Postagens

Filme do Dia: E Se Vivêssemos Todos Juntos? (2010), Stéphane Robelin

Imagem
E Se Vivêssemos Todos Juntos? ( Et Si On Vivait Tous Ensemble? , França/Alemanha, 2010). Direção e Rot. Original: Stéphane Robelin. Fotografia: Dominique Colin. Música: Jean-Philippe Verdin. Montagem: Patrick Wilfert. Cenografia: David Bersanetti. Figrinos: Jurgen Doenring. Com: Guy Bedos, Daniel Brühl, Jane Fonda, Geraldine Chaplin , Claude Rich, Pierre Blanchard, Bernard Malaka, Camino Texeira, Shemss Audat . Jean Colin (Bedos), sugere numa reunião com amigos de longa data que deveriam todos morar juntos. Com idade avançada e começando a enfrentar dificuldades associada às limitações de saúde. Sua esposa, Annie, acha a ideia completamente estapafúrdia. Porém, em pouco tempo é o que ocorre. Já que Claude Blanchard (Rich), fotógrafo veterano, sofre um infarto, após os excessos associados ao sexo com prostitutas e é enviado para um asilo pelo filho, e o casal Jeanne (Fonda) e Albert (Richard) se encontra em situação difícil. Ela, com um câncer devastador, ao qual não pr

Filme do Dia: Deixem o Estudante Estudar (1964)

D eixem o Estudante Estudar (Brasil, 1964). Curta-metragem que se encontra entre os quase vinte títulos produzidos pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (Ipês), instituição que tinha como maior intenção proclamar melhorias na democracia e reformas liberais que visassem dizimar a “ameaça vermelha” que então rondava o país. Aqui, o foco especificamente é na situação da classe estudantil universitária do país, uma das mais atraídas pelo perigo das influencias “alienígenas” referidas pelo filme. Devendo se encontrarem avessos, segundo o narrador off , a qualquer influência estrangeira, os estudantes precisariam se informar sobre todos os campos do saber, desde que voltados para os interesses da nação, sobretudo na área das ciências tecnológicas, já que faz mister o controle pelas novas gerações do imenso cabedal de ciência do qual será herdeiro no futuro – e as imagens, enfatizam, entre outros avanços, as grandes hidroelétricas construídas. Tal trecho é bastante represen

Filme do Dia: O Som ao Redor (2013), Kléber Mendonça Filho

Imagem
O Som ao Redor (Brasil, 2013). Direção e Rot. Original: Kleber Mendonça Filho. Fotografia: Fabricio Tadeu & Pedro Sotero. Música: DJ Dolores. Dir. de arte: Julio Dornelles. Montagem: Kleber Mendonça Filho & João Maria. Figurinos: Ingrid Mata. Com: Gustavo Jahn, Irandhir Santos, Waldemar José Solha, Maeve Jinkings, Irma Brown, Sebastião Formiga, Yuri Holanda, Clébia Souza, Lula Terra . Num bairro elitizado do Recife, o cotidiano de seus moradores se modifica com a chegada de dois seguranças privados, comandados por Clodoaldo (Santos).   Os seguranças tem que lidar com os furtos de Dinho (Holanda), neto do patriarca Francisco (Solha), homem mais rico e influente das vizinhanças. Outro neto de Francisco, João (Jahn) confronta o primo, quando sua namorada, Sofia (Brown), tem o carro arrombado e o som furtado. Também mora próximo a dona de casa Bia (Jinkings), que combate as tensões do cotidiano com, dentre outros artifícios, a maconha que consegue com o entregador de

Filme do Dia: História Real (1999), David Lynch

Imagem
H istória Real (T he Straight Story , EUA/França/Reino Unido, 1999). Direção: David Lynch. Rot. Original: John Roach & Mary Sweeney. Fotografia: Freddie Francis. Música: Angelo Badalamenti. Montagem: Mary Sweeney. Dir. de arte: Jack Fisk. Cenografia: Barbara Haberecht. Figurinos: Patricia Norris. Com: Richard Fansworth, Sissy Spacek, Anastasia Webb, James Cada, Sally Wingert, Jane Galloway, John Farley, Kevin Farley Alvin Straight (Fansworth), de 73 anos, que vive com a filha Rose (Spacek) decide viajar de Laurens, Iowa até Monte Zion, no estado de Wisconsin, para visitar o irmão Lyle (Stanton), que sofrera um derrame. O desejo de rever Lyle também se relaciona ao fato de não falar com ele há anos, desde que brigaram. No trajeto, realizado em duas semanas, em um trailer puxado por um cortador de grama, Alvin encontrará Crystal (Webb), uma garota grávida que foge da família, terá problemas mecânicos com seu veículo dos anos 60 e encontrará apoio de casal Danny (

Filme do Dia: Obsessão de Amar (1965), Walter Grauman

Imagem
O bsessão de Amar ( A Rage to Live , EUA, 1965). Direção: Walter Grauman. Rot. Adaptado: John T. Kelley, a partir do romance de John O’Hara. Fotografia: Charles Lawton Jr. Música: Nelson Riddle. Montagem: Stuart Gilmore. Dir. de arte: James W. Sullivan. Cenografia: Raymond Boltz Jr. Figurinos: Howard Shoup. Com: Suzanne Pleshette, Bradford Dillman, Ben Gazzara, Peter Graves, Bethel Leslie, Carmen Mathews, Linden Chiles, James Gregory, Ruth White, Mark Goddard . Grace Caldwell (Pleshette), filha de uma família bem situada, preocupa bastante sua mãe, Emily (Mathews) por seu interesse aparentemente compulsivo por sexo, principalmente após ter sido flagrada no porão da casa do rapaz de pouca reputação Charlie Jay (Goddard). A família desse entra em contato com Emily, que após escutar a defesa da filha, vítima de problemas cardíacos, passa mal. Um rapaz de outra cidade, Sidney Tate (Dillman) deseja se casar com Grace. Ele escorraça Charlie Jay quando esse tenta fazer graça d

Filme do Dia: Pizza, Cerveja, Cigarro (1998), Adrián Caetano & Bruno Stagnaro

Imagem
P izza, Cerveja, Cigarro ( Pizza, Birra, Faso , Argentina, 1998). Direção e Rot. Original: Adrián Caetano & Bruno Stagnaro. Fotografia: Marcelo Lavintman. Música: Leo Sujatovich. Montagem: Andrés Tambornino. Dir. de arte: Sebastián Roses. Com: Héctor Anglada, Jorge Sesán, Pamela Jordán, Adrián Yospe, Daniel Di Biase, Walter Díaz, Martín Adjemían, Elena Cánepa, Alejandro Pous. Grupo de jovens comete pequenos delitos como forma de sobrevivência em Buenos Aires. O grupo é composto pelo rude Cordobés (Anglada) e sua namorada grávida Sandra (Jordán), Pablo (Sesán), Frula (Díaz) e Megabom (Pous). Eles ocasionalmente contam com o apoio de um taxista (Adjemián), que finge nada saber quando leva os passageiros. Insatisfeitos com o tratamento dispensado pelo taxista, eles efetivam uma ação no qual assaltam o próprio taxista e contam com certo apoio da vítima, uma senhora cordobesa (Cánepa), que se dirigia ao aeroporto, quando o grupo adentrou o táxi. Eles a deixam próximo do aeropor

Filme do Dia: Dois Destinos (1962), Valerio Zurlini

Imagem
D ois Destinos ( Cronaca Familiare , Itália/França, 1962). Direção: Valerio Zurlini. Rot. Adaptado: Vasco Pratolini, Valerio Zurlini & Mario Missiroli, baseado no romance de Vasco Pratolini. Fotografia: Guiseppe Rotunno. Música: Goffredo Petrassi. Montagem: Mario Serandrei. Dir. de arte: Flavio Mogherini. Figurinos: Gaia Romanini. Com: Marcello Mastroianni, Jacques Perrin, Sylvie, Salvo Randone, Valeria Ciangottini, Serena Vergano, Marco Gugliemi, Franca Pasut. Em 1945, após saber da morte do irmão Lorenzo (Perrin), Enrico (Mastroianni) recorda toda a sua complexa relação com o mesmo. Quando criança, o odiou por ter provocado a morte de sua mãe. Posteriormente, foi para a residência de um Barão que quis adota-lo, mas na resistência da avó (Sylvie) de não pactuar com o silêncio pedido pelo Barão, esse desiste da adoção. Um criado do Barão, Salocchi (Randone), afeiçoa-se a criança e a adota. Aos 18 anos procura por Enrico, por ter sido flagrado com um garota por Salocchi

Filme do Dia: The Stork Exchange (1927), Manny Gould & Ben Harrison

Imagem
T he Stork Exchange (EUA, 1927). Direção: Manny Gould & Ben Harrison. Rot. Adaptado: a partir das tiras de George Herriman. Krazy Kat, após ser vítima da urina que cai do céu, descobre uma cegonha levando um bebê e encontra o local de onde partem as cegonhas. O funcionário local sai para almoçar e ele tem que se deparar com um grupo de exigentes bebês. Quando vai entregar um deles, é confundido com o próprio bebê, ao cair da chaminé. Realizado pela mesma dupla de animadores que continuará com a série após o surgimento do sonoro, curiosamente apresenta uma potencial interação maior da música, quase sempre jazz, demonstrada pela inclusão posterior de uma trilha musical, que os filmes propriamente sonoros. Destaque para a hilária cena em que Krazy Kat descobre que foi vítima da urina que cai do céu, algo impossível de ser apresentada na animação mais bem comportada de alguns anos após. O título evidentemente satiriza o mercado de ações. Robert Winkler Prod. para Pa

Filme do Dia: A Besta Humana (1938), Jean Renoir

Imagem
A Besta Humana ( La Bête humaine , França, 1938) Direção: Jean Renoir. Rot. Adaptado: Jean Renoir, baseado no romance de Émile Zola. Fotografia: Curt Courant. Música: Joseph Kosma. Montagem: Marguerite Renoir & Suzanne de Troeye. Dir. de arte: Eugène Lourié. Com: Jean Gabin, Simone Simon, Fernand Ledoux, Blanchette Brunoy, Gérard Landry, Jenny Hélia, Colette Régis, Germaine Clasis, Jacques Berlioz, Jean Renoir. Jacques Lantier (Gabin) é maquinista e trabalha com o amigo Pecqueux (Carette). Como o motor de sua querida locomotiva pifou, ele aproveita a ocasião para visitar sua madrinha (Clasis), que mora à margem da estação. Essa lhe pergunta sobre as crises repentinas que sempre costumara ter na infância e Lantier se diz curado. Logo, no entanto, encontra a filha de sua madrinha, Flore (Brunoy), que conhecera criança, e dominando-a, tenta estrangulá-la, sua atenção se desviando com a passagem do trem. Envergonhado, afirma para Flore que tudo seu comportamento

Filme do Dia: Sob a Pele (2013), Jonathan Glazer

Imagem
S ob a Pele ( Under the Skin , Reino Unido/EUA/Suiça, 2013). Direção: Jonathan Glazer. Rot. Adaptado: Jonathan Glazer & Walter Campbell, a partir do romance de Michel Faber. Fotografia: Daniel Landin. Música: Mica Levi. Montagem: Paul Watts. Dir. de arte: Chris Oddy & Emer O’Sullivan. Figurinos: Steven Noble. Com: Scarlett Johansson, Jeremy McWilliams, Lynsey Taylor McKay, Dougie McConell, Paul Brannigan, Scott Dymond, Michael Moreland. Mulher atraente e algo estranha (Johansson) atrai homens para o que pretende ser uma chance de sexo sem compromisso mas que resulta em morte nessa ficção científica pretensiosa e aborrecida, tão passível do humor involuntário quanto tentativas contemporâneas do cinema brasileiro de flertar com o cinema de gênero com resultados irregulares, mas ainda assim mais eficazes que o caso em questão (tal como em Quando Eu Era Vivo ). Existe ainda uma versão motorizada de ceifadeira implacável, caso a figura de alienígena que literalmente se despe

The Film Handbook#133: Billy Wilder

Imagem
B illy W ilder Nascimento: 22/06/1906/Sucha, Áustria Morte : 27/03/2002, West Los Angeles, Califórnia, EUA Carreira (como diretor): 1933-1981 E mbora frequentemente bem sucedido comercial e criticamente, os filmes de Samuel Wilder tem sido ocasionalmente acusados de mau gosto e vulgaridade. Mais pertinente, no entanto, para ma apreciação mais apropriada de sua carreira é que sua obra foi excessivamente dependente dos diálogos para produzir efeito e que seu muito aclamado cinismo é frequentemente erodido por uma ainda mais controversa sentimentalidade lacrimosa. Tendo sido jornalista em Viena e Berlim, Wilder se aproximou do cinema como roteirista para a UFA, seu primeiro crédito de nota sendo para Gente no Domingo de Siodmak . Em 1933 a ascensão de Hitler o forçou a abandonar a Alemanha por Paris, onde co-dirigiu seu primeiro longa, Semente do Mal / Mauvaise Graine . Ele emigrou então para Hollywood onde por um período seu trabalho como roteirista foi prejudicado pelo seu c

Filme do Dia: A Súbita Riqueza dos Pobres de Kombach (1971), Volker Schlöndorff

Imagem
A Súbita Riqueza dos Pobres de Kombach ( Der Plötzliche Reichtum der Armen Leute von Kombach , Al. Ocidental, 1971). Direção: Volker Schöndorff. Rot. Original: Volker Schlondorff & Margareth Von Trotta. Fotografia: Franz Rath. Música: Klaus Doldinger. Montagem: Claus von Boro. Dir. de arte e Figurinos: Hanna Axman-Razzoni. Com: George Lehn, Reinhard Hauff, Karl-Josef Kramer, Wolfgang Bächler, Harald Müller, Margarethe von Trotta, Joe Hambus, Walter Buschhof. Maio de 1822. Grupo de camponeses cansados de viverem na miséria e recém-libertos da servidão, o que não modificou praticamente grande coisa em sua situação de penúria, decidem atacar o comboio que leva os impostos arrecadados na região, uma das fontes de sua exploração. Após cerca de cinco tentativas, finalmente conseguem êxito na proeza. Porém, o sucesso do roubo e a alegria que se segue se desfaz rapidamente quando surge uma investigação, auxiliada pelos próprios camponeses locais. Uma das pistas se encontra vinculad

Filme do Dia: De Longe Te Observo (2015), Lorenzo Vigas

Imagem
D e Longe Te Observo ( Desde Allá , Venezuela/México, 2015). Direção: Lorenzo Vigas. Rot. Original: Lorenzo Vigas, a partir do argumento dele próprio e de Guillermo Arriaga. Fotografia: Sergio Armstrong. Montagem: Isabela Monteiro de Castro. Dir. de arte: Matías Tikas. Cenografia: Carolina Carlini Bellazzini. Figurinos: Marisela Marin. Com: Alfredo Castro, Luis Silva, Jericó Montilla, Catherina Cardozo, Jorge Luis Bosque, Greymer Acosta, Auffer Camacho, Ivan Peña. Armando (Castro), homem de 50 anos, leva jovens a sua casa para que se dispam diante dele enquanto se masturba. Certo dia encontra um jovem, Elder (Silva), que se recusa a se despir, insulta-o e o agride. Ainda com sequelas da agressão, Armando volta a procura-lo e uma relação se estabelece. Certo dia Armando não o encontra e, através de amigos, chegará a um Elder bastante machucado pela agressão praticada pelos irmãos de sua namorada. Leva-o para casa e, dias depois, flagra-o tentando assaltar o seu cofre. Expulsa-o de

Filme do Dia: O Garoto (1969), Nagisa Oshima

Imagem
O Garoto ( Shonen , Japão, 1969). Direção: Nagisa Oshima. Rot. Original: Tsotomu Tamura. Fotografia: Seizô Sengen & Yasuhiro Yashioka. Música: Hiraku Hayashi. Montagem: Sueko Shiraishi & Keichi Uraoka. Dir. de arte: Jusho Toda. Com: Tetsuo Abe, Fumio Watanabe, Akiko Koyama, Tsuyoshi Kinoshita, LoLo Cannon. Criança de dez anos (Abe) criado por um pai indolente (Watanabe) e uma madrasta igualmente explorada   (Koyama) é treinado para simular atropelamentos nos quais os motoristas, temerosos de envolvimento com a polícia, pagavam alguma quantia, sobrevivendo destes golpes. O garoto possui sonhos com homens vindos do espaço e os compartilha com o irmão mais novo (Kinoshita). A desestruturação familiar faz com que abandone várias vezes a família, sempre retornando a ela. Sua madrasta simula um aborto. As agressões do marido contra ela, simuladas nos falsos acidentes, são constantes igualmente na vida real. O fato de o terem se excedido nos golpes chama a atenção da p

Filme do Dia: O Sétimo Véu (1945), Compton Bennett

Imagem
O   Sétimo Véu ( The Sevent Veil , Reino Unido, 1945) Direção: Compton Bennett. Rot.Original: Muriel Box & Sidney Box. Fotografia: Reginald H. Wyer. Música: Benjamin Frankel. Montagem: Gordon Hales. Com:James Mason, Ann Todd, Herbert Lom , Hugh McDermott, Albert Lieven, Yvonne Owen, Muir Mathieson.           Francesca Cunningham (Todd), jovem pianista de sucesso, foge da clínica onde se encontra internada e tenta o suicídio pulando de uma ponte. Um psicanalista, dr. Larsen (Lom), acredita que pode realizar um tratamento que a levará a cura. Trata-se, afirma o doutor, de um equivalente a retirada dos véus da dança dos véus. Todas as pessoas, ainda que no grau mais elevado de intimidade, só conseguir ir até o sexto véu; o tratamento pretende, como Salomé, ir até o sétimo. Após conseguir sedá-la com uma injeção, ele inicia uma sessão de hipnose onde Francesca lhe revela toda sua vida. A perda do pai aos 14 anos leva-a a morar com um primo de segundo grau, o seco Nicholas (Mason

Filme do Dia: A Liberdade (1929), Leo McCarey

Imagem
A Liberdade ( Liberty, EUA, 1929). Direção: Leo McCarey . Rot. Original: Leo McCarey & H.M. Walker.   Fotografia: George Stevens. Música: Richard C. Currier & William H. Terhune. Com: Stan Laurel , Oliver Hardy , Sam Lufkin, James Finlayson, Jack Hill, Harry Bernard, Jean Harlow , Ed Brandenburg. Dois fugitivos de um presidio (Laurel e Hardy) conseguem alcançar um carro de seus comparsas. Na pressa da fuga, eles trocam a farda de presos por suas próprias, mas se enganam com as calças. Quando buscam locais para desfazer o equívoco sempre são flagrados por pessoas, inclusive policiais. Procuram um arranha-céu em construção, mas o elevador parte com eles ao topo e lá passam agruras em uma altura fenomenal, tendo que equilibrar-se entre os exíguos blocos de ferro. No momento das estripulias do alto do prédio o filme é evocativo de aventuras similares de Harold Lloyd, porém a parte mais saborosa se concentra na sua primeira metade, com um prólogo que parte de uma equipar