Postagens

Filme do Dia: A Janela (2008), Carlos Sorin

Imagem
  A  Janela ( La Ventana , Argentina, 2008). Direção e Rot . Original: Carlos Sorin. Fotografia: Julián Apezteguia. Música: Nicolás Sorin. Montagem: Mohamed Rajid. Dir. de arte: Rafael Neville. Com: Antonio Larreta, Emilse Roldán, María del Carmén Jiménez, Alberto Ledesma, Roberto Rovira, Jorge Diaz, Marina Glezer, Carla Peterson, Arturo Goetz. Velho escritor enfermo que nunca conseguiu deslanchar de todo em sua carreira e mora em uma antiga casa em uma província afastada da capital, Antonio (Larreta), prepara-se com a ajuda de duas auxiliares (Jiménez e Roldán), para receber a visita do filho.  O médico (Goetz) o visita. Antonio pede que sirvam uma velha garrafa de champanha quando o filho (Diez) chegar. Contrata  um pianista para afinar o piano  há muito não usado, pois o filho é pianista de sucesso na Europa. Antonio consegue dar uma escapada e passeia pelos campos, logo se sentindo mal. É encontrado por duas jovens que vão até sua residência buscar socorro. Antonio é trans

Filme do Dia:O Usurário (1910), D. W. Griffith

Imagem
O  Usurário ( The Usurer , EUA, 1910). Direção: D.W. Griffith. Rot. Original: Frank E. Woods.fotografia: G.W. Bitzer. Com: George Nichols, Grace Anderson, Kate Bruce, Mack Sennet, Mary Pickford, Dell Henderson, Edward Dillon, Alfred Paget. Usurário  (Nichols) comemora sua riqueza enquanto famílias se desgraçam. Uma dessas é a família na qual a mãe (Bruce) se desespera com o iminente despejo, pois possui uma filha enferma (Pickford). O usurário, no entanto,  fica trancado em seu próprio cofre. Com o seu cadáver descoberto no dia seguinte, sua irmã (Henderson), surpreeendida com os contratos extorsivos os cancela. Filha e mãe respiram então aliviadas. Esse filme retrabalha em chave menos inspirada o tema central de O Preço do Trigo , do ano anterior. Como a contraposição dos planos nos quais contrasta o banquete do usurário e a pobreza das famílias afetadas que mais parece sair do filme anterior, porém aqui utilizada desnecessariamente com bem maior insistência. A morte do vilão

Filme do Dia: A Festa de Margarette (2002), Renato Falcão

Imagem
A Festa de Margarette (Brasil, 2002). Direção, Rot. Original,   Fotografia e Montagem: Renato Falcão. Música: Hique Gomez. Dir. de arte: Rodrigo Lopez. Cenografia: Rafael Baldi. Figurinos: Viviane Gil. Com: Hique Gomez, Carmem Silva, Isis Medeiros, Pedro Gil, Artur Pinto, Dimitri Sanchez, Leonardo Lentino, Ilana Kaplan. Pedro (Gomez) sonha em dar uma festa de luxo para sua esposa Margarette (Silva), porém a realidade de trabalhador explorado que vivencia apenas se agrava quando é demitido do emprego. Consegue uma grande fortuna em dinheiro e realiza todas as extravagâncias que um novo rico se permite, acompanhado de sua família e da família com quem dividem a casa. Porém, se a vida de magnata que levara por poucos dias demonstra não ser mais que um sonho, em meio a festa da esposa, a conta astronômica na venda local não o é. Esse tolo exercício de tentar se utilizar de elementos da linguagem do cinema mudo (fotografia em p&b, ausência de diálogos, movimentos

Filme do Dia: O Povo Contra Larry Flynt (1996), Milos Forman

Imagem
O Povo Contra Larry Flint ( The People Vs. Larry Flint , EUA, 1996). Direção: Milos Forman. Rot. Original: Scott Alexander & Larry Karaszewski. Fotografia: Phillippe Rousselot. Música: Thomas Newman. Montagem: Christopher Tellefsen. Dir. de arte: Patrizia von Brandenstein, Shawn Hausman & James Nedza. Cenografia: Maria Nay & Amy Wells. Figurinos: Arianne Phillips & Theodor Pistek. Com: Woody Harrelson, Courtney Love, Edward Norton, Brett Harrelson, Donna Hanover, James Cromwell, Crispin Glover, Vincent Schiavelli. Larry Flint (Harrelson), após comandar um clube de strip-tease surge com uma proposta de revista de nudez mais agressiva que suas concorrentes, Hustler , que lhe causa várias reações e também uma motivação a lutar pelas liberdades democráticas, através do advogado Alan Isaacman (Norton). Unido a uma das meninas que trabalhou para sua revista, Althea (Love), eles conseguem atingir uma venda expressiva com fotos da ex-primeira dama, Jacqueline Onassis,

Filme do Dia: Titicut Follies (1967), Frederick Wiseman

Imagem
T iticut Follies (EUA, 1967). Direção: Frederick Wiseman. Fotografia: John Marshall. Montagem: Frederick Wiseman & Alyne Model. Esse controvertido documentário, um dos mais célebres títulos dirigidos por Wiseman , nome referencial no Cinema Direto americano, é menos sobre os efeitos da doença mental em pacientes internados em um manicômio do estado de Massachusetts como pensam alguns que – tema obsessivo e único da carreira do realizador – sobre o poder regulador das instituições sobre os indivíduos. Numa época em que análises sobre o hospital psiquiátrico enquanto Instituição Total e práticas e teorias associadas a anti-psiquiatria começam a florescer em diversas partes do mundo, Wiseman detém seu habitual olhar frio – que apenas agudiza ainda mais o tema a ser destacado do que se tivesse apelado para recursos sentimentais ou mais ordinariamente manipulativos – sobre sujeitos que sofrem um processo intenso de “despersonalização” de si mesmos. Nesse sentido,   mesmo o r

Filme do Dia: O Homem do Sputnik (1959), Carlos Manga

Imagem
O Homem do Sputnik (Brasil, 1959). Direção: Carlos Manga. Rot. Original: José Cajado Filho. Fotografia: Ozen Sermet. Música: Radames Gnatalli. Montagem: Walemar Noya. Cenografia: José Cajado Filho. Com: Oscarito , Cill Farney, Zezé Macedo, Neide Aparecida, Hamilton Ferreira, Heloísa Helena, Alberto Peres, Norma Bengell . O provinciano Anastácio (Oscarito), cujo maior sonho é comprar uma chocadeira para suas galinhas, vive uma vidinha sem maiores novidades com sua esposa Deocleciana (Macedo), até a noite em que um objeto não identificado cai em seu galinheiro. Anastácio descobre tratar-se do famoso satélite Sputnik, que se encontraria recheado de ouro. Enquanto Anastácio não modifica suas ambições iniciais, a esposa só pensa em seu reconhecimento pela sociedade colunável. A fama do evento chega nas bocas e mentes dos mais diversos tipos. De um cronista social honesto, Jacinto (Farney), mas igualmente de um inescrupuloso, assim como das grandes potências. Já celebrizados pe

Filme do Dia: Going Places (1948), John Sutherland

Imagem
G oing Places (EUA, 1948). Direção: John Sutherland. Jovem acaba persistindo numa fórmula até conseguir produzir sabão em barras. Seu negócio local aos poucos se expande e transforma as cercanias, trazendo progresso. Algum tempo depois se torna uma grande corporação. Fazendo uso do formato documentário, com uma grave voz over tecendo comentários algo redundantes, esse curta de animação tem bem poucos respiros em sua necessária camisa de força ideológica, como é o caso quase único da referência a um maior policiamente da região trazido igualmente pelo progresso – sem ficar exatamente implícito que a criminalidade também – na figura de um guarda que pega um furtivo ladrão de frutas e toma dele a fruta e enquanto esse foge a come, numa alusão, ainda que involuntária, à corrupção policial e a sua troca de segurança ao comércio por algumas vantagens para si. Compõe com outros 3 curtas, incluindo Make Mine Freedon , do mesmo ano e mais ontensivamente explícito em seu louvor ao

Filme do Dia: Código Desconhecido (2000), Michael Haneke

Imagem
C ódigo Desconhecido ( Code inconnu: Récit incomplet de divers voyages , França/Alemanha/Romênia, 2000). Direção e Rot. Original: Michael Haneke. Fotografia: Jurgen Jürges. Música: Giba Gonçalves. Montagem: Karin Martusch, Nadine Muse & Andreas Prochaska. Dir. de arte: Emmanuel de Chauvigny. Cenografia: Laurence Vendroux. Figurinos: Françoise Clavel. Com: Juliette Binoche, Thierry Neuvic, Josef Bierbchler, Alexandre Hamidi, Maimouna Hélène Diarra, Ona Lu Yenke, Djibril Kouyaté, Luminita Gheorghiu. Uma atriz (Binoche), seu namorado fotógrafo de guerra, o irmão e   o pai do namorado, uma mendiga de rua, um monitor negro de crianças surdas mudas e sua família são alguns dos personagens que compõem essa crônica do cotidiano francês contemporâneo, que possui paralelos com experiências recentes que buscam descrever aspectos da sociedade americana ( Magnólia , 1999) e brasileira ( Cronicamente Inviável , 2000). Porém, ao contrário do primeiro, consegue descrever de modo

The Film Handbook#134: René Clair

Imagem
René Clair Nascimento: 11/11/1898, Paris, França Morte : 15/03/1981, Neuilly, França Carreira (como diretor) : 1923-1965 D urante os anos 30, René Chomette - seu nome real - foi considerado um dos mais estilizados inovadores e satiristas. Hoje, no entanto, tanto o "realismo poético" quanto o humor exuberante sobre o qual sua reputação uma vez repousou parecem rasos e datados. Crítico, poeta e ator nas séries de Louis Feuillade, o jovem Clair se alinhou com a vanguarda francesa dos anos 20. De fato, sua obra silenciosa pode ser observada como um dos ramos do movimento Dada: sua estreia, Paris Adormecida / Paris Qui Dort > 1 foi uma fantasia cômica bizarra na qual um cientista louco utiliza um raio mágico para tornar a cidade imóvel; somente um grupo de estrangeiros, no topo da Torre Eiffel ou em um avião, permanecem conscientes para buscar o culpado e trazer Paris de volta à vida. Entreato / Entr'acte , apresentado durante o intervalo do balé dadaísta "R

Filme do Dia: P.M. (1961), de Alberto Cabrera Infante & Orlando Jiménez-Leal

Imagem
P .M. (Cuba, 1961). Direção: Alberto Cabrera Infante & Orlando Jiménez Leal. Fotografia: Orlando Jiménez-Leal. Esse documentário curto cubano talvez hoje venha a ser mais lembrado por sua enfática admissão dos preceitos presentes no movimento documentarista britânico Free Cinema, na maneira como apenas observa grupos distintos se divertindo em bares de Havana, tocando na noite, dançando, bebendo e namorando. E, ainda mais, por toda a polêmica que gerou, a partir do momento em que se tornou o “cavalo de batalha” junto à classe artística cubana que assistiu a censura do filme, dentro das diretrizes “revolucionárias” do governo recém-iniciado de Castro, como exemplo de apresentação de eventos “anti-revolucionários”. Em si mesmo, o filme, produzido independentemente do Estado, não vai além do módico interesse, através do modo que flagra aparentemente cenas sem que os envolvidos, via de regra, direcionem seu olhar para a câmera, antecipando algumas das soluções que vão se

Filme do Dia: Palestine - Programme biblique (1904), Abbot Mulsant

Imagem
P alestine – Programme Biblique (França, 1904). Direção: Abbott Mulsant. Várias passagens da vida de Cristo são aqui tematizadas podendo ser exibidas individualmente ou em conjunto. Destaca-se o fato de mesclar elementos que o aproximam do bem posterior Da Manjedoura à Cruz (1911), de Olcott, como as filmagens em locações e outros mais próximos da Vida e Paixão de Jesus Cristo (1905), de Zecca, como a trucagem da Anunciação ou ainda Jesus fazendo milagres quando criança – aliás todo o filme se centra em sua infância; existe uma cena curiosa. Quando a cartela antecipa a crucifixação de Jesus se imagina um salto temporal enorme na sua trajetória, mas se trata de uma simulação infantil que antecipará sua própria morte. Porém, as trucagens serão utilizadas de modo bem mais discreto que em Zecca. Visualmente o filme talvez seja mais inspirado que as obras de Zecca e Olcott. Ao menos é o que se pode pensar da rica e complexa composição visual apresentando o descanso de José e

Filme do Dia: Branca de Neve (2000), João César Monteiro

Imagem
B ranca de Neve (Portugal, 2000). Direção: João César Monteiro. Rot. Adaptado: João César Monteiro, baseado na peça de Robert Walser. Fotografia: Mário Barroso. Montagem: Fátima Ribeiro. Com: Maria do Carmo Rôlo, Ana Brandão, Reginaldo da Cruz, Luís Miguel Cintra, Diogo Dória. Variações de interpretação sobre as relações entre as pessoas que rodeiam Branca de Neve (voz de Rôlo) e ela própria, sua morte e ressureição, nessa adaptação bastante radical de Monteiro, que dispensa quase que totalmente as imagens pelo fundo negro. Resta ao espectador o trabalho da própria imaginação que, embora semelhante ao da literatura – sob o qual o filme parece prestar igualmente grande reverência nos diálogos literários, ou melhor, não naturalistas da peça teatral na qual se inspira. Reduzindo a atenção do espectador aos belos diálogos, o filme ao mesmo tempo redimensiona o poder da imagem, que invariavelmente é a de um céu azul mais ou menos nublado, sem contar a imagem inicial do caçador mo

Filme do Dia: A Marcha dos Pinguins (2005), Luc Jacquet

Imagem
A Marcha dos Pinguins ( La Marche de l'empereur , França, 2005). Direção: Luc Jacquet. Rot. Original: Luc Jacquet & Michel Fessler sobre o argumento de Jacquet. Fotografia: Laurent Chalet & Jérôme Maison. Montagem: Sabine Emiliani. Na Antártica, grupos de pinguins seguem o ciclo da vida dos nove meses de inverno rigoroso em que passam por várias provações, como a de conseguir um parceiro, conseguir chocar o ovo protegendo-o das intempéries e proteger os filhotes dos predadores, antes de retornarem ao mar para saborearem o verão com o degelo das geleiras. Esse documentário procura explorar os paralelos entre a saga dos pinguins e a dos próprios seres humanos, apelando para recursos que pretendem torna-lo mais palatável junto ao grande público (não é à toa que foi sucesso de bilheteria nos EUA, somente ficando atrás de Fahrenheit 11/09 quando de seu lançamento). Para isso faz uso tanto de um narrador quanto de vozes de atores famosos para interpretare

Filme do Dia: E Se Vivêssemos Todos Juntos? (2010), Stéphane Robelin

Imagem
E Se Vivêssemos Todos Juntos? ( Et Si On Vivait Tous Ensemble? , França/Alemanha, 2010). Direção e Rot. Original: Stéphane Robelin. Fotografia: Dominique Colin. Música: Jean-Philippe Verdin. Montagem: Patrick Wilfert. Cenografia: David Bersanetti. Figrinos: Jurgen Doenring. Com: Guy Bedos, Daniel Brühl, Jane Fonda, Geraldine Chaplin , Claude Rich, Pierre Blanchard, Bernard Malaka, Camino Texeira, Shemss Audat . Jean Colin (Bedos), sugere numa reunião com amigos de longa data que deveriam todos morar juntos. Com idade avançada e começando a enfrentar dificuldades associada às limitações de saúde. Sua esposa, Annie, acha a ideia completamente estapafúrdia. Porém, em pouco tempo é o que ocorre. Já que Claude Blanchard (Rich), fotógrafo veterano, sofre um infarto, após os excessos associados ao sexo com prostitutas e é enviado para um asilo pelo filho, e o casal Jeanne (Fonda) e Albert (Richard) se encontra em situação difícil. Ela, com um câncer devastador, ao qual não pr

Filme do Dia: Deixem o Estudante Estudar (1964)

D eixem o Estudante Estudar (Brasil, 1964). Curta-metragem que se encontra entre os quase vinte títulos produzidos pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (Ipês), instituição que tinha como maior intenção proclamar melhorias na democracia e reformas liberais que visassem dizimar a “ameaça vermelha” que então rondava o país. Aqui, o foco especificamente é na situação da classe estudantil universitária do país, uma das mais atraídas pelo perigo das influencias “alienígenas” referidas pelo filme. Devendo se encontrarem avessos, segundo o narrador off , a qualquer influência estrangeira, os estudantes precisariam se informar sobre todos os campos do saber, desde que voltados para os interesses da nação, sobretudo na área das ciências tecnológicas, já que faz mister o controle pelas novas gerações do imenso cabedal de ciência do qual será herdeiro no futuro – e as imagens, enfatizam, entre outros avanços, as grandes hidroelétricas construídas. Tal trecho é bastante represen

Filme do Dia: O Som ao Redor (2013), Kléber Mendonça Filho

Imagem
O Som ao Redor (Brasil, 2013). Direção e Rot. Original: Kleber Mendonça Filho. Fotografia: Fabricio Tadeu & Pedro Sotero. Música: DJ Dolores. Dir. de arte: Julio Dornelles. Montagem: Kleber Mendonça Filho & João Maria. Figurinos: Ingrid Mata. Com: Gustavo Jahn, Irandhir Santos, Waldemar José Solha, Maeve Jinkings, Irma Brown, Sebastião Formiga, Yuri Holanda, Clébia Souza, Lula Terra . Num bairro elitizado do Recife, o cotidiano de seus moradores se modifica com a chegada de dois seguranças privados, comandados por Clodoaldo (Santos).   Os seguranças tem que lidar com os furtos de Dinho (Holanda), neto do patriarca Francisco (Solha), homem mais rico e influente das vizinhanças. Outro neto de Francisco, João (Jahn) confronta o primo, quando sua namorada, Sofia (Brown), tem o carro arrombado e o som furtado. Também mora próximo a dona de casa Bia (Jinkings), que combate as tensões do cotidiano com, dentre outros artifícios, a maconha que consegue com o entregador de

Filme do Dia: História Real (1999), David Lynch

Imagem
H istória Real (T he Straight Story , EUA/França/Reino Unido, 1999). Direção: David Lynch. Rot. Original: John Roach & Mary Sweeney. Fotografia: Freddie Francis. Música: Angelo Badalamenti. Montagem: Mary Sweeney. Dir. de arte: Jack Fisk. Cenografia: Barbara Haberecht. Figurinos: Patricia Norris. Com: Richard Fansworth, Sissy Spacek, Anastasia Webb, James Cada, Sally Wingert, Jane Galloway, John Farley, Kevin Farley Alvin Straight (Fansworth), de 73 anos, que vive com a filha Rose (Spacek) decide viajar de Laurens, Iowa até Monte Zion, no estado de Wisconsin, para visitar o irmão Lyle (Stanton), que sofrera um derrame. O desejo de rever Lyle também se relaciona ao fato de não falar com ele há anos, desde que brigaram. No trajeto, realizado em duas semanas, em um trailer puxado por um cortador de grama, Alvin encontrará Crystal (Webb), uma garota grávida que foge da família, terá problemas mecânicos com seu veículo dos anos 60 e encontrará apoio de casal Danny (

Filme do Dia: Obsessão de Amar (1965), Walter Grauman

Imagem
O bsessão de Amar ( A Rage to Live , EUA, 1965). Direção: Walter Grauman. Rot. Adaptado: John T. Kelley, a partir do romance de John O’Hara. Fotografia: Charles Lawton Jr. Música: Nelson Riddle. Montagem: Stuart Gilmore. Dir. de arte: James W. Sullivan. Cenografia: Raymond Boltz Jr. Figurinos: Howard Shoup. Com: Suzanne Pleshette, Bradford Dillman, Ben Gazzara, Peter Graves, Bethel Leslie, Carmen Mathews, Linden Chiles, James Gregory, Ruth White, Mark Goddard . Grace Caldwell (Pleshette), filha de uma família bem situada, preocupa bastante sua mãe, Emily (Mathews) por seu interesse aparentemente compulsivo por sexo, principalmente após ter sido flagrada no porão da casa do rapaz de pouca reputação Charlie Jay (Goddard). A família desse entra em contato com Emily, que após escutar a defesa da filha, vítima de problemas cardíacos, passa mal. Um rapaz de outra cidade, Sidney Tate (Dillman) deseja se casar com Grace. Ele escorraça Charlie Jay quando esse tenta fazer graça d

Filme do Dia: Pizza, Cerveja, Cigarro (1998), Adrián Caetano & Bruno Stagnaro

Imagem
P izza, Cerveja, Cigarro ( Pizza, Birra, Faso , Argentina, 1998). Direção e Rot. Original: Adrián Caetano & Bruno Stagnaro. Fotografia: Marcelo Lavintman. Música: Leo Sujatovich. Montagem: Andrés Tambornino. Dir. de arte: Sebastián Roses. Com: Héctor Anglada, Jorge Sesán, Pamela Jordán, Adrián Yospe, Daniel Di Biase, Walter Díaz, Martín Adjemían, Elena Cánepa, Alejandro Pous. Grupo de jovens comete pequenos delitos como forma de sobrevivência em Buenos Aires. O grupo é composto pelo rude Cordobés (Anglada) e sua namorada grávida Sandra (Jordán), Pablo (Sesán), Frula (Díaz) e Megabom (Pous). Eles ocasionalmente contam com o apoio de um taxista (Adjemián), que finge nada saber quando leva os passageiros. Insatisfeitos com o tratamento dispensado pelo taxista, eles efetivam uma ação no qual assaltam o próprio taxista e contam com certo apoio da vítima, uma senhora cordobesa (Cánepa), que se dirigia ao aeroporto, quando o grupo adentrou o táxi. Eles a deixam próximo do aeropor

Filme do Dia: Dois Destinos (1962), Valerio Zurlini

Imagem
D ois Destinos ( Cronaca Familiare , Itália/França, 1962). Direção: Valerio Zurlini. Rot. Adaptado: Vasco Pratolini, Valerio Zurlini & Mario Missiroli, baseado no romance de Vasco Pratolini. Fotografia: Guiseppe Rotunno. Música: Goffredo Petrassi. Montagem: Mario Serandrei. Dir. de arte: Flavio Mogherini. Figurinos: Gaia Romanini. Com: Marcello Mastroianni, Jacques Perrin, Sylvie, Salvo Randone, Valeria Ciangottini, Serena Vergano, Marco Gugliemi, Franca Pasut. Em 1945, após saber da morte do irmão Lorenzo (Perrin), Enrico (Mastroianni) recorda toda a sua complexa relação com o mesmo. Quando criança, o odiou por ter provocado a morte de sua mãe. Posteriormente, foi para a residência de um Barão que quis adota-lo, mas na resistência da avó (Sylvie) de não pactuar com o silêncio pedido pelo Barão, esse desiste da adoção. Um criado do Barão, Salocchi (Randone), afeiçoa-se a criança e a adota. Aos 18 anos procura por Enrico, por ter sido flagrado com um garota por Salocchi