Postagens

Filme do Dia: Fragmento de um Império (1929), Fridrikh Ermler

Imagem
F ragmento de um Império ( Oblomok Imperii , URSS, 1929). Direção: Fridrikh Ermler. Rot. Original: Fridrikh Ermler & Ekaterina Vinogradskaya. Fotografia: Gleb Bushtuyev & Yevgeni Shneider. Dir. de arte: Yevgeni Yenej. Com: Fyodor Nikitin, Lyudmila Semyonova, Valeri Solotsov, Aleksandr Melnikov, Emil Gal, Yakov Gudkin, Ursula Krug, Sergei Gerasimov. Filimonov (Nikitin) é um soldado em trauma de guerra desmemoriado que somente alguns anos após finda a mesma é que consegue recuperar informações sobre o seu passado. Ele então passa a ter um trabalho e busca pela mulher (Semyonova), encontrando-a casada com um outro homem (Solotsov). Sua aparição súbita provoca a necessidade de uma decisão entre a mulher permanecer ou não com o marido opressor com o qual vive. Ermler conduz a utilização de recursos da célebre “montagem soviética”, via de regra de forma mais convencional que os mais conhecidos realizadores do movimento, representando os fragmentos – caso o título fosse no p

Filme do Dia: Infâmia (1961), William Wyler

Imagem
I nfâmia ( The Children´s Hour , EUA, 1961). Direção: William Wyler. Rot. Adaptado: John Michael Hayes, baseado na peça de Lillian Hellman. Fotografia: John Michael Hayes, baseado na peça de Lilian Hellman. Fotografia: Franz Planer. Música: Alex North. Montagem: Robert Swink. Dir. de arte: Fernando Carrere. Cenografia: Edward G. Boyle. Figurinos: Dorothy Jenkins. Com: Audrey Hepburn, Shirley MacLaine, James Garner , Mirian Hopkins, Fay Bainter, Karen Balkin, Veronica Carthwright, Mimi Gibson. A escola particular recém-criada pelas amigas desde o colegial Karen (Hepburn) e Martha (MacLaine) se vê praticamente fechada, assim como a própria vida pessoal delas arruinada, quando a garota Mary Tilfford (Balkin) conta a sua avó Amelia (Bainter), sobre a suposta relação lésbica entre as duas professoras. O fato abala igualmente a relação entre Karen e seu noivo Joe (Garner). Quando fica comprovada a mentira de Mary, a própria Karen se sente balançada e se afasta do noivo, convidando Marth

Filme do Dia: Deveria Ser Pessoal (2005), Maxine Lu

D everia ser Pessoal ( It’s Meant to be Personal, Taiwan, 2005). Direção, Rot. Original e Fotografia: Maxine Lu. Montagem: Daniel Saul. Documentário em curta-metragem semi-amador que retrata encontros da própria realizadora com homens que conheceu pela Internet. O resultado final nem possui qualquer pretensão documental mais precisa ou de cunho sociológico nem tampouco consegue suscitar nenhum talento artístico mais evidente que vá além do próprio cotidiano. Soft Machine Prod. 10 minutos.

Filme do Dia: O Homem Que Não Vendeu Sua Alma (1966), Fred Zinnemann

Imagem
O  Homem Que Não Vendeu Sua Alma ( A Man For All Seasons , Reino Unido, 1966) Direção: Fred Zinnemann. Rot.Adaptado: Robert Bolt, baseado em sua própria peça. Fotografia: Ted Moore. Música: Georges Delerue . Montagem: Ralph Kemplen. Com: Paul Scofield, Wendy Hiller, Leo McKern, Robert Shaw, Orson Welles, Susannah York, Nigel Davenport, John Hurt, Corin Redgrave, Vanessa Redgrave, Colin Blakely.            Thomas More (Scofield) substitui o ministro anterior,  cardeal Wolsey (Welles), no governo de Henrique VIII (Hiller). Em conversa íntima com o próprio, que lhe indicaria, este recomenda que ele deveria ser um eclesiasta, ao que ele responde “como o senhor?”, numa clara alusão de que seus  princípios éticos se encontravam bem acima dos de certos homens com grande poder eclesiástico, como o próprio cardeal. Sondado pelo rei, logo após sua posse como ministro, mantém-se firme às pressões deste, que pretende que ele lhe dê o divórcio de sua espoa anterior para que se case com Anna Bo

Filme do Dia: A Qualquer Custo (2016), David Mackenzie

Imagem
A  Qualquer Custo ( Hell or High Water , EUA, 2016). Direção: David Mackenzie. Rot. Original: Taylor Sheridan. Fotografia: Giles Nutgens. Música: Nick Cave & Warren Ellis. Montagem: Jake Roberts. Dir. de arte: Steve Cooper. Cenografia: Wihelm Pfau. Figurinos: Malgosia Turzanska. Com: Jeff Bridges, Ben Foster, Chris Pine, Gil Birmingham, Dale Dickey, Kate Mixon, Marin Ireland, Heidi Sulzman. Tanner (Foster) e Toby Howard (Pine) são dois irmãos que se reúnem para assaltar consecutivamente bancos, tendo como objetivo salvar o rancho em West Texas, que querem deixar como herança  para os filhos de Toby. Em sua caça se encontram o delegado Marcus Hamilton (Bridges) e seu assistente Alberto Parker (Birmingham). Embora o filme não se afaste tanto assim  dos filmes de assaltantes de banco e perseguições, de antecedentes ilustres na história do cinema americano ( Mortalmente Perigosa , Bonnie & Clyde , Terra de Ninguém ) para se tornar realmente empolgante, conta a seu favor com

Filme do Dia: Libido of Benjamino (1994), Ivan Maximov

Imagem
L ibido of Benjamino ( Libido Bendzhamina ,   Rússia, 1994). Direção: Ivan Maximov O fato de agora Maximov incorporar o seu mundo fantástico a um corpo narrativo mais coeso que em filmes do início de sua carreira (tal como em From Left to Right ) apenas torna ainda mais interessante o resultado final dessa animação convencional em preto e branco. Aqui, um erotômano se vê as voltas com a necessidade de uma cirurgia para retirar uma lingüiça inteira não deglutida de seu estômago. Durante a cirurgia sua cabeça literalmente se descola do corpo para acompanhar fantasias eróticas que o levam a verdadeiros labirintos. 7 minutos e 23 segundos.

The Film Handbook#149: Andrzej Wajda

Imagem
Andrzej Wajda Nascimento : 06/03/1927, Suwalki, Polônia Morte : 09/10/2016, Varsóvia, Polônia Carreir  (como diretor): 1950-2016 T alvez o melhor, certamente o mais conhecido realizador polonês de sua geração, Andrzej Wajda tem repetidamente  se debatido com os problemas de representar a história recente da Polônia. Gradualmente se afastando de um estilo grandemente barroco, e mesmo expressionista, rumo a um naturalismo mais convencional, ele tem persistentemente problematizado  as versões "oficiais" de eventos históricos e da ideologia. Tendo lutado ao lado da Resistência durante a Segunda Guerra Mundial, Wajda foi estudante da escola de cinema de Lodz, onde dirigiria diversos curtas após ter sido assistente de Aleksander Ford em Five Boys from Barska Street / Piatka z ulicy Barskiej , realizando sua estreia na direção de um longa com Geração / Pokolenie , o primeiro filme de uma vaga trilogia que também incluiu Kanal > 1 e Cinzas e Diamantes / Popiól i Diament

Filme do Dia: Koyaanisqatsi - Uma Vida Fora de Equilíbrio (1982), Godfrey Reggio

Imagem
k oyaanisqatsi – Uma Vida fora de Equilíbrio (EUA, 1983). Direção: Godfrey Reggio. Rot. Original: Godfrey Reggio, Michael Hoenig, Ron Fricke & Alton Walpole. Música: Phillip Glass & Michael Hoenig. Fotografia: Ron Fricke. Montagem: Ron Fricke & Alton Walpole. O primeiro de uma trilogia que só seria completa quase vinte anos após, apresenta como mensagem-título a modernização como principal estimuladora de uma vida louca ou sem equilíbrio no idioma hopi – de onde foi, igualmente, extraída a letra da composição, em forma de ópera minimalista, que acompanha todo o filme. Munindo-se somente de imagens, em sua maior parte filmadas pela própria equipe e ocasionalmente de imagens de arquivo, da citada trilha sonora e de efeitos de câmera lenta – e principalmente – acelerada, o filme procura “denunciar” a sordidez de um mundo moderno que se movimenta obsessivamente sem o menor sentido, seja no tráfego louco de Nova York ou nos gestos repetitivos a exaustão (e, com efeito de

Filme do Dia: Não Estou Lá (2007), Todd Haynes

Imagem
n ão Estou Lá ( I´m Not There , EUA, 2007). Direção: Todd Haynes. Rot. Original: Todd Haynes & Oren Moverman sob argumento de Haynes. Fotografia: Edward Lachman. Montagem: Jay Rabinowitz. Dir. de arte: Judy Becker. Figurinos: John A. Dunn. Com: Cate Blanchett, Ben Whinsaw, Christian Bale, Richard Gere , Marcus Carl Franklin, Heath Ledger, Kris Kristofferson , Julianne Moore, Michelle Williams. Haynes continua sua hagiografia do mundo pop, sendo que aqui ele se aproxima e radicaliza elementos de um estética presente em seu Velvet Goldmine (1998) ao contrário do mais convencional A História de Karen Carpenter (1987), realizado para a TV. É curioso o modo como Haynes modela elementos bastante concretos e até clichês da vida de Dylan nos seis atores-tipos que o vivenciam através de uma moldura bastante solta e evocativa do videoclipe. Se por um lado se afasta da rotineira cinebiografia convencional ao estilo de The Doors , de Stone ou Cazuza-O Tempo não Para , gênero por demai

The Miner's Daughter (1950), Robert Cannon & John Hubley

Imagem
T he Miner’s Daughter (EUA, 1950). Direção: Robert Cannon & John Hubley. Rot. Original: Bob Russell, Phill Eastman & Bill Scott. Música: Gail Kubik. Clementina trabalha incansavelmente com seu pai em uma mina em local ermo até observarem a presença de um forasteiro, um almofadinha louro de Boston que também parece interessado em explorar o ouro. Clementina imediatamente se apaixona pelo rapaz, não sendo correspondida. Esse possui tecnologia moderna incomparavelmente avançada em relação as meras picaretas de pai e filha e rapidamente extrai uma literal montanha de ouro das montanhas. Resta a família tentar fisga-lo pelo estômago agora. Brincando com o anacronismo de forma ligeiramente distinta da que foi utilizada por nomes como Tex Avery, Cannon (que seria um dos nomes que traria maior reconhecimento aos curtas da série Jolly Frolics , aqui em seu quinto exemplar, com filmes como Gerald McBoing-Boing ) traça  um interessante “estereótipo as avessas”, já que a animaç

Filme do Dia: Ventos da Liberdade (2006), Ken Loach

Imagem
V entos da Liberdade ( The Wind that Shakes the Barley , Reino Unido, 2006). Direção: Ken Loach . Rot. Original: Paul Laverty. Fotografia: Barry Ackroyd. Música: George Fenton. Montagem: Jonatham Morris. Dir. de arte: Michael Higgins & Marl Lowry. Figurinos: Eimer N. Mhaoldomhnaig. Com: Cilian Murphy, Padraic Delaney, Liam Cunningham, Orla Fitzgerald, Mary O´Riorda, Mary Murphy, Laurence Barry, Damien Kearney. Irlanda, anos 1920. Damien (Murphy) ao contrário do irmão Teddy (Delaney), decide seguir sua carreira médica e não se envolver na resistência irlandesa contra os ingleses, mesmo depois de testemunhar o assassinato covarde do adolescente Micheail (Barry). Percebendo que a violência contra os irlandeses se encontra disseminada em todo canto, decide ingressar no grupo de resistência. Quando a Inglaterra acena para um pacto de paz com a Irlanda, o grupo do qual Teddy faz parte aceita o mesmo. Radicais como Damien o negam, pois reivindicam uma autonomia irrestrita do país. U

Filme do Dia: Francisco, Arauto de Deus (1950), Roberto Rossellini

Imagem
F rancisco, Arauto de Deus ( Francesco, Giullare di Dio , Itália, 1950) Direção: Roberto Rossellini. Rot.Original: Federico Fellini , Pe. Antonio Lisandrini, Pe. Felix Morion & Roberto Rossellini. Fotografia: Otello Martelli. Música: Enrico Buondonno & Renzo Rossellini. Montagem: Jolanda Benvenuti. Com: Aldo Fabrizi,  Nazario Gerardi, Arabella Lemaitre.      Francisco (Gerardi) demonstra sua humildade ao ser interrogado sobre o motivo que os outros o seguiam, apesar de feio e pobre, afirmando ele nada ser e Deus ser tudo. Quando correm para se abrigar da chuva na choupana que fora construída por eles próprios, são expulsos por um camponês que prefere abrigar lá sua vaca. Francisco expulsa a todos e quando alguns pretendem reivindincar algo, Francisco diz que a  situação de se encontrarem em plena chuva não deixa de ser uma graça para testar a resolução de todos em abraçar a fé que abraçam. Irmão Ginepro volta despido de seu hábito de Santa Maria, onde os irmãos haviam ac

Filme do Dia: Crimes e Pecados (1989), Woody Allen

Imagem
C rimes e Pecados ( Crimes and Misdemeanors , EUA, 1989). Direção e Rot. Original: Woody Allen. Fotografia: Sven Nykvist. Montagem: Susan E.Morse. Dir. de arte: Santo Loquasto & Speed Hopkins. Cenografia: Susan Bode. Figurinos: Jeffrey Kurland. Com: Martin Landau, Anjelica Huston, Woody Allen, Alan Alda, Mia Farrow, Sam Waterston, Claire Bloom, Joanna Gleason, Martin Bergmann, Jerry Orbach.           Judah Rosenthal (Landau) é um respeitado oftamologista, marido e pai de família que vê sua estabilidade ruir após ser ameaçado pela amante Dolores Paley (Huston). Inconformada com sua situação e as promessas habituais do amante de abandonar a esposa (Bloom), Paley passa a ligar obsessivamente para sua casa e consultório. Aflito, ele procura o irmão criminoso Jack (Orbach), que lhe propõe assassinato. Ele vê tudo como um enorme absurdo e prefere dar tempo ao tempo. Volta a encontrar-se com Paley, mas não consegue deter sua fúria. Atormentado, confessa tudo ao amigo e paciente Ben (

Filme do Dia: Os Apuros do Senhor Max (1937), Mario Camerini

Imagem
O s Apuros do Senhor Max ( Il Signor Max , Itália, 1937). Direção: Mario Camerini. Rot. Original: Mario Camerini & Mario Soldati, a partir do argumento de Amleto Parmi. Fotografia: Anchise Brizzi. Música: Renzo Rossellini. Montagem: Mario Camerini & Giovanna Del Bosco. Dir. de arte e Figurinos: Gino Sensani. Com: Vittorio De Sica, Assia Noris, Rubi D’Alma, Lilia Valle, Caterina Collo, Umberto Melnati, Mario Casoleggio, Virgilio Rieuto . O jornaleiro Gianni (De Sica), de humilde família, vive sonhando em fazer parte do mundo da alta sociedade. Seus sonhos se tornam mais próximos quando se transforma no queridinho da socialite Paola (D’Alma),  personificado como Senhor Max, em detrimento de um pretendente que esnoba. Após sofrer um acidente de bicicleta quando procurava seguir o carro de Paola, Gianni se torna objeto da paixão da criada de Paola, Lauretta (Noris). A partir de então sua vida se transforma em um inferno, tendo que levar a farsa adiante de sua dupla personali

Filme do Dia: A Morte de um Bookmaker Chinês (1976), John Cassavetes

Imagem
A  Morte de um Bookmaker Chinês ( The Killing of a Chinese Bookmaker , EUA, 1976). Direção e Rot. Original: John Cassavetes. Fotografia: Mitch Breit & Al Ruban. Música: Bo Harwood. Montagem: Tom Cornwall. Dir. de arte: Sam Shaw & Phedon Papamichael. Cenografia: Bruce Hartman & Robert Vehon. Figurinos: Mary Herne. Com: Ben Gazzara, Timothy Carey, Seymour Cassel, Virginia Carrington, Morgan Woodward, Meade Roberts, Azizi Johari, John Kullers. Cosmo Vittelli (Gazzara) é dono de uma boate que apresenta números musicais que exploram, em grande parte, a nudez de algumas garotas e apaixonado pelo que faz. Sua vida, relativamente tranquila, vê-se abalada pelo hábito de jogar, perdendo 23 mil dólares. Seus credores pedem que, em troca da dívida, ele mate um dos líderes da máfia chinesa. Após executar não apenas o homem designado, mas também dois de seus guarda-costas, Vittelli é procurado pelos mesmos homens, que agora querem efetuar uma “queima de arquivo”. Menos interess

The Film Handbook#148: Hal Ashby

Imagem
Hal Ashby Nascimento: 02/09/1929, Ogden, Utah, EUA Morte : 27/12/1988, Malibu, Califórnia, EUA Carreira (como diretor): 1970-1988 O s filmes de William Hall Ashby exalam um liberalismo desfocado que frequentemente trabalha contra suas boas e manifestas ambições. Ele pode ser apreciado como um jovem arquetípico dos idealistas anos 60, sincero, ingênuo e mal equipado para lidar com as realidades políticas e sociais que ele parecia tão interessado em se pronunciar. O primeiro trabalho relevante de Ashby em Hollywood foi como montador para severos liberais como William Wyler , George Stevens e Norman Jewinson. Seu primeiro longa-metragem, Amor Sem Barreiras / The Landlord , uma narrativa atraentemente caracterizada, da relação de um rapaz branco e rico com seus inquilinos no Harlem, apresentava uma promessa, mas o sucesso cult Ensina-me à Viver / Harold and Maude > 1 , no qual um adolescente obcecado pela morte concebe tentativas mal sucedidas de suic

Filme do Dia: Igual a Tudo na Vida (2003), Woody Allen

Imagem
I gual a Tudo na Vida ( Anything Else ,EUA, 2003). Direção e Rot. Original: Woody Allen. Fotografia: Darius Khondgi. Montagem: Alisa Lepselter. Dir. de arte: Sandro Loquasto & Tom Warren. Cenografia: Regina Graves. Figurinos: Laura Jean Shannon. Com: Jason Biggs, Woody Allen, Christina Ricci, Danny DeVito, Kader Strickland, Jimmy Fallen, Anthony Arkin, Fisher Stevens. Jerry Folk (Biggs) é um jovem que pretende se lançar no universo do humor em Nova York. Possuindo um agente atrapalhado, Harvey (DeVito) que menos ajuda que o inverso, ele procura se moldar ao comediante veterano David Dobel (Allen), um excêntrico sujeito com mania de perseguição. Folk vive uma relação com a complicada Amanda (Ricci), que não quer fazer sexo com ele e que acredita ter superado essa barreira quando o faz com o professor de teatro. Para tentar transformar a situação cada vez mais caótica na vida de ambos, Dobel convida Jerry para abandonarem toda a vida que levam e partirem para a Califórnia, onde

Filme do Dia: King Klunk (1933), Walter Lantz

Imagem
K ing Klunk (EUA, 1933). Direção: Walter Lantz. Música: James Dietrich. Episódio da série animada com Pooch, the Pup, que não foi comercialmente exibida no Brasil e apresenta uma primeira sátira ao recente mega-sucesso King Kong , lançado menos de seis meses antes, e sem créditos para direção. Seguindo elementos básicos da trama do filme, deve-se observar apenas que dentre os elementos paródicos se encontra uma personagem africana que se apaixona por Pooch, conseguindo a animação elevar ainda mais o grau de racismo já existente em seu original, no momento em que Pooch toma um tremendo susto ao perceber que sua jovem namorada branca fora substituída por uma garota africana de lábios carnudos e fitinhas no cabelo, mais alusivas a um estereótipo das crianças negras do sul dos Estados Unidos que propriamente africanas. O gorila recebe flechadas no traseiro do cupido para ter sua paixão pela namorada de Pooch atiçada (recurso já entrevisto no anterior A Wet Night , da série do coelho

Filme do Dia: A Night in a Harem (1958), Lotte Reiniger

Imagem
A  Night in a Harem (Reino Unido, 1958). Direção: Lotte Reiniger. Única artista do universo da animação a utilizar a técnica do desenho com silhuetas, Reiniger aqui vivencia seu período mais profício e, como habitualmente, faz uso do universo de conto das mil e uma noites ou de fadas que se casa perfeitamente com o mundo colorido e belo nos quais os personagens vivenciam suas aventuras. Mesmo bebendo nas fontes da animação clássica de Disney , Reiniger apresenta uma postura bastante diferenciada, abertamente sexuada na demonstração do xeique pela jovem e seu enamorado que caíram em um balão em território que ainda desconhece tais modernidades; será justamente o balão, assim como o leão cúmplice  que irá salvar o caso da fúria do xeique que, após aprisionar a mocinha, já havia reservado a seu amado uma morte na lâmina de um facão. A trilha musical de Mozart apenas ressalta a delicadeza desse talento ímpar. Fantasia Prod. Lmtd. 15 minutos.

Filme do Dia: Post-Coitum, Animal Triste (1997), Brigitte Roüan

Imagem
P ost-coïtum, Animal Triste (França,1997). Direção: Brigitte Roüan, Rot. Original:  Santiago Amigorena, Jean-Louis Richard,  Brigitte Roüan &  Guy Zylberstein. Fotografia: Pierre Dupouey Música: Michel Musseau &  Umberto Tozzi. Montagem: Laurent Roüan Com:   Brigitte Roüan, Patrick Chesnais,  Boris Terral,  Nils Tavernier,  Jean-Louis Richard,   Françoise Arnoul.             Diane Clovier (Roüan) leva uma vida mais que normal: bem conceituada na editora de livros, onde trabalha para Weyman-Lebeau (Richard); boa companheira para o marido Philippe (Chesnais); boa mãe para os filhos adolescentes. Porém tudo isso se modificará, a partir do momento que conhece Emilio (Terral), jovem que divide o apartamento com seu pupilo e promessa de talento François (Tavernier). Ela esquece o mundo ao seu redor para render-se ao seu amor cumpulsivo. Paralelamente seu marido, advogado, acompanha o caso de uma conhecida da família, a senhora Lepluche (Arnoul), que barbaramente assassina o ma