografia: Fernando Laszlo & Marcos Vilas Boas.  Música: Daniel Zimmerman. Montagem: Carlos Nader & Yuri Amaral. Documentário que tem como base  os “diários” gravados em cassete pelo artista plástico Leonilson, donde se percebe o entretecimento entre sua obra e vida, já que muito do que se refere em termos pessoais surge como referência artística, incluindo não apenas situações vivenciadas de fato por ele como obras audiovisuais e jornalísticas que vão da série de TV Perdidos no Espaço a Paris, Texas (1984), de Wenders , passando por um clipe de Madonna, Eduardo II , de Jarman e   Um Filme para Nick , novamente de Wenders , e imagens da invasão do Iraque pelos Estados Unidos, acompanhadas no último caso por um choro sentido do artista. No meio do processo de suas gravações, Leonilson, que antes se dizia incrédulo sobre a possibilidade de se encontrar com o HIV, descobre-se portador do mesmo. Seu

Filme do Dia: Lone Star - A Estrela Solitária (1996), John Sayles

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L one Star – A Estrela Solitária ( Lone Star , EUA, 1996). Direção, Rot. Original e Montagem: John  Sayles. Fotografia: Stuart Dryburgh. Música: Mason Daring. Dir. de arte: J.Kyler Black. Cenografia: Diana Freas. Figurinos: Shay Cunliffe. Com: Chris Cooper, Elizabeth Peña, Stephen Mendillo, Kris Kristofferson , Matthew McConaughey, Clifton James, Eleese Lester, Frances McDormand, Gilbert R. Cuellar Jr., Ron Canada, Gabriel Casseus. O xerife Sam (Cooper) é alertado por exploradores de uma região desértica sobre a presença de uma ossada humana à superfície da terra. Sam acredita que seja do xerife que lhe antecedeu, Charlie Wade (Kristofferson), conhecido pelo tratamento extremamente violento que dispensava a mexicanos e negros na cidadezinha de Rio County que se encontra na fronteira entre o México e Texas. Suspeita-se que seu pai, Buddy Deeds (McConaughey), notório rival de Wade, e também policial, possa se encontrar envolvido no evento. Sam, por sua vez, possui uma atração qu

Filme do Dia: Cada Um com Seu Cinema (2007), vários

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C ada Um com Seu Cinema ( Chacun son Cinema ou Ce Petit Coup au Coeur Quand la Lumière s´eteint et que le Film Commence , França, 2007). Direção: Theodoro Angelopoulos ( Trois Minutes ), Olivier Assays ( Recrudescence ), Billie August ( The Last Dating Show ), Jane Campion ( The Lady Bug ), Youssef Chahine ( 47 Ans Aprés ), Chen Kaige ( Zhanxiou Village ), Michael Cimino ( NoTranslation Needed ), Ethan & Joel Coen ( World Cinema ), David Cronemberg ( At the Suicide of the Last Jew in the World in the Last Cinema of the World ), Jean-Pierre & Luc Dardenne ( Dans l´Obscurité ), Manoel de Oliveira ( Rencontre Unique ), Raymond Depardon ( Cinema D´Éte ), Atom Egoyan ( Arthur Double Bill ), Amos Gitai ( Le Dibbouk de Haifa ), Alejandro González-Iñarritu ( Anna ), Hou Hsiao-Hsen ( The Eletric Princess House ), Aki Kaurismäki ( La Fonderie ), Abbas Kiarostami ( Where is my Romeo? ), Takeshi Kitano ( One Fine Day ), Andrei Konchalovski ( Dans le Noir ), Claude Lelouch ( Cinema de

Filme do Dia: Os Inquilinos (2009), Sérgio Bianchi

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O s Inquilinos (Brasil, 2009). Direção: Sérgio Bianchi. Rot. Adaptado: Beatriz Bracher & Sérgio Bianchi, a partir do conto de Vagner Geovani Ferrer. Fotografia: Marcelo Corpanni. Montagem: André Finotti. Dir. de arte: Beatriz Pessoa. Figurinos: Isabel Paranhos. Com: Marat Descartes), Ana Carbatti, Umberto Magnani, Lennon Campos,   Andressa Néri, Cássia Kiss, Cláudia Mello, Fernando Alves Pinto, Caio Blat, Leona Cavalli, Zezeh Barbosa, Sérgio Guizé, Sidney Santiago, Robson Nunes. 2006. Valter (Descartes) é casado com Iara (Carbatti) e possui o casal de filhos Diogo (Campos) e Fernanda (Néri), vivendo na humilde casa de um bairro periférico de São Paulo. A rotina da família, assim como da vizinhança se transforma após a chegada de um trio de jovens (Guizé, Santiago e Nunes) que não só não possuem uma rotina de trabalho como fazem barulho a toda hora do dia. Eles dividem parte de uma casa com um senhor aposentado, Dimas (Magnani), que é o principal afetado com a mudança, sofren

Filme do Dia: Sem Fim à Vista (2007), Charles Ferguson

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S em Fim à Vista ( No End in Sight ,   EUA, 2007). Direção e Rot. Original: Charles Ferguson. Fotografia: Antonio Rossi. Música: Peter Nashel. Montagem: Chad Beck & Cindy Lee. Esse documentário forjado dentro dos mais banais modos narrativos que assolam o gênero contemporaneamente pretende apresentar os principais equívocos da invasão americana ao Iraque. A partir de depoimentos de funcionários afastados ou ex-combatentes e imagens de arquivo, assim como de uma narração off , o filme constrói uma teia de inoperâncias, erros e falta de estratégia. Ao contrário do estilo explosivo de Michael Moore, no entanto, aqui se preza pelo quase desaparecimento da figura do realizador, observado somente no áudio em relação a algumas das perguntas que endereça aos entrevistados. Portanto, segue-se num determinado padrão mais próximo do documentário televisivo americano, com vantagens e desvantagens oriundas dessa mesma opção. Entre as desvantagens, se assim pode ser considerado, a sua me