Postagens

Filme do Dia: Viagem ao Princípio do Mundo (1997), Manoel de Oliveira

Imagem
V iagem ao Princípio do Mundo (Idem, França/Portugal, 1997). Direção: Manoel de Oliveira. Rot. Original:   Manoel de Oliveira. Fotografia: Renato Berta. Música: Emmanuel Nuñes. Montagem: Valérie Loiseleux Com: Marcello Mastroianni,   Jean-Yves Gautier,   Leonor Silveira,   Diogo Dória,   Isabel de Castro,   José Pinto,   Manoel de Oliveira.           Disposto a revisitar os locais que conheceu durante sua infância em Portugal, o cineasta Manoel (Mastroianni) empreende uma pequena jornada a vila onde morou com sua família: observa de longe o prédio onde funcionara o colégio de jesuítas onde estudara; a casa, hoje em ruínas,   onde agonizara um jovem de tifo; a árvore com as marcas de um banco que dividira na adolescência com amigos; uma estátua de um homem com o eterno sofrimento de carregar um tronco sobre as costas. Quando observa a estátua, passa uma portuguesa que conta uma ladainha a respeito da mesma.   Juntamente com Manoel   se encontram um ator de sua nova produção, A

Filme do Dia: Longe de Ti (1933), Mikio Naruse

Imagem
L onge de Ti ( Kimi to Wakarete , Japão, 1933). Direção e Rot. Original: Mikio Naruse. Fotografia: Sutekarô Inokai. Dir. de arte: Tatsuo Hamada. Cenografia: Kojirô Kawasaki & Matasaburo Okuno. Figurinos: Tose Tanaka. Com: Mitsuke Yoshikawa, Sumiko Mizukubo, Akio Isono, Reikichi Kawamura, Ryuko Fuji, Yôko Fujita, Tomio Aoki, Chôko Iida. Kikue (Yoshikawa) é gueixa para sustentar Yoshio (Isono), seu filho, que prefere cabular as aulas e ficar deitado ao léu ou sair com seus amigos arruaceiros. Um colega seu vai a casa dele e conta que ele não tem aparecido pela escola para Kikue. Shôkiku (Mizukubo), tida por Kikue, como tendo uma amizade fraternal, preocupa-se com ele. Shôkiku nutre por Yoshio algo além do amor fraternal e vice-versa. Ela o alerta para a ótima mãe que possui e que ela não gosta do trabalho que faz. Quando Kikue se excede brigando com o homem que a sustenta, Yoshio e Shôkiku velam por ela. Yoshio decide deixar o grupo de arruaceiros e é espancado e humi

Filme do Dia: O Grande Mentecapto (1989), Oswaldo Caldeira

Imagem
O Grande Mentecapto (Brasil, 1989). Direção: Oswaldo Caldeira. Rot. Adaptado:, baseado em romance de Fernando Sabino. Música: Wagner Tiso. Com: Diogo  Vilela, Débora Bloch, Regina Casé, Cláudio Corrêa e Castro, Luiz Fernando Guimarães, Drica Lopes, Antônio Pedro, Osmar Prado, Jofre Soares, Maurício do Valle. Jovem errante (Vilela) parte de seu vilarejo para tornar-se padre. Após certo posto para fora da congregação, por evidenciar as intimidades entre seu superior e Peitolina, uma viúva local, provocando uma revolta geral na cidade, ele encontra o cego Elias (Soares), que o batiza como Viramundo. Apaixonado pela filha do governador, defeca na tubulação do ventilador da festa que o mesmo promove. Novamente foragido, é escorraçado de uma plantação de flores por seu proprietário (Corrêa e Castro). Retorna com um amigo (Prado) que conhecera de pouco e corta todas as rosas e as leva para sua amada. Internado em um manicômio, quando de lá sai serve compulsoriamente ao Exército, ond

Filme do Dia: Um Dia Muito Especial (1977), Ettore Scola

Imagem
U m Dia Muito Especial ( Una Giornata Particolare , Itália/Canadá, 1977) Direção: Ettore Scola. Rot.Original: Maurizio Costanzo, Ruggero Maccari & Ettore Scola. Fotografia: Pasqualino De Santis. Música: Armando Trovajoli. Montagem: Raimondo Crociani. Com: Sophia Loren , Marcello Mastroianni , John Vernon, Françoise Berd,  Nicole Magny, Patrizia Basso, Antonio Garibaldi, Alessandra Mussolini.            Mulher de classe média baixa, Antonietta (Loren) acorda marido e seis filhos, ajuda-os a se arrumarem para o importante dia: o encontro entre Hitler e Mussolini. Ela não vai porque tem que fazer faxina na casa. No entanto, seu pássaro de estimação foge e voa para outro bloco. Antonietta vai até o apartamento de Gabrielle (Mastroianni), e pede-lhe para usar a janela de seu apartamento para poder recuperar o pássaro. Gabrielle, no entanto, passa por uma série crise depressiva, e a chegada de Antonietta o desviou de pensamentos mórbidos. Aliviado e eufórico, oferece-lhe café e um

Filme do Dia: O Leão da Estrela (1947), Arthur Duarte

Imagem
  O Leão da Estrela (Portugal, 1947). Direção: Arthur Duarte. Rot. Adaptado: Ernesto Rodrigues, Felix Bermudes & João Rodrigues, baseado nos poemas do último. Fotografia: Aquilino Mendes & João Silva. Música: Jaime Mendes. Montagem: António Martins. Dir. de arte: Fernando Fragoso. Cenografia: Amílcar de Oliveira & Pierre Schild.  Com: António Silva, Milú, Maria Eugénia, Erico Braga, Laura Alves, Curado Ribeiro, Maria Olguim, Cremilda de Oliveira, Tony D´Algy, Arthur Agostinho. Anástacio (Silva) é um torcedor fanático pelo Sporting que quer assistir um jogo de futebol no Porto. Dada a impossibilidade de conseguir passagens para a cidade, ele entra em um arranjo com o motorista (Agostinho) de sua criada (Alves). Também leva toda sua família e se hospeda na mansão dos Barata, família endinheirada local, fingindo se tratarem de pessoas ricas, fazendo uso do carro luxuoso do motorista da criada e das malas de um comandante da marinha vizinho (D´Algy). O filho dos Barata, Ed

Filme do Dia: Shakespeare Apaixonado (1998), John Madden

Imagem
S hakespeare Apaixonado ( Shakespeare in Love , EUA, 1998). Direção:  John Madden . Rot. Original:  Marc Norman& Tom Stoppard . Fotografia: Richard Greatrex. Música: Stephen Warbeck. Montagem: David Gamble. Dir. de Arte: Martin Childs& Steve Lawrence. Cenografia: Jill Quertier. Figurinos: Sandy Powell . Com:Joseph Fiennes, Gwyneth Paltrow,  Judi Dench,   Ben Affleck,  Colin Firth,   Simon Callow,  Geoffrey Rush,  Tom Wilkinson, Rupert Everett .         Na Inglaterra Elizabetana, Will Shakespeare (Fiennes) se torna preocupado com a falta de sucesso no amor e de inspiração. Porém tudo muda quando nas audições para o que será a futura peça Romeu e Julieta , ele ouve um jovem recitando. Na verdade, como logo descobrirá, trata-se de uma mulher, a jovem Viola Delesseps (Paltrow), que lhe chamara atenção pela beleza.  Porém ela tem que se travestir de homem para poder se dedicar a sua paixão pelo teatro, já que na época as mulheres são proibidas de atuar. Logo, passam a viver u

The Film Handbook#127: Milos Forman

Imagem
Milos Forman Nascimento : 18/02/1932, Caslav, Tchecolosváquia Carreira (como diretor): 1963- É interessante que com a maior liberdade política e viabilidade comercial, os filmes de Milos Forman tenham se tornado crescentemente convencionais. A espontaneidade de sua obra inicial tem tristemente se fossilizado em entretenimento mediano ostensivamente respeitável. Após estudar cinema em Praga, Forman ingressou na indústria do cinema inicialmente como roteirista. Um diálogo com o grupo multimídia Lanterna Mágica se seguiu antes que ele realizasse dois curtas semidocumentais  lançados juntos como Talent Competition / Konkours , Seu foco na música e sua preocupação com pessoas comuns antecipavam sua obra futura. Sua estreia no longa-metragem, Pedro, O Negro / Cerný Petr , estabeleceu-o como uma figura de proa da Nouvelle Vague tcheca. O escasso enredo lida com um ingênuo segurança de uma loja e uma garota romanticamente desinteressada, assim como com a relação deles com seus pais. A

Filme do Dia: Moça com Brinco de Pérola (2003), Peter Webber

Imagem
M oça com Brinco de Pérola ( Girl with a Pearl Earring , Reino Unido/Luxemburgo, 2003). Direção: Peter Webber. Rot. Adaptado: Olivia Heetreed, baseado no romance de Tracy Chevalier. Fotografia: Eduardo Serra. Música: Alexandre Desplat. Montagem: Kate Evans. Dir. de arte: Ben Van Os & Christina Schaffer. Cenografia: Todd Van Hulzen. Figurinos: Dien van Straalen. Com: Colin Firth, Scarlett Johansson, Tom Wilkinson, Judy Parfitt, Cilian Murphy, Essie Davis, Joanna Scanlan, Alakina Mann. Griet (Johansson) é admitida como criada na residência do pintor holandês Jan Vermeer (Firth). Sua sensibilidade fica tocada de imediato pelas obras do mestre e esse retrata-a com os brincos da esposa em um de seus mais famosos quadros, o que provoca os ciúmes de sua filha Catharina (Davis), a ira de sua esposa e o despeito do colecionador de arte Van Ruijven (Wilkinson), que tentou possuir Griet de todos os modos. Griet é despedida da residência de Vermeer e a cozinheira Tanneke (Scanlan),

Filme do Dia: Christus (1916), Giulio Antamoro

Imagem
C hristus (Itália, 1916). Direção: Giulio Antamoro. Rot. Original: Giulio Antamoro,   Ignazio Lupi & Maurice V. Samuel. Fotografia: Renato Cartoni. Cenografia: Giulio Lambardozzi. Com: Alberto Pasquali, Amleto Novelli, Leda Gys, Augusto Mastrapietri, Amalia Cataneo, Maria Caserini, Augusto Poggioli, Renato Visca. Marco Antônio promulga edito que bane todos os cristãos de Roma. José e Maria fogem. Numa morada improvisada recebem a benção de terem como filho Jesus, que é visitado pelos Reis Magos. Jesus (Visca), desde pequeno, demonstra uma capacidade de liderança extraordinária. Já adulto (Pasquali), exibe   suas capacidades seja como homem piedoso, acolhendo a difamada Maria Madalena ou mesmo miraculosas, ressuscitando Lázaro, curando uma princesa egípcia ou caminhando sobre as águas. Sua popularidade passa a incomodar as autoridades romanas. Ele participa da última ceia com os apóstolos, antes de na manhã seguinte ser aprisionado. Levado a corte de Pôncio Pilatos, é condena

Filme do Dia: Wakefield Express (1952), Lindsay Anderson

Imagem
W akefield Express (Reino Unido, 1952). Direção: Lindsay Anderson. Fotografia: Walter Lassaly. O tom amistoso e mesmo ocasionalmente paternalista com que esse curta descreve as atividades de um jornal provinciano chega quase às raias da ironia, no modo como procura apresentar, através do cinema, objetos potenciais das páginas do jornal – de um grupo de meninas cantoras que se apresenta para seus parentes ao time de rúgbi, a mais velha senhora do local. Talvez o que exista de mais interessante seja a forma dinâmica com que o curta é construído, algo incomum para o padrão associado ao Free Cinema . Aqui se passeia dos potenciais temas do jornal a um retorno ao passado de Wakefield através justamente de ilustrações de jornais centenários e depois se acompanha todo o processo de elaboração   de um jornal. E, quando se encontra pronto para ir a prensa e se tornar o produto final que chegará às mãos do leitor, o filme reapresenta diversas das cenas anteriormente vistas, buscando se

Filme do Dia: Segunda de Manhã (2002), Otar Iosseliani

Imagem
S egunda de Manhã ( Lundi Matin , França/Itália, 2002). Direção e Rot.Original: Otar Iosseliani. Fotografia: William Lubtchansky. Música: Nicholas Zourabichvili. Montagem: Otar Iosseliani & Ewa Lenkiwicz. Dir. de arte: Emmanuel de Chauvigny. Cenografia: Gabriel Cascarino. Figurinos: Cori d’Ambrogio. Com: Jacques Bidou, Anne Kravz-Tarnavsky, Narda Blanchet, Radslav Kinski, Dato Tarielachvili, Adrien Pachod, Pascal Chanal, Miriam Laidouni-Denis, Arrigo Mozzo. Vincent (Bidou) mora em uma grande casa na região agrícola de Rhones, na França, juntamente   com sua idosa mãe (Blanchet), sua esposa (Kravz-Tarbavsky), Nicolas (Tarielachvili), seu filho mais velho, Gaston (Pachod), seu filho mais novo. A casa necessita de maior manutenção. Vincent trabalha numa fábrica e sua rotina, assim como a dos que o circundam, não parece ter grandes novidades. Como hobby, Vincent pinta pequenos quadros. Ele visita seu pai, que se encontra acamado, e esse lhe entrega um dinheiro, que Vincent

Filme do Dia: Caçadores de Obras-Primas (2014), George Clooney

Imagem
Caçadores de Obras-Primas ( The Monument’s Men , EUA/Alemanha, 2014). Direção: George Clooney. Rot. Adaptado: George Clooney & Grant Heslov,   a partir do livro de Robert M. Edsel & Brett Witter. Fotografia: Phedon Papamichael. Música: Alexandre Desplatt. Montagem: Stephen Mirrione. Dir. de arte: Helen Jarvis, Cornelia Ott & David Scheunemann. Cenografia: Bernhard Henrich. Figurinos: Louise Frogley. Com: George Clooney, Matt Damon, Bill Murray , Cate Blanchett, John Goodman,   Jean Dujardin, Hugh Bonneville, Bob Balaban. Frank Stokes (Clooney) consegue convencer seus superiors a missão arriscada de viajar para a Europa devastada pelos momentos finais de uma guerra ainda não finda e levar consigo um pequeno grupo de homens, formado basicamente por James Granger (Damon), Richard Campbell (Murray), Walter Garfield (Goodman), Jean-Claude Clermont (Dujardin), Donald Jeffries (Bonneville) e Preston Savitz (Balaban). Seu objetivo? Salvar obras-primas dos bombardeios e des

Filme do Dia: Foxy Brown (1974), Jack Hill

Imagem
F oxy Brown (EUA, 1974). Direção e Rot. Original: Jack Hill. Fotografia: Brick Marquad. Música: Willie Hutch. Montagem: Chuck McClelland. Com: Pam Grier, Antonio Fargas, Peter Brown, Terry Carter, Kathryn Loder, Harry Holcombe, Sid Haig, Juanita Brown. A voluptuosa Foxy Brown (Grier) decide se passer por prostituta, como forma de vingar o namorado, o agente federal Michael Anderson (Carter), assassinado mesmo após se submeter a uma cirurgia plástica para mudar seu rosto, por conta de seu combate ao narcotráfico. Seu delator foi o próprio irmão de Foxy, o traficante Link Brown (Fargas). A grande interessada em estender sua corrupção junto a juízes, em defesa dos traficantes, é   a mafiosa Katherine Wall (Loder), que tem como amante de estimação, Steve Elias (Brown). Foxy, com ajuda de uma prostituta, Claudia (Brown), destrata e ridiculariza o juiz Fenton (Holcombe),fazendo com que esse condene os traficantes e com que Katherine fique de olho em Foxy. Capturada quando tentava fu

Filme do Dia: Leonera (2008), Pablo Trapero

Imagem
Leonera (Argentina/Brasil/Coréia do Sul, 2008). Direção: Pablo Trapero. Rot. Original: Alejandro Fadel, Martín Mauregui, Santiago Mitre & Pablo Trapero. Fotografia: Guillermo Nieto. Montagem: Ezequiel Borovinsky & Pablo Trapero. Dir. de arte:  Coca Oderigo. Figurinos: Marisa Urruti. Com: Martina Gusman, Elli Medeiros, Rodrigo Santoro, Laura García, Tomás Plotinsky. Julia (Gusman) é acusada do assassinato de um dos homens que vivia com ela, Nahuel. O outro, Ramiro (Santoro), mesmo achando que ela não é culpada decide acusá-la, para poder inocentar a si próprio. Ambos, em um momento ou outro tiveram relação com Julia, ainda que ela afirma ser o filho de Nahuel.  Julia cria o filho com ela na prisão e recebe um apoio crescente da vizinha Marta (García), que se transforma numa relação que sofre com a partida de Marta. Julia vai a julgamento, mas é condenada. E além da separação de Marta, agora terá que lidar com a separação de seu próprio filho, pela avó.  Deprimida e confusa

The Film Handbook#126: Alan J. Pakula

Imagem
Alan J.Pakula Nascimento : 07/04/1928, Bronx, Nova York, EUA Morte : 19/11/1998, Long Island, Nova York, EUA Carreira (como diretor): 1969-1993 U m produtor bem sucedido tornado diretor, Alan Jay Pakula foi um dos mais promissores talentos a emergir em Hollywood nos anos 70, apresentando um olhar apurado e um forte senso de construção do personagem derivado de seu interesse em psicologia. Recentemente, no entanto, sua carreira parece ter entrado em declínio; ainda que seus filmes revelem um talento continuado pela direção de atores, sofrem de ausência de ritmo, tensão e originalidade. Um veterano estudante de teatro com alguma experiência no departamento de animação da Warner Bros., Pakula fez seu nome como produtor de diversos filmes sensíveis, bem realizados e ocasionalmente pretensiosos  dirigidos por Robert Mulligan entre 1957 e 1968, incluindo Vencendo o Medo / Fear Strikes Out , O Sol é Para Todos / To Kill a Mockingbird , O Preço de um Prazer / Love with the Proper Str

Filme do Dia: Die Scwharze Kugel oder Die Geheimnisvollen Schwestern (1913), Franz Hofer

Imagem
D ie Schwarze Kugel oder Die Geheimnisvollen Schwestern (Alemanha, 1913). Direção e Rot. Original: Franz Hofer. Com: Paul Meffert, Mia Cordes, Manny Ziener, Ernest Pittschau. Duas irmãs, Violetta (Ziener) e Edith (Cordes), juram nunca mais casar, depois do suicídio de uma terceira irmã por amor a um nobre. As irmãs planejam vingança. Elas se apresentam em um número de vaudeville e despertam a admiração do Visconde Giron (Meffert), que havia sido a causa da ruína da irmã morta. Uma das irmãs, no entanto, apaixona-se pelo Visconde. Esse filme de Hofer se torna impressionante pela dinâmica visual que consegue dar conta de sua movimentada narrativa, tornando-se talvez mais cinematográfico  do que a maior parte da produção contemporânea (incluindo Griffith ). Dada a natureza investigativa e de perseguição que acomete a maior parte do filme, percebe-se a fluência com que Hofer insere planos de destaque que sublinham elementos  e informações importantes da narrativa como o livro no

Filme do Dia: Não é o Homossexual Que é Perverso, mas a Situação em Que Ele Vive (1971), Rosa von Praunheim

Imagem
N ão é o Homossexual Que é Perverso, mas a Situação em Que Ele Vive ( Nicht der Homosexuelle Ist Pervers, Sondern Die Situation, In Der er Lebt , Al. Ocidental, 1971). Direção: Rosa von Praunheim. Rot. Original: Martin Dannecker, Sigurd Wurl & Rosa von Praunheim. Fotografia: Robert van Ackeren & Rosa von Praunheim. Montagem: Jean-Claude Piroué. Com: Berryt Bohlen, Bernd Feuerhelm, Ernst Kuchling, Norbert Losch, Steven Adamczewski, Dietmar Kracht, Manfred Salzgeber. Essa incursão corajosa e pioneira de von Praunheim no campo de uma discussão aberta sobre a “problemática” da homossexualidade masculina no mundo contemporâneo ocidental é prejudicada por duas questões básicas. A primeira, que diz respeito a própria construção do filme, apresentando várias situações com narrações de vozes que se sobrepõem a imagem, seja para emular diálogos, seja para efetuar comentários de viés sociológico e generalista, seja  um “comentário interno” ao grupo. O resultado é semelhante a um

Filme do Dia: As Leis de Família (2006), Daniel Burman

Imagem
A s Leis de Família  ( Derecho de Familia , Argentina, 2006). Direção e Rot. Original: Daniel Burman. Fotografia: Ramiro Civita. Música: César Lemer. Montagem: Alejandro Parysow. Dir. de arte: Maria Eugenia Sueiro. Figurinos: Julieta Bertoni & Roberta Pesci. Com: Daniel Hendler, Arturo Goetz, Eloy Burman, Julieta Díaz, Adriana Aizemberg, Jean Pierre Reguerraz, Dimitri Rodnoy, Luis Albornoz. O professor de direito e defensor público Ariel (Hendler) é um advogado como o pai (Goetz), mas nunca se decide em ocupar o imóvel vizinho a firma onde esse trabalha. Casado com sua ex-professora de Pilates, Sandra (Díaz), a partir do momento em que o imóvel que trabalha fica interditado e  Sandra viaja em excursão, ele passa alguns dias desocupado, sentindo-se pressionado a dar mais atenção ao filho Gastón (Burman), de dois anos e meio e ao pai, Bernardo (Goetz), de quem sempre busca se esquivar. Em um dia que haviam combinado almoçar juntos, o pai se separa dele mais cedo e Ariel o flagra

Filme do Dia: Small Fry (1939), Dave Fleischer

Imagem
Small Fry (EUA, 1939). Direção: Dave Fleischer. Música: Sammy Timberg. Peixe ainda garoto quer entrar no universo dos adultos fumando e freqüentando clubes noturnos, onde joga sinuca, perdendo aulas na escola e deixando sua mãe preocupada. Após uma prova de fogo imposta pelos adultos, ele retorna correndo para a segurança do ambiente doméstico. Mesmo que não seja dos mais inspirados desenhos que Fleischer realizou para a série Color Classics , há de se destacar a inventividade do reino submarino, assim como a adoção do mote das fábulas - no caso aqui o do reconhecimento do devido lugar do pequeno protagonista sem fazer menção direta a uma, seja para reproduzi-la como nos desenhos da Disney ou para escrachá-la como nas animações de Avery – associado a temas comuns ao universo da ação ao vivo. A canção aqui não chega a ser um momento de interrrupção da narrativa como em alguns números da série (tais como Dancing on the Moon ). Fleischer Studios para Paramount Pictures. 8 minuto
Imagem

Filme do Dia: Versus: The Life and Films of Ken Loach (2016), Louise Osmond

Imagem
V ersus: The Life and Films of Ken Loach (Reino Unido, 2016). Direção: Louise Osmond. Fotografia: Roger Chapman. Música: Roger Goula Sarda. Montagem: Joby Gee. O título desse documentário hagiográfico sobre o célebre realizador britânico quando dirigia e cuidava de aspectos da produção de Eu, Daniel Blake pode ser observado enquanto trocadilho com um clichê biográfico ( The Life and Times of... ) quanto, acrescido de sua primeira expressão uma contraposição que pode ser lida como a da vida privada e figura pública de Loach , e sobretudo seus filmes, algo incensado por seus filhos em breves aparições, como – e mais incisivamente – pelas contraposições postas ao início do mesmo: mestre do realismo x cão raivoso marxista, gênio x pulha, o grande guerreiro x filminhos repulsivos. É mais que explícito que o filme, pela própria companhia que produziu poucos filmes além dos do próprio Loach, tende a ficar de um dos lados dessa contraposição, o que nada tem de vergonhoso em si mesmo, p