Postagens

The Film Handbook#140: Frank Tashlin

Imagem
Frank Tashlin Nascimento : 19/02/1913, Weehawken, New Jersey, EUA Morte : 05/05/1972, Hollywood, Califórnia, EUA Carreira (como diretor): 1935-1968 E nquanto satirista sobre a loucura midiática e do consumo de massa que varreu a América nos anos 50, os filmes de Frank Tashlin foram frequentemente incoerentes, vagos e marcados pela mesma vulgaridade que zombavam. Ao mesmo tempo, no entanto, distinguiam-se por um estilo visual inventivo trazido de sua obra anterior na animação, assim como uma compreensão sofisticada e modernista de seu próprio artifício. Tashlin entrou para o cinema durante sua adolescência enquanto um garoto de recados para o animador Max Fleischer; por volta do final dos anos 30 era reconhecido como um talento maior na animação, tendo trabalhado para a Warner, Disney, MGM e Columbia enquanto animador, escritor de gags e diretor, estabelecendo um estilo frenético e surreal que frequentemente parodiava os filmes e manias contemporâneas. No final dos anos 40

Filme do Dia: The Baron (1911), Mack Sennett

Imagem
T he Baron (EUA, 1911). Direção: Mack Sennett. Rot. Original: Edwin August. Fotografia: Percy Higginson. Com: Dell Henderson, Mabel Normand, Joseph Graybill, Grace Henderson, Fred Mace, Kate Bruce, William J. Butler, Alfred Paget. Garçom (Henderson) se faz passar por Barão para se casar com uma rica herdeira (Normand), sendo a farsa revelada no último instante. Talvez boa parte do que seja considerado impreciso na obra de Sennett, sobretudo seus filmes iniciais, advenha igualmente das condições problemáticas em que seus filmes sobreviveram. Muito do que pode ser considerado elíptico na trama aqui apresentada, por exemplo, advém certamente do fato do filme original conter uma duração de dez minutos. Destaque para o inusitado último plano do filme (se é que se trata realmente do último plano, algo que aparenta ser), em que um dos homens aponta para o falso barão com descrédito. Segue uma linha narrativa bem próxima de The Vilan Foiled , com o qual, aliás, foi lançado e, inc

FIlme do Dia: A Última Esperança da Terra (1971), Boris Sagal

Imagem
A Última Esperança da Terra ( The Omega Man , EUA, 1971). Direção: Boris Sagal. Rot. Adaptado: John William Corrington & Joyce Hooper Corrington, baseado no romance I am a Legend , de Richard Matheson. Fotografia: Russell Metty. Música: Ron Grainer. Montagem: William H. Ziegler. Dir. de arte: Walter M. Simonds. Cenografia: William L. Kuehl. Com: Charlton Heston , Anthony Zerbe, Rosalind Cash, Paul Koslo, Eric Laneuville, Lincoln Kilpatrick, Jiri Giraldi, Brian Tochi. Em uma Los Angeles devastada e deserta após um conflito mundial sem precedentes, Robert Neville (Heston) se acredita o único ser humano que restou, ameaçado por um grupo de zumbis liderados por Matthias (Zerbe), que se auto-denomina A Família. Neville encontra uma garota negra, Lisa (Cash), que o leva a conhecer outro grupo de sobreviventes humanos, liderados por Dutch (Koslo).   Neville é cientista e conseguiu criar um soro que rebate os efeitos das mutações que transformam homens em zumbis aplicando-o com suc

Filme do Dia Superoutro (1989), Edgar Navarro

Imagem
S uperOutro (Brasil, 1989). Direção, Rot. Original e Montagem: Edgar Navarro. Fotografia: Lázaro Faria. Com: Bertrand Duarte, Nilda Spencer. Em Salvador, um esquizofrênico (Duarte) se defronta com a polícia, perambula pelas ruas da cidade, afronta um homem parado no sinal de trânsito e pretende realizar seu maior sonho, voar pelos céus de Salvador tal e qual o Super-Homem do cinema. Esse média-metragem, inusitado sob vários aspectos, inclusive no próprio formato, diante da produção nacional contemporânea, parece mais ser uma elaboração tardia de muito do universo anárquico da produção em Super-8, do qual o próprio Navarro foi um dos nomes mais relevantes, como do Cinema Marginal. Nesse sentido vai desde o espírito de colagem, grandemente semelhante a um dos clássicos do Cinema Marginal , Meteorango Kid, um Herói Intergalático  (1969), também baiano, até a provocação através da escatologia,  seja na masturbação do herói diante de uma loja que exibe um programa de televisão com

Filme do Dia: O Pássaro Azul (1918), Maurice Tourneur

Imagem
O  Pássaro Azul ( The Blue Bird , EUA, 1918). Direção: Maurice Tourneur. Rot. Adaptado: Charles Maigne, baseado na peça L`Oiseau Bleu , de Maurice Maeterlinck. Fotografia: John van der Broek. Montagem: Clarence Brown. Dir. de arte e Figurinos: Ben Carré. Com: Tula Belle, Robin Macdougall, Edwin E. Reed, Emma Lowry, William J. Gross, Florence Anderson, Edward Elkas, Katherine Bianchi, Lilian Cook. Mytil (Belle) e Tyltyl (Macdougall) são duas crianças pobres que invejam o fausto de uma família rica dos arredores. Por outro lado, uma velha senhora, Berlingot (Elkas), cobiça o pássaro azul de Mytil e Tyltyl, para curar sua criança da tristeza. Uma fada, Berylune (Cook) faz com que os dois irmãos passem a vivenciar um mundo encantado, aonde os animais de estimação passam a se comunicar com eles, assim como o Fogo, a Água, o Pão e a Luz, no qual devem encontrar o pássaro azul. Na sua jornada as crianças conseguem trazer um pássaro na gaiola mas quando abandonam um dos reinos encanta

Filme do Dia: Dedé Mamata (1988), Rodolfo Brandão

Imagem
D edé Mamata (Brasil, 1988). Direção: Rodolfo Brandão. Rot. Adaptado: Antonio Calmon & Vinícius Viana, baseado no romance homónimo de Viana. Fotografia: José Tadeu Ribeiro. Música: Caetano Veloso. Montagem: Marta Luz. Dir. de arte: Lia Renha. Figurinos: Viviane Soares Sampaio. Com: Guilherme Fontes, Malu Mader, Marcos Palmeira, Iara Jamra, Paulo Porto, Tonico Pereira, Luiz Fernando Guimarães, Lídia Matos,   Nathalia Thimberg, Flávio São Thiago, Paulo Betti, Geraldo Del Rey, Antônio Pitanga. Dedé quando criança viu o pai, se tornar um “desaparecido”, vítima do confronto com os militares. Com a morte da avó (Thimberg), Dedé (Fontes) passa a morar e cuidar do avó prostrado (Porto), membro do Partido Comunista. Com a doença do avô, Dedé é convidado pelo também membro do PC, Jacques (Pereira), a fazer o papel que antes era reservado ao avô. Dedé, que tem como melhor amigo Alpino (Palmeira), que lhe apresenta o universo da cocaína, torna-se também muito próximo de Lena (Mader
Percebi que a solidão não existe para nós quando a pessoa que amamos, embora em outro lugar, fora do nosso alcance, também está se sentindo só, e no mesmo momento. Walter Benjamin, Diário de Moscou , p. 55.

Filme do Dia: Calf Branding (1898), ?

Imagem
C alf Branding (EUA, 1898). A extensão de cerca do dobro da metragem habitual dos filmes produzidos no período aparentemente não tem outra razão de ser que a de tentar flagrar toda a operação de contenção de um novilho para ser marcado. Quando toda a operação já parece ter sido efetivada e o novilho aparentemente será solto uma nova marca, ainda mais incisiva, ao menos pela quantidade de fumaça erguida, se sucede. Edison Manufacturing Co. 1 minuto e 19 segundos.

Filme do Dia: Os Piores Anos da Minha Vida (1940), Mario Mattoli

Imagem
O s Piores Anos da Minha Vida (Non Me Lo Dire! (Itália, 1940). Direção: Mario Mattoli. Rot. Original: Marcello Marchesi & Mario Mattoli a partir do argumento de Vittorio Metz & Steno. Fotografia: Aldo Tonti. Música: Giovanni Fusco. Montagem: Mario Serandrei. Dir. de arte: Piero Filippone & Mario Rappini. Figurinos: Mario Rappini. Com: Erminio Macario, Vanda Osiris, Silvana Jachino, Enzo Biliotti, Tino Scotti, Gugliemo Barnabò, Nino Pavese, Luigi Erminio D’Olivo. Michele Colombelli (Macario) é um visconde em apuros, perseguido pelos credores, após ter dilapidado sua gigantesca fortuna com uma vida dissoluta, e atrás de uma mulher para casar. Os credores se unem, armando um plano que lhes fará passar toda a fortuna de Michele para eles, desde que o consigam mata-lo. Estruturado a partir da lógica humorística do desenho animado, assim como da comédia muda, com resultado bem aquém do que a maior parte do que foi produzido por ambos. Como nos outros filmes de Ma

The Film Handbook#139: Chen Kaige

Imagem
Chen Kaige Nascimento: 12/08/1952, Beijing, China Carreira (como diretor): 1984- Talvez o mais conhecido membro da Quinta Geração de graduados da Academia de Cinema de Beijing em 1982, Chen Kaige parece provavelmente se tornar um realizador desafiador e inovador de reconhecimento internacional. Mesmo trabalhando em um país conhecido por seu conservadorismo estético, econômico e ideológico, e numa indústria cinematográfica dividida pela dissidência, ele até agora conseguiu realizar filmes profundamente pessoais de grande relevância moral e política. Durante a Revolução Cultural, Chen (filho do diretor veterano Chen Huai'ai) passou três anos trabalhando, como muitos de sua idade, numa remota região rural da China. Finalmente, em 1975, após uma temporada no Exército, ele retornou a Beijing para trabalhar em um laboratório de cinema, e em 1978 foi aceito para o curso de direção na recém reaberta Academia de Cinema. Após a formatura serviu por dois anos como assistente de Huang

Filme do Dia: Vive-se uma Só Vez (1937), Fritz Lang

Imagem
V ive- se uma Só Vez ( You Only Live Once , EUA, 1937). Direção: Fritz Lang. Rot. Original: Gene Towne & C. Graham Baker. Fotografia: Leon Shamroy. Música: Alfred Newman. Montage: Daniel Mandell. Dir. de arte: Alexander Toluboff. Figurinos: Helen Taylor. Com: Sylvia Sidney, Henry Fonda , Barton MacLane, Jean Dixon, William Gargaes, Jerome Cowan, Charles “Chic” Sale, Margaret Hamilton. Joan (Sidney) apaixonada pelo criminoso Eddie Taylor, anseia pelo momento no qual sairá da prisão. Esse tenta um emprego honesto, mas seu empregador o demite. Enquanto discute com o patrão, um grupo se envolve em uma ação espetacular de assalto a carros fortes que morrem   seis pessoas e deixam o chapéu de Taylor no local para incriminá-lo. Eddie volta a se encontrar com Joan e essa lhe aconselha fortemente a se entregar e falar a verdade, confiando na justiça, mas é condenado. Logo a seguir, ele vem a ser capturado pela polícia, e condenado a pena de morte. No dia de sua execução,

Filme do Dia: A Mosca da Cabeça Branca (1958), Kurt Neumann

Imagem
A  Mosca da Cabeça Branca ( The Fly , EUA, 1958). Direção: Kurt Neumann. Rot. Adaptado: James Clavell, baseado no conto de George Langelaan. Fotografia: Karl Struss. Música: Paul Sawtell. Montagem: Merrill G. White. Dir. de arte: Theobold Holsopple & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Elli Benneche& Walter M. Scott. Figurinos: Adele Balkan. Com: David Hedison, Patricia Owens, Vincent Price, Herbert Marshall , Kathleen Freeman, Betty Lou Gerson, Charles Herbert, Eugene Borden. Helene Delambre (Owens) conta ao inspector Charas (Marshall) e ao cunhado François  (Price), o motivo de ter assassinado o marido, tendo a morte provocado um impacto imenso em François, pois sabia se tratar de um casal feliz. O marido de Helene, o devotado cientista Andre (Hedison), encontrava-se completamente obcecado por suas experiências de teletransporte de matéria física, mesmo tendo numa de suas experiências perdido o gato de estimação da família. Ele, no entanto, envolve-se numa experiência em que

Filme do Dia: Para os Pássaros (2000), Ralph Eggleston

Imagem
P ara os Pássaros ( For the Birds , EUA, 2000). Direção: Ralph Eggleston. Montagem: Jennifer Leo Russ. Animação sobre uma mãe pássaro e seus incontáveis filhotes e suas aventuras nos fios de um poste. Como é comum nas produções do estúdio, uma narrativa simples e bem desenvolvida em termos de animação, porém distante de trazer algo que vá além disso, já que evidentemente voltado para o público mais amplo possível. Ganhou o Oscar na sua categoria. Pixar. 3 minutos.

Filme do Dia: Uma Vida Difícil (1961), Dino Risi

Imagem
U ma Vida Difícil ( Una Vita Difficile , Itália, 1961). Direção: Dino Risi. Rot. Original: Rodolfo Sonego.   Fotografia: Leonilda Barboni.   Música: Carlo Savina. Montagem: Tatiana Casini Morigi. Dir. de arte: Mario Chiari & Mario Scisci. Figurinos: Lucia Mirisola. Com: Alberto Sordi, Lea Massari, Franco Fabrizi, Lina Volonghi, Claudio Gora, Antonio Centa, Loredana Nusciak, Mino Doro, Daniele Vargas. . Silvio (Sordi) é membro da resistência italiana na Segunda Grande Guerra que é salvo do fuzilamento pela filha da dona de uma estalagem, Elena (Massari), que lhe esconde em um moinho por três meses e a quem promete casamento. Dois anos depois, iniciando sua carreira como jornalista, Silvio se depara com a ilha e volta com o intuito de se divertir juntamente com o amigo Franco (Fabrizi), mas leva consigo Elena, que rompe seu noivado para ir com ele a Roma. Já com filho pequeno, Silvio desperdiça a chance de enriquecer, ao recusar o suborno de um milionário a quem denu

Filme do Dia: A Mulher de Negro (1956), Michael Cacoyannis

Imagem
A Mulher de Negro ( Koritsi Mi Ta Mavra , Grécia, 1956). Direção e Rot. Original: Michael Cacoyannis. Fotografia: Walter Lassaly. Música: Arghyris Kounadis. Com: Ellie Lambeti, Dimitris Horn, Eleni Zafiriou, George Foundas, Stephanos Stratigos, Nikos Fermas, Notis Peryalis, Anestis Vlahos.           Pavlos (Horn), escritor de uma família rica de Atenas, decide passar uma semana de férias em uma província, ao lado do amigo Antoni (Peryalis). Imediatamente sente-se atraído pela filha da dona da residência onde se hospedam, Marina (Lambeti). Marina, no entanto, filha de um falecido comerciante local, sente-se profundamente insatisfeita com a decadência econômica e a degradação moral de sua família, sendo a mãe (Zafiriou) flagrada com um pescador e espancada pelo filho Mitso (Vlahos) em plena rua. Mitso apanha do mesmo pescador e é incitado pelo grupo do perverso pescador Christos (Foundas) para que fique atento na paixão de sua irmã pelo ateniense Pavlos, que possui fama da

Filme do Dia: A Arte da Felicidade (2013), Alessandro Rak

Imagem
A rte da Felicidade ( L’arte della Felicittà , Itália, 2013). Direção: Alessandro Rak. Rot. Original: Alessandro Rak & Luciano Stella, a partir de argumento de Rak, Stella, Nicola Barile & Paola Tortora. Música: Antonio Fresa & Luigi Scialdone. Montagem: Marino Guarnieri. Sergio, taxista que vive nas imundas ruas de uma Nápoles, trafega algo desesperado por suas ruas como pelos meandros de seu próprio passado, à sombra da morte do irmão mais velho Alfredo, e da dupla musical que prometeram ser um dia. O irmão, no entanto, preferiu se refugiar em uma vida monacal no Tibete. Sergio, por sua vez, a fazer uso do carro do tio como táxi, onde ocasionalmente escuta as palavras de um programa de rádio chamado A Arte da Felicidade. Interessante como seja, nessa animação tudo parece se encontrar a reboque do ego ferido de seu protagonista, não parecendo possuir vida própria. E, ainda pior, até mesmo o mundo parece girar em torno desse ego ferido, tal como em algu

Filme do Dia: Ida (2013), Pawel Pawlikowski

Imagem
I da (Polônia/França/Dinamarca/Reino Unido, 2013). Direção: Pawel Pawlikowski. Rot. Original: Pawel Pawlikowski & Rebeca Lenkiewicz. Fotografia: Ryszard Lenczewski & Lukasz Zal. Música: Kristian Eidnes Andersen. Montagem: Jaroslaw Kaminski. Dir. de arte: Marcel Slawinski, Katarzyna Sobanska-Strzalkowska & Jagna Dobesz. Figurinos: Ola Stazsko. Com: Agata Trzebuchowska, Agata Kulesza, Dawid Ogrodnik, Jerzy Trela, Adam Szyszkowski, Halina Skoczynska, Joanna Kulig, Dorota Kuduk. 1962. Anna (Trzebuchowska) vive em um convento desde pequena. Certo dia, próximo de prestar seus votos como freira, ela recebe uma incumbência da Madre Superiora (Skoczynska) de conhecer sua única parente viva, uma tia, Wanda (Kulesza). Wanda lhe conta ser ela judia. Juntas partem para o vilarejo onde seus pais e seu irmão foram mortos. No caminho, dão carona a um jovem saxofonista, Lis (Ogrodnik), que Wanda insinua para Anna. Após certo tempo chegam a Szymon (Trela), filho do homem que

The Film Handbook#138: Paul Schrader

Imagem
Paul Schrader Nascimento : 22/07/1946, Grand Rapids, Michigan, EU Carreira (como diretor) : 1978- O s filmes de Paul Schrader são marcados por uma tensão esquizofrênica: tematicamente, encontram-se entre a repressão e a indulgência, o espiritual e o carnal; estilisticamente, entre a arte e o entretenimento. De fato, poucos diretores americanos tem produzido um corpo de trabalho tão obsessivo e pessoal. De forma crucial, em relação ao posterior desenvolvimento de sua carreira, Schrader recebeu uma formação estritamente calvinista e somente assistiu seu primeiro filme com dezoito anos. Fascinado pelo cinema, que havia sido condenado pelos calvinistas como demasiado manchado pela "mundanidade", tornou-se um crítico de cinema, frequentando uma escola de cinema e, por fim, ingressando na indústria enquanto roteirista, seus créditos incluindo Operação Yakuza / The Yakuza (para Sidney Pollack), Trágica Obsessão / Obsession (para De Palma ) e, o mais bem sucedido de todos,

Filme do Dia: Revolución (1963), Jorge Sanjinés & Óscar Soria

Imagem
R evolución ( Bolívia , 1963). Direção: Jorge Sanjinés & Óscar Soria. Segunda curta de Sanjinés , realizador que se tornaria uma figura seminal do cinema engajado latino-americano (através de obras como O Sangue do Condor ). Aqui ele não necessita mais que de imagens e música para mostrar uma realidade de exploração da população miserável, seu levante armado e a enigmática e pungente imagem final de crianças ainda completamente destituídas de uma assistência mínima que miram a câmera, quase que pedindo, através de silêncio e incompreensão de sua própria situação, por mudança. 9 minutos e 10 segundos.

Filme do Dia: Inconscientes (2004), Joaquín Oristrell

Imagem
I nconscientes (Espanha/Alemanha/Itália/Portugal, 2004). Direção: Joaquín Oristrell. Rot. Original: Oristrell, Dominique Harari & Teresa Pelegri. Fotografia: Jaume Peracaula. Música: Sérgio Moure. Montagem: Miguel Ángel Santamaría. Dir. de arte: Llorenc Miguel. Com: Leonor Watling, Luis Tosar, Alex Brendemühl, Mercedes Sampietro, Núria Prims, Ana Rayo, Juanjo Puigcorbé, Marieta Orozco. Barcelona, 1913. Alma (Watling) procura a ajuda do cunhado Salvador (Tosar) para encontrar o marido psicanalista desaparecido, Leon (Brendemühl), no momento em que seu pai, Dr. Mira (Puigcorbé) pretende transformá-lo na figura de maior poder de seu hospital. Talvez o maior mérito dessa farsa repleta de referências psicanalíticas em suas intrigas envolvendo incesto, perversão, travestismo, histeria, hipnose e com sketches denominados tais como itens de um manual de psicanálise como “inveja do pênis” ou “histeria”, seja a sua arregimentação de uma narrativa investigativa ao estilo d

Filme do Dia: Buffalo Fire Department in Action (1897), William Heise

Imagem
B uffalo Fire Department in Action (EUA, 1897). Fotografia: William Heise. Uma dezena de veículos de tração animal dos bombeiros   provavelmente se exibe diante do cinegrafista no que seria uma tentativa de reproduzir um flagrante da ação dos bombeiros como reivindica o título, algo bastante improvável diante da enormidade de tempo e de recursos que tal flagrante dispenderia. Assim como o posicionamento confortável da câmera e sua própria segurança estariam em risco caso se tratasse de uma situação de improviso. O cortejo, no entanto, comporta-se como se tivesse   efetivamente se deslocando para uma emergência. Alguns transeuntes observam a movimentação que parece se dar em um bairro pobre de Buffalo. O apelo na apresentação do efetivo das brigadas de incêndio era bastante recorrente no cinema dos primeiros tempos como demonstra filmes de igual titulo e tendo como motivação a apresentação de semelhantes destacamentos em cidades como Seattle, Dresden e Belim (esse já em 1912).

Filme do Dia: A Sauna (2003), Marco Abujamra

Imagem
  A Sauna (Brasil, 2003). Direção: Marco Abujamra. Com: Samir Abujamra, Bruce Gomlevsky, Expedito Barreira, Fernanda Bond, Thaís Tedesco, Pedro Gomlevsky, Yasmin Gomlevski. O que para o espectador desavisado pode parecer nos primeiros momentos um curta documental que explore as tensões de homens com dupla vida sexual, exemplares pais de família e frequentadores de prostíbulos e estabelecimentos do gênero, acaba se revelando uma banal ficção que explora o elemento da traição como pretenso elemento cômico. O enredo gira em torno de um jovem pai de família (Abujamra) que trai a esposa com outra mulher que o espanca fortemente. Ao chegar em casa, ele relata tudo para sua esposa que, passada a ira, encontra a culpada “perfeita” na mulher que fez sexo com o marido. Ela faz com que seu marido conte tudo ao marido da mulher. Porém, o que era para ser uma vingança perfeita, soçobra para o marido. Tempos depois, a mulher, que fora expulsa pelo marido traído vai morar n